• Mundo Zumm
  • Matérias
Início Matérias Esportes Saiba mais sobre a prática de exercícios físicos na gravidez

Saiba mais sobre a prática de exercícios físicos na gravidez

segunda-feira, outubro 21, 2019

Além de melhorar a saúde e trazer disposição, as atividades reduzem pela metade a chance de um parto prematuro

Há uma crença muito antiga de que a mulher grávida é frágil e deve evitar atividades físicas, podendo recorrer apenas às caminhadas. Mas você sabia que a prática de exercícios na gravidez traz mais saúde à gestante e ao bebê?

Um estudo feito pelo professor de Educação Física Marlos Domingues na Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, mostrou que a chance de um parto prematuro cai pela metade quando a mulher é ativa em seu dia a dia.

Além de trabalhar a musculatura, facilitando o parto, há a prevenção contra obesidade, diabete gestacional, pré-eclâmpsia, dores nas costas e até mudanças de humor. A gestação deixa a mulher mais apta ao exercício físico, uma vez que tem mais sangue em circulação, flexibilidade e sentidos mais aguçados.

Cuidados

Antes de iniciar qualquer atividade física, a gestante deve consultar um obstetra de confiança, que passará dicas dos exercícios a serem realizados e a intensidade deles.

As mulheres sedentárias devem esperar os primeiros três meses para iniciar as práticas, pois o seu corpo não está habituado à rotina de atividades, podendo levar a um aborto. Já as mamães ativas, desde antes da gravidez, podem continuar seu dia a dia normalmente, a única medida que deve ser tomada é a redução da intensidade dos exercícios praticados.

Patrocínio São Francisco - Portal Zumm 698x86

Leia também: Conheça os benefícios do alongamento antes da atividade física

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

ZUMM PLAY

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!