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Professora ajudando as crianças em um ambiente acolhedor
Educação

Como criar um ambiente de aprendizagem acolhedor na volta às aulas

By Redação Zumm on 13 de janeiro de 2025

A pedagoga Roberta Cassará Scalzaretto ressalta as características que devem estar presentes em um ambiente de aprendizagem para que ele acolha e tranquilize os alunos e professores no ano escolar

Após um período de férias, o retorno às aulas pode ser um momento de grande expectativa para alunos e professores, principalmente quando a escola é nova.

Nesse caso, criar um ambiente de aprendizagem acolhedor para receber as crianças não é apenas uma questão de infraestrutura física, mas envolve uma atitude de empatia, escuta ativa e respeito pelas diferenças de cada uma.

5 características de um ambiente de aprendizagem acolhedor

A seguir, a pedagoga Roberta Cassará Scalzaretto* compartilha algumas dicas práticas para criar um recomeço que priorize o bem-estar de todos a partir de um ambiente escolar adequado:

“Como especialista em formação de professores, sei o quanto um ambiente acolhedor pode ser transformador para o sucesso de todos”, destaca.

Confira também: Educação em permanente atualização

Valorizar a diversidade e a individualidade dos alunos

É fundamental que, ao planejar o retorno às aulas, o professor tenha em mente que cada aluno é único, com necessidades e ritmos de aprendizagem distintos.

Dedique momentos para conhecer seus alunos logo no início do ano, por meio de atividades interativas e conversas informais. Essa aproximação ajudará a identificar as diferentes formas de aprendizagem e a perceber os aspectos emocionais e sociais de cada criança.

Ao valorizar a individualidade de cada um, criamos um espaço onde todos se sentem respeitados e compreendidos, o que é essencial para o desenvolvimento saudável e para a construção de um ambiente educacional acolhedor.

Organizar o ambiente de aprendizagem

A disposição dos móveis e a escolha de materiais pedagógicos são essenciais para criar um ambiente de aprendizagem que favoreça o ensino e o acolhimento. Se possível, organize a sala de aula de maneira a possibilitar melhores interação, movimento e conforto.

Utilize diferentes cantos e áreas que possam ser personalizados pelos alunos, como espaços de leitura, de atividades manuais ou de reflexão. Ao mesmo tempo, garanta que o ambiente seja funcional, permitindo que todos tenham acesso aos materiais e atividades com facilidade.

Priorizar a comunicação afetiva e o diálogo

Ao retornar às aulas, a comunicação afetiva é uma poderosa ferramenta para fortalecer vínculos e estabelecer um clima de confiança. Dedique tempo para conversar com os alunos sobre como foi o período de férias, como estão se sentindo e o que esperam para o novo ano letivo. Essa troca de informações contribui para o processo de adaptação e transmite aos alunos que suas emoções são reconhecidas e valorizadas.

No dia a dia da sala de aula, incentive o diálogo aberto, a troca de ideias e o respeito pelas opiniões dos colegas. A comunicação afetiva ajuda a criar um ambiente em que todos se sintam pertencentes.

Promover atividades inclusivas e de socialização

A volta às aulas também é uma oportunidade para estimular atividades que promovam a integração entre os alunos, especialmente quando se trata de turmas novas ou de alunos que enfrentam dificuldades de socialização.

Professores e alunos fazendo atividades

Planeje dinâmicas de grupo que favoreçam a colaboração e a empatia. Jogos, rodas de conversa e atividades em pares são boas alternativas para fortalecer o relacionamento entre os estudantes.

Além disso, é importante promover práticas inclusivas, garantindo que todos os alunos, independentemente de suas habilidades, se sintam parte do processo educacional.

Envolver os pais no processo de adaptação

O apoio da família é fundamental para o sucesso do processo de adaptação. Envolver os pais desde o início, fornecendo informações claras sobre as expectativas do ano letivo e como eles podem contribuir para o bem-estar de seus filhos, é uma estratégia que facilita a integração da criança à escola.

Realizar reuniões ou enviar comunicados periódicos ajuda a manter os responsáveis informados sobre o andamento do processo educacional e emocional dos alunos. A parceria escola-família é uma base sólida para garantir que um ambiente de aprendizagem positivo e tranquilo.

* Roberta Cassará Scalzaretto é especialista na formação de professores voltada para a primeira infância. Com formação em Magistério, Pedagogia e Psicopedagogia, dedicou sua carreira a capacitar educadores para atuarem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, preparando-os para lidar com a diversidade de perfis e necessidades de aprendizado.

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