Primeiro SUV 100% elétrico do Brasil chega em junho

75
A pré-venda começou em 25 de janeiro e as primeiras unidades chegarão às mãos dos compradores em junho | Crédito: Divulgação

O JAC iEV 40 terá bancos em couro, câmera 360 graus, freios regenerativos, i-pedal, alerta sonoro para pedestres e diversos outros itens exclusivos

A JAC Motors já tem data para lançar o iEV 40, primeiro modelo com propulsão 100% elétrica da marca no Brasil. Trazido da China, mercado que representa mais da metade de todos os modelos elétricos do mundo, o JAC iEV 40 foi responsável pela venda de 43 mil unidades naquele país em 2018.

Para ser vendido por aqui, a montadora escolheu, entre diversas configurações de capacidade de carga de bateria e equipamentos, a mais completa, equipada e de maior autonomia. Com preço anunciado de R$139.990, a pré-venda começou em 25 de janeiro e as primeiras unidades chegarão às mãos dos compradores em junho. “O JAC iEV 40 terá todos os equipamentos que um carro dessa faixa de preços pode ter. O grande trunfo do modelo será o sistema de propulsão elétrica, que é extremamente silencioso e econômico, proporciona emissão zero de poluentes e necessita somente de oito horas para ser recarregado numa tomada comum de 220 volts”, garante Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil.

O sistema de propulsão elétrica, que é extremamente silencioso e econômico, proporciona emissão zero de poluentes | Crédito: Divulgação

Dotado de bateria que acumula capacidade máxima de 40kWh, o modelo terá autonomia de 300km. Para recarregá-lo, o proprietário deverá conectá-lo a uma tomada elétrica de 220 volts e aguardar oito horas. Mas haverá a opção de “abastecê-lo” no modo rápido, obtendo 80% da carga em apenas 1 hora (desde que se adquira um equipamento próprio). O consumo é equivalente ao de um chuveiro elétrico de boa qualidade. “Encher o tanque” – na verdade, recarregar a bateria – custará entre R$14 e R$18, dependendo do custo da energia elétrica na cidade.

Diante da comparação com qualquer modelo movido a motor por combustão (gasolina ou etanol), o JAC iEV 40 tem um custo seis vezes menor por quilômetro rodado, além de preservar o meio ambiente com emissão zero de poluentes.

Experiência única

O i-pedal ajustado pelo motorista, pode intensificar a ação do “freio-motor” |Crédito: Divulgação

Entre suas características, o JAC iEV 40 contará com os freios regenerativos, que garantem a recuperação da energia capturada nas frenagens e sua conversão em eletricidade (recarregando as baterias e aumentando a autonomia instantânea). Já o alerta sonoro para pedestres consiste em “anunciar” a presença do carro no trânsito, com um cuidado especial em favor de deficientes auditivos e visuais.

Por fim, terá também o i-pedal, que, ajustado pelo motorista, pode intensificar a ação do “freio-motor”. Funciona assim: quando regulado para o modo ECO, o motorista praticamente não usa mais o pedal de freio. Cada vez que ele tirar o pé do acelerador, o carro já diminui instantaneamente a velocidade, poupando todo o conjunto de freios e até triplicando a vida útil de pastilhas e discos.

Leia também:Ford apresenta novo Explorer 2020 e suas versões

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui