SP-Foto consolida fotografia como expressão de arte

73
SP-Foto consolida fotografia como expressão de arte | Crédito: Divulgação/Luciana Magno
Obras do SP-Foto impressionam por suas diversas representações | Crédito: Divulgação/Luciana Magno

13ª edição do festival realizado no Shopping JK Iguatemi levou ao público 43 galerias e mais de 70 artistas

Pelo segundo ano consecutivo, o Mundo Zumm marcou presença no festival de fotografia SP-Foto, tido como o mais importante evento do segmento no Brasil. A convite do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, estivemos no Shopping JK Iguatemi, na capital paulista, para conferir e se maravilhar com as diferentes técnicas fotográficas de importantes nomes brasileiros e estrangeiros.

Entre 21 e 25 de agosto, a mostra exibiu artistas que trabalham a fotografia como parte ou todo de uma obra, seja como registro performático, extrapolando o limite bidimensional da própria imagem ou ainda experimentando novos materiais junto a técnicas usuais.

Mantendo o objetivo de enaltecer representantes nacionais, a SP-Foto trouxe entre os destaques a jovem artista paraense Luciana Magno, representada pela Galeria Janaina Torres. Suas obras selecionadas abordam questões políticas e antropológicas relacionadas a impactos ambientais, o que é um tema atemporal e, ao mesmo tempo, muito atual.

SP-Foto
Fotografias de Luciana Magno abordam questões políticas e antropológicas | Crédito: Divulgação/Luciana Magno

De outra forma, o estreante Ricardo Sanchez focou suas experimentações em elementos símbolos do território urbano. E a forma de fazer isso não era nada menos que incrível: usando, entre outros meios, concreto, serra, cutelo, cerrote e parafuso, criando um discurso que relaciona imagem e objeto (e “pula para fora” da tela).

Observar todas as criações foi quase uma forma de vivenciar as situações vicariamente; viver anos em um único dia. Afinal, ao ocupar toda a área de eventos do Shopping JK Iguatemi, foram apresentados 42 expositores e mais de 70 artistas, que totalizaram cerca de 80 anos de fotografia.

Além disso, o evento intensificou o interesse internacional pela fotografia brasileira convidando sete especialistas estrangeiros ligados a instituições renomadas de arte contemporânea. “Comemoramos a visibilidade conquistada pela produção fotográfica nacional, consolidando a SP-Foto como o principal termômetro do mercado fotográfico brasileiro, índice que se confirma pela atenção crescente de instituições internacionais na agenda brasileira”, destacou Fernanda Feitosa, fundadora e diretora da SP-Arte, circuito que integra as obras fotográficas.

Recepção completa

Antes de conferir o conjunto de fotografias da SP-Foto, o grupo de jornalistas e influencers convidados pelo Iguatemi puderam degustar o cardápio especial da “Padoca do Maní”, padaria recém-inaugurada no Shopping Iguatemi São Paulo. Sem dúvida, uma experiência gastronômica orgânica que merece ser vivida.

A visita à exposição, por sua vez, foi marcada também pela conversa com Fernanda Feitosa, que, na ocasião, esclareceu dúvidas e contou curiosidades do festival. “Os visitantes ganharam a chance de ouvir em primeira mão relatos de artistas reconhecidos sobre sua produção própria no Meet the Artists”, lembrou.

Na sequência, foi a vez de Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo, abrir um bate-papo com o fotógrafo Armando Prado, cujas obras estão expostas nos corredores do shopping dentro do projeto Pina no JK.

Este, por sua vez, é resultado da parceria do empreendimento com a Pinacoteca a fim de apresentar, de forma permanente e itinerante, obras de grandes artistas nacionais e internacionais da coleção Iguatemi, aproximando-as do público. As fotos de Armando Prado e as de Cristiano Mascaro ficarão em exposição no local até 15 de outubro de 2019.

Leia mais: Histórias de amor por Ribeirão Preto estão expostas no Shopping Iguatemi

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui