• Mundo Zumm
Início Matérias Curiosidades Por que "travamos" sob pressão?

Por que “travamos” sob pressão?

quinta-feira, outubro 17, 2019

No dia a dia, geralmente, o trabalho cobra muitas atividades a serem realizadas. Exige tempo para finalizá-las, paciência e habilidade. E quando estamos sob pressão?

Por mais que existam especialistas que afirmam que a recompensa de um desafio melhora a nossa performance e até mesmo a coordenação motora, quando a pressão é alta demais e há muito a ganhar ou a perder, a maioria das pessoas travam e a habilidade cognitiva piora.

Quando observamos atletas, esse fenômeno é bem marcante. Quanto mais acirrada uma disputa, mais eles vão superando suas próprias capacidades até atingirem o limite da pressão que conseguem suportar, assim o desempenho vai caindo.

Esse tipo de situação é chamado de “choking point”, o ponto em que o atleta não consegue mais realizar a atividade. Há pesquisas que constam a existência de um controle motor chamada corpo estriado ventral, uma região ligada as atividades cognitivas que desenvolvemos: aprender, tomar decisões e também a motivação, reforço e percepção de recompensa.

Para os cientistas, a região ventral tem tudo a ver com o “controle motor emocional”, o que pode ajudar a explicar porque a pressão e o estresse têm um efeito tão forte sobre a coordenação motora.

Em um experimento recente de imagem, cientistas foram desafiando voluntários em pequenos jogos nos quais eles podiam ganhar recompensas cada vez maiores. Porém, exigia um esforço físico e mental de cada um.

A performance dos participantes ficava melhor quando a recompensa era maior e eles cometiam menos erros quando poderiam ganhar mais. Mas quando a pressão ficava maior, eles erravam muito.

Olhando para a atividade cerebral dos participantes, os cientistas perceberam que o corpo estriado ventral se torna ativo quando começam a ganhar mais, porém o medo de perder aumenta e a conexão com o controle motor no cérebro cai.

Os cientistas concluíram que o medo piora as habilidades e a queda das habilidades deixam os participantes com mais medo de perder. Por isso, trabalhos sob pressão causam o “choking point”, ou nos trava.

Leia também:Você sabe quem foi a primeira jornalista profissional do Brasil?

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

ZUMM PLAY

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!