• Mundo Zumm
  • Matérias
Início Matérias Esportes Rugby: conheça sua história, regras e expressões

Rugby: conheça sua história, regras e expressões

O esporte, que utiliza mais as mãos que os pés, surgiu no século XIX, mas não tem suas raízes definidas

Você já assistiu a um jogo de Rugby? Se a sua resposta for não, então você está perdendo um esporte, no mínimo, inusitado! Por isso, vale a pena conferir a história, as regras e expressões que fazem parte dessa prática tão comum nos países do Hemisfério Norte.

Era uma vez…

Há muitas controvérsias a respeito do surgimento do Rugby. A primeira versão conta que o esporte teria sido uma evolução do Harpastum, jogo praticado pelos romanos na antiguidade.

Porém, a origem mais aceita mundo afora é que teria nascido com uma jogada do aluno William Webb Ellis, durante uma partida de futebol na Rugby School, na Inglaterra.

O jogador teria corrido agarrado à bola, desrespeitando a regra de pegá-la com as mãos, para depois chutá-la. Apesar de o fato ter ocorrido em 1823, a jogada só foi aceita como o nascimento do esporte em 1880.

Já em 1871 aconteceu a primeira competição entre nações, na qual os escoceses venceram os ingleses. O esporte popularizou-se tanto que, em pouco tempo, os praticantes criaram a Rugby Football Union.

Camisa verde e amarela

O Rugby chegou ao Brasil no final do século XIX, por meio do Clube Brasileiro de Futebol Rugby, no Rio de Janeiro. E apesar de brasileiro Chales Miller ter estimulado a prática em São Paulo, foi apenas 25 anos depois que o esporte viu seus adeptos aumentarem.

Em 1963, surgiu a União Rugby do Brasil; em 1972, a Associação Brasileira de Rugby, que, em 2010, se transformou na Confederação Brasileira de Rugby. Atualmente, ela está presente em seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Regras

Em um campo de 100m de comprimento por 70m de largura, os jogadores de Rugby têm o objetivo de levar a bola na linha do gol que está no lado adversário a fim de pontuar. Além de sete competidores, cada equipe fica com mais cinco jogadores no banco, sendo que apenas três podem entrar durante a partida.

A disputa é dividida em dois tempos de sete minutos e o jogo final é feito com 10 minutos em cada período. Além disso, o atleta deve realizar o passe para o jogador que estiver atrás da linha da bola, nunca à frente.

Expressões

  • Kickoff: No início de cada disputa, é quando o jogador chuta a bola no centro do campo;
  • Try: ocorre após o competidor ultrapassar a linha do gol adversário e encostar a bola no chão. É a maior pontuação do esporte;
  • Conversão: é um chute ao gol valendo dois pontos após o Try;
  • Try convertido: Quando o atleta acerta o chute da conversão.

Patrocínio São Francisco - Portal Zumm 698x86

Leia também: Fique por dentro das principais expressões usadas no boliche

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!