• Mundo Zumm
  • Matérias
Início Matérias Cultura Primeiro parklet de Ribeirão Preto é inaugurado

Primeiro parklet de Ribeirão Preto é inaugurado

O projeto, que pretende promover a circulação cultural, está em frente ao Centro Cultural Palace

Na última quinta-feira, 7 de novembro, a Secretaria Municipal de Cultura deu início ao projeto “Cidade Criativa”. A iniciativa, nomeada de “parklet”, visa criar uma extensão da calçada na qual é oferecido à população acesso à leitura e manifestações culturais.

O protótipo foi instalado em frente ao Centro Cultural Palace e permanecerá no local por um ano. As pessoas que ali chegarem poderão optar por livros ou apresentações artísticas.

Além de estimular o compartilhamento e expansão do conhecimento, o projeto tem a proposta de aumentar o convívio social, acolhendo e reunindo os cidadãos interessados.

A ideia

O parklet surgiu em São Francisco, nos Estados Unidos, em 2005, com o objetivo de discutir a igualdade de uso do solo. No Brasil, o conceito apareceu em 2012, sendo, o primeiro espaço, inaugurado no ano seguinte. 

Os locais são pequenas praças que ocupam duas vagas de estacionamento nas vias públicas, funcionando como um espaço público de lazer e convivência para as pessoas. Os parklets podem ter bancos, mesas, palcos, floreiras, lixeiras, estantes para livros ou até mesmo paraciclo.

Leia também: Você sabe quais são os benefícios do e-book?

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!