Oferecendo uma Educação que vai além do conteúdo, a Escola Arte do Museu possui abordagens e metodologias que preparam os alunos para lidarem com suas emoções
A adolescência é uma fase de descobertas, mas também de desafios emocionais intensos. Pensando nisso, a Escola Arte do Museudesenvolve projetos que promovem reflexões sobre a saúde mental, abordando o tema de forma sociológica e considerando o impacto das relações, do ambiente e da sociedade na vida dos jovens.
A seguir, conheça um dos exemplos de como a escola incentiva o diálogo sobre o bem-estar emocional, preparando os alunos para lidarem com suas emoções de forma consciente e equilibrada. As atividades foram desenvolvidas com alunos do Fundamental 2 em Diálogos Contemporâneos.
Poesia e reflexão: um novo olhar sobre a adolescência
O projeto começou com a leitura do poema “Retrato”, de Cecília Meireles, que ilustra de maneira sensível os efeitos das emoções na expressão física. A partir desse ponto, os alunos discutiram como a adolescência os afeta e analisaram dados OPAS (da Organização Pan-Americana de Saúde) e da pesquisa Panorama da Saúde Mental, do Instituto Cactus.
Os estudos revelam que jovens até 24 anos apresentam os menores índices de bem-estar emocional, e que fatores como conflitos familiares, baixa autoestima e isolamento impactam diretamente sua saúde mental.
Redes sociais e identidade na Era Digital
Outro tema debatido no projeto foi o impacto da hipermodernidade e das redes sociais. Inspirados pelo TED Talk “Saúde Mental e Identidade na Adolescência”, os alunos refletiram sobre como a busca por padrões irreais pode gerar ansiedade e insatisfação.
A necessidade de popularidade digital e o consumismo foram apontados como fatores de frustração, enquanto a construção de uma identidade autêntica surgiu como uma alternativa saudável.
Desenvolvendo a empatia na prática
Para tornar o aprendizado mais concreto, os alunos criaram um Mapa da Empatia, analisando os desafios de um adolescente fictício da escola. Esse exercício os ajudou a reconhecer os fatores que influenciam o bem-estar emocional e a desenvolver um olhar mais atento aos sentimentos de seus colegas.
Ao integrar a saúde mental ao cotidiano escolar, a Escola Arte do Museu reafirma seu compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos, criando um ambiente aonde a educação vai além das disciplinas, preparando os jovens para enfrentarem seus desafios com mais equilíbrio, empatia e criatividade.
Saúde mental e adolescência são temas de reflexão na Escola Arte do Museu
Oferecendo uma Educação que vai além do conteúdo, a Escola Arte do Museu possui abordagens e metodologias que preparam os alunos para lidarem com suas emoções
A adolescência é uma fase de descobertas, mas também de desafios emocionais intensos. Pensando nisso, a Escola Arte do Museu desenvolve projetos que promovem reflexões sobre a saúde mental, abordando o tema de forma sociológica e considerando o impacto das relações, do ambiente e da sociedade na vida dos jovens.
A seguir, conheça um dos exemplos de como a escola incentiva o diálogo sobre o bem-estar emocional, preparando os alunos para lidarem com suas emoções de forma consciente e equilibrada. As atividades foram desenvolvidas com alunos do Fundamental 2 em Diálogos Contemporâneos.
Poesia e reflexão: um novo olhar sobre a adolescência
O projeto começou com a leitura do poema “Retrato”, de Cecília Meireles, que ilustra de maneira sensível os efeitos das emoções na expressão física. A partir desse ponto, os alunos discutiram como a adolescência os afeta e analisaram dados OPAS (da Organização Pan-Americana de Saúde) e da pesquisa Panorama da Saúde Mental, do Instituto Cactus.
Os estudos revelam que jovens até 24 anos apresentam os menores índices de bem-estar emocional, e que fatores como conflitos familiares, baixa autoestima e isolamento impactam diretamente sua saúde mental.
Redes sociais e identidade na Era Digital
Outro tema debatido no projeto foi o impacto da hipermodernidade e das redes sociais. Inspirados pelo TED Talk “Saúde Mental e Identidade na Adolescência”, os alunos refletiram sobre como a busca por padrões irreais pode gerar ansiedade e insatisfação.
A necessidade de popularidade digital e o consumismo foram apontados como fatores de frustração, enquanto a construção de uma identidade autêntica surgiu como uma alternativa saudável.
Desenvolvendo a empatia na prática
Para tornar o aprendizado mais concreto, os alunos criaram um Mapa da Empatia, analisando os desafios de um adolescente fictício da escola. Esse exercício os ajudou a reconhecer os fatores que influenciam o bem-estar emocional e a desenvolver um olhar mais atento aos sentimentos de seus colegas.
Ao integrar a saúde mental ao cotidiano escolar, a Escola Arte do Museu reafirma seu compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos, criando um ambiente aonde a educação vai além das disciplinas, preparando os jovens para enfrentarem seus desafios com mais equilíbrio, empatia e criatividade.
Saiba mais no site da escola: www.artedomuseu.com.br
Escola Arte do Museu
Ciclos:
Contraturnos:
(16) 3623 0336
@escola.artedomuseu
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