• Mundo Zumm
  • Matérias
Início Matérias Saúde Cuidados essenciais contra o melasma no verão

Cuidados essenciais contra o melasma no verão

Especialista fala sobre o problema e dá dicas de como controlá-lo nos dias mais quentes

Você sabe o que é melasma? A condição se caracteriza pela alteração na pigmentação da pele, com o aparecimento de manchas escuras, principalmente no rosto. Mas elas também podem atingir braços, pescoço e colo.

O problema não tem uma causa definida, mas estudos indicam fatores genéticos ou hormonais, gravidez e a exposição excessiva aos raios solares como os aspectos mais influentes no aparecimento do melasma.

O primeiro passo é procurar um dermatologista para avaliar o grau e os melhores tratamentos. Porém, antes disso, o essencial é prevenir. “Pessoas que têm melasma devem usar protetor solar diariamente. Procure filtros com proteção contra os raios UVA e UVB ou peça para o seu médico um manipulado para o seu caso. É o uso diário do filtro solar que ajuda a estabilizar as manchas”, explica a esteticista Ângela Coelho.

Aposte no uso de roupas, chapéus e bonés com proteção UV, pois funcionam como escudo contra o melasma. Outra boa opção é a vitamina C antes do protetor, já que ela possui função antioxidante e clareadora. Além disso, “tenha sempre na bolsa uma água termal para borrifar no rosto quando sentir que está muito quente, ela evita que a pele desidrate, mantendo-a fresquinha”, ressalta a profissional.

Hoje, existem vários tratamentos disponíveis para o clareamento da região afetada e o ideal é que eles sejam feitos em conjunto com as atitudes de prevenção. “Os tratamentos mais indicados para pessoas com melasma são os peelings e as aplicações a laser. Mas vale lembrar que para um controle eficaz das manchas, o ideal é elaborar um conjunto de ações aliando os cuidados simples do dia a dia aos medicamentos e tratamentos”, finaliza Ângela.

Leia também: Insônia tem cura?

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!