Por que é importante vacinar?

78

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a imunização salva milhões de vidas e é reconhecida como uma das intervenções globais da saúde de maior sucesso

O Brasil é o pais mais reconhecido mundialmente pelo seu programa de vacinação, mas ainda existem muitas pessoas que não são vacinadas ou não possuem acesso ao serviço. O Ministério da Saúde tem uma meta de vacinação da OMS de imunizar 95% das crianças, mas desde 2017, o país não atinge essa, o baixo índice é preocupante, e acelerou a divulgação contínua das vacinações até o momento.

Segundo a Dra. Vivia Oliveira, não é só porque a criança possui uma boa alimentação e acesso a saneamento básico que está imune de qualquer doença. “Estes fatores não são suficientes para criar anticorpos específicos para determinadas doenças. A boa alimentação, por exemplo, evita a desnutrição e a falta de algumas vitaminas, o que ajuda a ter uma boa imunidade, mas não é o suficiente. Quando se toma uma vacina, o sistema imune é exposto às partículas ou ao agente causador da doença, o que faz com que o organismo crie anticorpos específicos para aquele determinado vírus ou bactéria, ” relata Vivia.

Algumas das doenças podem ser transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente fala, tosse ou espirra. Se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados. As vacinas são as maiores prevenções de toda essa contaminação.

Quem não se vacina coloca a sua própria saúde em risco, dos familiares e também de outras pessoas que tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. O Ministério da Saúde adverte que é fundamental estar com a carteira de vacinação em dia, por tanto, para consultar calendários de vacinação procure um Centro de Saúde próximo ou acesse o site do Ministério da Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui