• Mundo Zumm
  • Matérias
  • Zummcast
Início Matérias Saúde Saiba mais sobre a conjuntivite

Saiba mais sobre a conjuntivite

Contatos com ácaros e aglomerações em locais fechados aumentam o risco de contaminação; doença também é muito comum no inverno

Quando se pensa em inverno, logo vem à cabeça as doenças respiratórias. Porém, outros males atacam com frequência, como a conjuntivite. O contato com ácaros alojados em roupas de frio e agrupamentos em lugares fechados favorecem a propagação da doença, que também pode ser transmitida pela poluição.

Somente este ano, o Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi) já foi notificado sobre surtos de conjuntivite pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, totalizando mais de 184.840 casos.

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana fina que reveste o branco dos olhos e o lado de dentro das pálpebras. Os sinais de alerta da doença são olhos vermelhos, coceira, ardência e lacrimação. Quando os sintomas se manifestam, um oftalmologista deve ser consultado.

Existem três tipos mais comuns de conjuntivite durante o inverno, a alérgica, a viral e a bacteriana. A conjuntivite viral é altamente contagiosa e pode ser transmitida pelo ar ou contato com objetos contaminados. Nesse caso não há remédios específicos recomendados para tratamento, mas, para reduzir o desconforto é importante limpar os olhos com frequência e fazer compressas com água gelada.

A bacteriana é mais delicada e altamente contagiosa quando há contato com secreções contaminadas. Já a alérgica é desencadeada por agentes comuns no dia a dia, como de animais domésticos e poeira domiciliar. O tratamento é feito com colírios anti-inflamatórios à base de Trometamol Cetorolaco ou lubrificantes, também chamados de lágrimas artificiais.

Prevenção 

  • Lavar as mãos com água e sabão sempre que possível e, principalmente, quando passar por lugares públicos, além de não levar as mãos aos olhos;
  • Não compartilhar toalhas, lenços ou maquiagem;
  • Manter os ambientes limpos e arejados, mesmo no inverno.

Leia também: OMS: conheça a lista de exames para prevenção e tratamento de doenças

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!