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6 soft skills valorizadas pelas empresas

Qualidades que vão além do conhecimento técnico têm sido muito estimadas pelas empresas e aumentam as chances do profissional no mercado de trabalho

Não basta ter um currículo admirável. Hoje, o mercado exige que o profissional consiga ir além e demonstrar qualidades como bom relacionamento com a equipe e flexibilidade. Uma pesquisa recente da consultoria Americana CareerBuilder verificou que 63% dos empregadores entrevistados procuram saber, em primeiro lugar, quais são as “soft skills” dos candidatos.

O Google também conduziu um estudo no qual descobriu que, das oito principais qualidades que grandes empresas buscam em seus funcionários, um alto grau de expertise na área está no último lugar na lista.

“Em nossos processos seletivos, além da prova para identificar a capacidade técnica, fazemos as entrevistas com os candidatos para avaliar o comportamento e entender se está de acordo com o que o gestor busca”, atesta Gabriela Mative, responsável pela divisão de recrutamento e seleção de média e alta gestão da Luandre – Soluções em recursos humanos.

Abaixo, ela explica as soft skills mais valorizadas no mundo corporativo:

1. Comunicação eficaz
Conseguir expressar exatamente o que se quer dizer é a verdadeira e eficaz comunicação. Essa capacidade de interação inclui saber ouvir atentamente e falar com clareza oral e por escrito. “É muito importante prezar pelo alinhamento do discurso. Há quem seja naturalmente prolixo e quem seja mais objetivo, mas é importante que ocorra essa adequação quando pessoas com características de comunicação muito diferentes convivem na mesma equipe”, explica Gabriela.

2. Resiliência
É a capacidade de se recuperar das adversidades. Ser resiliente não significa negar a realidade e sim adaptar-se a ela ou entendê-la profunda e pragmaticamente para poder transformá-la. Gabriela enfatiza que não há como simplesmente se livrar das adversidades, mas um profissional flexível consegue encontrar os meios para melhorar a situação, seja ela qual for.

3. Empatia e bom trabalho em equipe
Essa capacidade de se colocar no lugar do outro para melhor compreendê-lo é a base na qual “muitos trabalhos em equipe são feitos, dependendo da interação entre os membros para um bom resultado”, explica a especialista em RH.

4. Curiosidade
“Candidatos que têm predisposição ao conhecimento são mais bem vistos pelos empregadores”, garante Gabriela, ressaltando ainda que agilidade e disponibilidade para aprender são fundamentais.

5. Liderança e capacidade de gerenciamento
O profissional em um cargo de gerência ou diretoria precisa necessariamente ser organizado e saber trabalhar sob pressão. “Atualmente, o mercado necessita de líderes proativos e independentes”, diz Gabriela, que acrescenta que esse profissional precisa manter o time coeso, atualizado e dar os alertas necessários ao sinal de qualquer problema.

6. Ética e autoconsciência
É um posicionamento pessoal que não se aplica apenas no trabalho. Segundo a especialista em RH “é a soft skill mais subjetiva, porém mais importante. Estar consciente de como suas palavras e ações são percebidas, sejam intencionais ou não, é um dos fundamentos para o sucesso”.

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