Saúde em primeiro lugar

133

Clínicas, centros cirúrgicos e laboratórios equipados com infraestrutura de alto padrão e equipamentos tecnológicos de última geração fazem com que Ribeirão Preto se torne uma referência na medicina nacional

Segundo o IBGE, a cidade conta com cerca de 1 mil estabelecimentos na área da saúde e, entre eles, estão grandes centros de pesquisas, universidades e hospitais que são comandados por equipes profissionais de renome internacional.

Conheça um pouco sobre alguns endereços que abrigam estruturas de primeiro mundo e contam com as técnicas mais avançadas em diagnósticos, características que elevam essa região metropolitana a uma posição de destaque no segmento.

Esselence Day Hospital | Foto: Rafael Cautella

Intervenção com conforto

Procedimentos cirúrgicos são, na maioria das vezes, sinônimo de desconforto, visto que o corpo sofre uma intervenção e precisa se adaptar a ela, além de o paciente se ver frente à necessidade de internação hospitalar, mesmo que por um breve período. Ciente dessa realidade que assusta muita gente, o Hospital Esselense nasceu com a proposta de minimizar ao máximo esse incômodo por meio de uma infraestrutura que preza pelo conforto e a segurança do paciente.

“Temos em Ribeirão Preto médicos altamente qualificados, tornando-a referência nacional em serviços de saúde. O Esselense contribui com esse cenário oferecendo uma estrutura que combina conforto e tecnologia para atender médicos e pacientes da melhor maneira possível”, garante Fabricio Galvão, responsável pelo departamento de Expansão e Novos Negócios do hospital localizado no Centro Médico RibeirãoShopping.

Com equipamentos de marcas mundialmente reconhecidas, o local garante salas de procedimentos cirúrgicos que atendem a várias especialidades médicas, como Ortopedia e Traumatologia, Neurocirurgia, Ginecologia e Cirurgia Plástica, equipadas com mesas articuladas, elétricas e radiotransparentes, focos em LED, equipamentos de vídeocirurgia e microscópio cirúrgico de alta definição, sistema de baixa dose de fluoroscopia e suporte anestésico com módulos e monitores completos – tudo de acordo com as determinações técnicas estabelecidas.

CTO (Centro de Tratamento Oncológico)/ Foto: Zoro Seixas

O mesmo objetivo foi um dos principais norteadores do projeto da nova sede do CTO (Centro de Tratamento Oncológico), que, em 3.400m distribuídos em quatro andares, oferece todos os setores que são fundamentais para o cuidado do paciente oncológico. “Houve uma completa remodelação nas instalações físicas, com um profundo estudo arquitetônico e de funcionalidade. Elas ficaram mais amplas, humanizadas e privativas – sem aquele aspecto de hospital −, proporcionando tranquilidade aos pacientes”, explica Fernando Marin Torres (CRM/SP 52074), diretor-clínico do CTO.

Além da sala de espera confortável e da recepção, o primeiro andar conta com 10 salas de consultas, os espaços de pré e pós-consulta e o Tumor Board Center (uma sala de reunião totalmente automatizada). No andar superior, encontram-se 18 salas de tratamento antineoplásico individuais, onde os pacientes podem passar pelo tratamento de forma privativa, em um quarto com poltrona, televisão e banheiro, além de uma régua integrada de gases (essencial em caso de emergências) e a possibilidade de acompanhante. Já para aqueles que preferem receber o tratamento em grupo, um salão de alojamento conjunto, com outros 18 lugares, está posicionado no mesmo andar, enquanto, nos últimos dois pavimentos, estão laboratórios de exames clínicos e de biologia molecular, e um centro de diluição e fracionamento de antineoplásico. “Com essa organização, o paciente é rapidamente atendido, otimizando seu tempo de permanência no CTO para que seja utilizado com o que realmente é necessário: a interação médico-paciente”, destaca o diretor.

Corpo clínico do InORP Grupo Oncoclínicas/ Foto: Divulgação

Busca contínua por inovações

Reconhecido por sua atuação de excelência, o InORP faz parte do Grupo Oncoclínicas, o maior e mais respeitado Grupo de Oncologia, Hematologia e Radioterapia da América Latina. Há 33 anos, é responsável pelo atendimento integral, individualizado e acolhedor de pacientes de 28 convênios e particulares, integrando as especialidades de oncologia, hematologia, cuidados paliativos, geriatria, psicologia, nutrição, fisioterapia e centro de infusão.

Buscando sempre oferecer as últimas novidades do mercado, para garantir o melhor atendimento, o local conta com novas tecnologias como a Crioterapia Capilar (terapia que reduz a queda de cabelo durante a quimioterapia) e o Veinviewer (visualizador de acesso venoso para a infusão de medicamentos). “Trabalhamos na busca constante por inovações e melhorias na terapia do câncer. Nosso objetivo é proporcionar aos pacientes uma forma de atendimento humanizado, com as melhores abordagens não só no tratamento, mas também no incremento de atividades integrativas que visam à melhora da qualidade de vida deles e de seus familiares. Além disso, oferecemos uma estrutura completa e um corpo clínico especializado, dedicado e altamente qualificado”, explica Diocésio Andrade (CRM/SP 132129), oncologista e diretor-técnico do InORP Grupo Oncoclínicas.

Documenta/ Foto: Divulgação

Segurança certificada

De acordo com o médico Aloísio Abud (CRM/SP 31912), diretor da Documenta, a filosofia do centro de diagnóstico por imagem é levar aos seus pacientes, além de tecnologia, equipes altamente qualificadas e segurança na realização dos exames. “Nosso pioneirismo na busca pela eficiência tornou a Documenta – Hospital São Francisco de Ribeirão Preto o primeiro serviço de diagnóstico por imagem da região a receber a certificação máxima de Excelência em Gestão, Nível III da ONA (Organização Nacional de Acreditação), que visa à qualidade e a segurança em todos os nossos procedimentos”. Outro ponto destacado pelo diretor é o conforto para o paciente, já que a Documenta oferece a possibilidade de agendamento pela internet, 24 horas por dia, os sete dias da semana.

Santa Casa de Ribeirão Preto/ Foto: Divulgação

No quesito certificação, a Santa Casa de Ribeirão Preto também teve a qualidade de seus métodos acreditada pela ONA, cujo manual é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da OMS (Organização Mundial da Saúde) e que tem, entre seus membros, especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países. “A acreditação possibilita a melhoria contínua na segurança do paciente e potencializa os resultados assistenciais, com a diminuição de retrabalho, a redução de custos, a integração entre os setores e os processos, a padronização e o controle dos processos, o compromisso com resultados, a visibilidade no mercado, o diferencial competitivo, a identificação de riscos, as oportunidades e a credibilidade”, explica Marcelo Di Bonifácio (CRM/SP 83560), superintendente do hospital, que conta com 254 leitos, 11 salas cirúrgicas completas com os mais modernos equipamentos, mesas cirúrgicas automatizadas e sistema informatizado que reforça a segurança do paciente.

O investimento da Santa Casa em seu contínuo aprimoramento também tomou forma por meio da entrega do novo prédio de apoio, que abrigará a lavanderia, a CME (Central de Materiais e Esterilização) – uma das mais completas do estado de São Paulo −, a administração, a provedoria, o vestiário de funcionários e a área de convivência.

Imagem de ultrassom 4D realizado na MED – Medicina Diagnóstica/ Foto: Divulgação

Parque tecnológico em diagnóstico por imagem

Além de reunir especialistas de renome em diversas áreas da medicina, muitos com experiência em importantes centros no exterior ou com atuação nacional na área de ensino, a MED – Medicina Diagnóstica conta com grandes diferencias quando falamos em diagnóstico por imagem.

O local possui equipamento de ressonância com abertura maior e túnel mais curto, além do tomógrafo com programa para redução da dose de radiação de acordo com o tipo de exame que está sendo realizado. Para somar a esse “parque tecnológico”, acaba de chegar o ultrassom 4D, que possibilita uma análise mais detalhada do bebê, além de uma experiência emocionante aos pais.

De acordo com o médico Claudio Benedini Laguna (CRM/SP 85809), o centro de diagnóstico por imagem traz à cidade as inovações do segmento, o que proporciona mais conforto para o paciente durante os exames de rotina e exames de ponta. “Acabamos de disponibilizar a Tomografia Computadorizada de Dupla Energia, exame capaz de distinguir e classificar a composição de cálculos renais, assim como de detectar materiais como ácido úrico nas articulações. Com isso, podemos fornecer diagnósticos mais detalhados, o que faz toda a diferença na escolha do melhor tratamento. Também contamos com um exame chamado Escore de cálcio, que é capaz de visualizar a carga de cálcio nas artérias do coração, ajudando na prevenção do infarto, entre outros como elastografia hepática, que evita os cortes da biópsia de fígado convencional e a angiotomografia das coronárias” afirma.

Foto: Divulgação

Pesquisas para realizar sonhos

O Instituto de Reprodução Humana Clínica Ana Bartmann se tornou uma referência na cidade e na região em métodos de fertilização e reprodução assistida, como fertilização in vitro (FIV), inseminação artificial intrauterina, injeção intracitoplasmática de espermatozoide, doação de óvulos, e congelamento de óvulos e espermatozoides.
De acordo com Ana Karina Bartmann (CRM/SP 103093), o local é a única clínica privada de Reprodução de Ribeirão Preto que oferece uma estrutura de pesquisa, já que está dentro do contexto de uma universidade.

“Essa possibilidade faz muita diferença, porque não é possível falar em Reprodução Humana Assistida sem inovação. Nossa estrutura é partilhada em duas unidades: uma dentro do hospital universitário da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) e outra mais acolhedora, onde são realizadas as consultas e, consequentemente, um atendimento mais humanizado”, explica. O ambiente científico, por sua vez, também permitiu o desenvolvimento de estudos que ofereceram resultados positivos no atendimento do casais inférteis e na preservação da fertilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui