Conheça as origens do Shiatsu, técnica de massagem oriental famosa no Japão e muito difundida no Ocidente

Apesar de a palavra Shiatsu ser do início do século XX, acredita-se que a técnica seja bem mais antiga, originando-se da combinação de várias técnicas da Medicina Oriental.

Por volta de 350 a. C., foi introduzido na China um sistema de promoção da saúde composto por exercícios de automassagem e movimentos corporais; com o objetivo de desintoxicar e rejuvenescer. Este sistema ficou conhecido como Tao-Yin, que mais tarde foi incorporado a medicina tradicional chinesa, muito popular no oriente.

O Shiatsu consiste em aplicar pressão sobre determinados pontos chamados de “tsubos”, que formam canais energéticos no corpo – os meridianos que, por sua vez, relacionam-se entre si e com os órgãos internos. No interior dos Canais de Meridianos circula dentre outras substâncias a energia vital, chamada de Ki pelos japoneses e Chi pelos chineses.

O principal objetivo do Shiatsu é manter ou reestabelecer o equilíbrio energético, a fim de prevenir ou tratar disfunções que sejam causadas pelo desequilíbrio dessa energia. Segunda a visão da Medicina Oriental as doenças são originadas pela desregulação de energia nos meridianos.

Betho Junior | CRT 31.949
Terapeuta Holístico
Dúvidas: (16) 99222.2655
www.bethojunior.com

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui