Saiba como reverter seu Imposto de Renda em ação social

96
Ação Social | Crédito: Divulgação
Você pode exercer sua cidadania e ainda contribuir para o bem-estar de diversas pessoas | Crédito: Divulgação

Através do Imposto de Renda, pessoas físicas podem doar a entidades beneficentes até 6% do imposto ao longo do ano

A doação do Imposto de Renda (IR), é algo que gera muitas dúvidas entre a população devido ao porcentual que pode ser doado. Quando há uma doação do IR, além de garantir o pagamento correto com a Receita Federal, há a possibilidade de destinar parte do seu imposto devido a instituições e projetos de cunho social.  

Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido, caso o façam ao longo do ano. Se a ação ocorrer no período da declaração, o percentual máximo é de até 3%. Você não vai pagar menos imposto pela ação. A diferença é que ao invés de destinar o valor ao governo, a quantia será transferida para instituições beneficentes.

Mas para essas transações acontecerem, as instituições filantrópicas precisam se enquadrar nas regras das doações com incentivo tributário. A opção da declaração deve ser inserida por completo e a doação não pode ser feita por quem optou pelo modelo simplificado.

Há duas maneiras de doar parte do IR para as instituições:

1.Doação ao longo do ano
As doações podem ser feitas diretamente às entidades. Basta efetuar a declaração de Imposto de Renda e informar os pagamentos no campo “doações efetuadas”. É obrigatório registrar o nome da entidade beneficiária, o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Por fim, basta colocar o código e o valor doado. O programa da Receita Federal indicará automaticamente os limites de dedução de acordo com o imposto devido ao contribuinte.

2.Doação pelo programa da receita federal 
É possível destinar a uma organização social a partir do próprio sistema de geração da declaração de IR. Nessa modalidade é possível doar somente aos fundos do Estatuto da Criança e do Adolescente, e apenas 3% do imposto devido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui