Sabores da casa

0
111

Conhecida nacionalmente pela alma cervejeira, Ribeirão Preto também conta com muitos estabelecimentos gastronômicos renomados, de diferentes especialidades, e surpreende os paladares com experiências inesquecíveis.

Não só o universo cervejeiro faz com que Ribeirão Preto seja uma delícia! Muito além do chope estupidamente gelado e de seus rótulos locais de cerveja, a cidade conta com uma grande diversidade de estabelecimentos que oferecem sabores de gastronomias nacionais e internacionais com muita expertise.

São receitas variadas, algumas já conhecidas e outras inéditas, que têm em comum o cuidado no preparo e a vontade de agradar – afinal, como diria Julia Child, famosa autora de livros de culinária, “você não tem que cozinhar pratos chiques ou complicadas obras de arte – apenas boa comida a partir de ingredientes frescos”. E isso nossos convidados fazem com primor!

Então, venha com a Zumm em um tour de dar água na boca, no qual mostraremos opções de excelência, onde tanto os ribeirão-pretanos quanto os turistas sairão da mesa muito satisfeitos.

Sabor original

No La Cucina di Tullio Santini, onde a cultura italiana encontra espaço e finca raízes em Ribeirão Preto, todas as receitas possuem um sabor original, de pratos criados com a imaginação gastronômica de seu proprietário e a partir de ingredientes frescos. Sem dúvida, essas são algumas das qualidades que atraem os clientes para o famoso Stinco de Vitello, acompanhado de fettuccini com tartufo e sálvia.

Stinco de vitello acompanhado de fettuccini com trufa e sálvia da La Cucina di Tullio Santini

“Esse prato está em nosso cardápio desde o começo do restaurante, em 1999, e sempre foi um sucesso. Meu pai [Tullio Santini] criou a receita usando carne de vitelo criado em confinamento, o que confere mais maciez ao alimento. A massa de acompanhamento também é feita na hora em que o cliente faz o pedido. É um sabor maravilhoso”, garante Renato Santini, um dos quatro filhos que está à frente da cantina desde o falecimento do pai, há três anos.

Embora aconselhe o acompanhamento de fettuccini preparado na manteiga, com tartufo e sálvia, ele também destaca a possibilidade das opções de molhos ao Sugo, a Tullio (manteiga derretida, ervas e parmesão) ou ainda de Funghi porcini – possibilidades de sabor inigualáveis!

A mais consumida

Na terra de cerveja, não poderíamos deixar de falar dela mesma! Com destaque para a Eisenbahn Pilsen, que segue a lei da pureza alemã, ou seja, é produzida exclusivamente com malte, água, lúpulo e levedura. Segundo Juliano Mendes, fundador da marca, o fato de ela ser uma cerveja puro malte cria aroma, sabor e corpo de uma maneira mais pura, fazendo com que o líquido tenha uma “bebabilidade” maior.

Eisenbahn Pilsen

“O processo de inovação na produção e lançamento de novos rótulos tem origem em uma governança na qual diversas áreas, como marketing, pesquisa e desenvolvimento, além dos Mestres Cervejeiros das Fábricas Craft, discutem tendências de mercado e procuram identificar, dentro das cervejarias, quais tendências são apontadas pelo histórico dos estilos que construíram a reputação da marca”, afirma o cervejeiro e criador do rótulo Gerhard Beutling.

Praticidade sem perder a qualidade

A proposta de cozinha especializada e internacional no município é vasta e tem lugar especial quando o assunto são os pratos originados no outro lado do mundo. Com o lema de “um novo conceito de gastronomia oriental”, os restaurantes Mirai mantêm a tradição de uma gastronomia precisa, de qualidade e saborosa, mas inova ao trazer elementos modernos na forma de servir. Dessa forma, o sucesso da casa nos últimos meses é o Poke Thai, uma opção completa, saudável e deliciosa. “É uma junção das culinárias japonesa, tailandesa e havaiana. Mas, no Mirai, ele é uma adaptação nossa, a partir da culinária japonesa aliada a temperos tailandeses. Por mais que a ideia original não seja nossa, o aperfeiçoamento e a receita têm a nossa assinatura”, explica Sueli Tiemi, proprietária do local.

Poke Thai, uma junção das culinárias japonesa, tailandesa e havaiana do Mirai Restaurante Japonês

O prato pode ser montado a partir da escolha de diferentes ingredientes, separados de acordo com grupos – proteínas, sunomono (cítricos), toppings, base, molhos e crispy. Desse jeito, é possível comer o mesmo prato todo dia, mas sempre com um novo sabor. “Especialmente em um ambiente de shopping, é algo prático e individual, que se adapta muito bem à vida corrida, mas proporciona muita satisfação e nutrição. Ele possui, inclusive, versões low carb e vegetariana”.

A protagonista das receitas

Mas não pense você, caro leitor, que só a gastronomia além-mar faz a cabeça de quem visita nossa cidade. Por aqui, a inventividade e os ingredientes brasileiros também são constantemente celebrados.

Escondidinho de carne de sol, com mandioca e queijo da Cachaçaria Água Doce 

Um clássico nordestino, a carne de sol tem fãs espalhados em todo o Brasil. Além de uma opção por si só, ela faz o papel de protagonista em diferentes pratos, como o Escondidinho da Cachaçaria Água Doce, que ganhou a preferência dos clientes. “Nossa receita leva carne de sol, mandioca e queijos, comprados dos melhores fornecedores. Garantimos a qualidade e isso faz com que o sabor seja sempre mantido, com o mesmo padrão. Assim, por exemplo, cada queijo tem um teor de gordura certo. O cliente nunca se decepciona”, garante Renato Munhoz, proprietário das duas unidades da Cachaçaria em Ribeirão Preto.

Como acompanhamento, a casa indica o Arroz Carreteiro, que também possui a carne de sol como seu principal componente. “Acaba ficando perfeito, além do sabor desse prato, que realmente é muito diferente, muito prazeroso de comer”.

Ingrediente antigo, sabor novo

Que a linguiça é um dos alimentos preferidos do brasileiro, inclusive na forma de petisco, todo mundo já sabe. Não à toa, um dos sabores mais populares de pizza é a Calabresa, que é justamente uma variedade dessa iguaria. Mas o que já era bom conseguiu ficar melhor! “Decidimos desenvolver uma linguiça juntamente com um produtor de embutidos de Dumont, cujos produtos possuem qualidade reconhecida nacionalmente. Essa nossa criação tem menos teor de gorduras e é levemente defumada. O resultado: sucesso!”, descreve Maria Luiza Netto, proprietária da Famosa Pizza, que há 10 anos oferece sabores memoráveis a seus clientes.

Pizza “Estrela”, que leva linguiça especial e molho de tomate produzidos pela casa da Famosa Pizza

A “Estrela”, nome dado à pizza cujo o astro é essa linguiça, conta ainda com uma massa crocante coberta com molho de tomate fresco produzido na casa e mussarela, finalizada com uma nuvem de parmesão. “Ela é uma pizza de linguiça especial napolitana. O sucesso e o nome que escolhemos para ela não são coincidência”, afirma Maria Luiza.

Alquimia de sabores

E, por que não, unir os dois hemisférios do planeta e as diferentes nações? Oferecendo mais de 50 sabores de pizzas, entre doces e salgadas, a Divina Comédia Pizza Bar uniu duas paixões dos brasileiros para criar um sabor que, desde a inauguração da casa em 2011, é sensação absoluta: a pizza de Hot Roll. Aproximando as cozinhas japonesa e italiana, a receita criada por Ana Paula Devide, proprietária do local, foi inspirada em um gosto particular do seu filho pelos sushis empanados. “Sobre uma massa fina, colocamos, em camadas, o nosso especial molho de tomate. Adicionamos fatias de mussarela e salmão assado. Para finalizar, um divino cream cheese e o molho tarê! Assamos a pizza até chegar ao ponto crocante e sabor surpreendente que os clientes amam!”, revela Ana Paula.

Pizza de Hot Roll: uma combinação de salmão assado, mussarela, molho de tomate, cream cheese e molho tarê da Divina Comédia Pizza Bar

Comendo com os olhos

Para quem é fã dos doces, o momento da sobremesa se torna o mais esperado da refeição – seja como “grand finale” do almoço ou jantar, ou mesmo quando eles são a estrela do chá da tarde. Assim sendo, o que dizer de uma taça com sorvetes de chocolate e creme, mousse e calda de chocolate, farofa doce e marshmallow, um dos carros-chefes do menu do Mousse Cake?! Criada pelo chef Osvaldo Amaral, ela lidera o ranking das sobremesas mais pedidas do local, desde sua abertura há 12 anos. “Seu sabor é inigualável! Agrada os mais diversos paladares. A mistura do sorvete com a mousse e a crocância da farofa dão um prazer a mais a cada colherada. Ela é doce na medida certa”, ressalta Amaral, que também é proprietário do Mousse Cake junto com o sócio Eduardo Simonelli.

Taça com sorvetes de chocolate e creme, mousse e calda de chocolate, farofa doce e marshmallow do Mousse Cake

Doce praticidade

Além de seus chocolates artesanais, a Le Bonbon surpreende seus clientes com uma sobremesa que já se tornou uma das mais pedidas da pâtisserie: a torta feita com base de chocolate meio amargo e coberta com uma ganache, que pode ser de damasco, frutas vermelhas, champanhe ou maracujá. “Finalizamos a receita com marshmallow batido na hora e uma calda que segue o sabor da ganache escolhida. Feita sob encomenda e disponível em três tamanhos, ela pode ser congelada e servida 30 minutos após sair do congelador, o que a torna uma opção muito prática para servir em qualquer ocasião”, descreve Mário Biagi Carvalho, proprietário.

Torta de chocolate meio amargo com ganache (sabor opcional) e marshmallow da Le Bonbon

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui