Há 22 anos no mercado, a Commproject se destaca por desenvolver projetos visuais e de posicionamento pautados por uma visão crítica, criativa e de vanguarda
Quando surgiu no mercado de comunicação em 2004, a Commproject Branding trazia uma proposta, até então, vanguardista: desenvolver o branding de empresas, entendendo o conceito além de uma marca visual. Hoje, mais de duas décadas depois, a visão disruptiva da agência não apenas se confirmou, como a gestão de marca se mostrou a forma mais eficiente para atingir objetivos e resultados.
Nascida em Ribeirão Preto, foi nesta região em que a Commproject criou raízes e, principalmente, deu seus frutos: são mais de 450 projetos de marca implementados no Brasil e no exterior, para pequenas, médias e grandes empresas – o ponto de referência é só o ponto de partida de uma visão criativa e estratégica que não encontra limites físicos para ser implementada.
Daniel Calil, Marcelo Tomaz e Cássio Nunes | Crédito: Érico Andrade
“Hoje, o mercado demanda agilidade, versatilidade, criatividade, responsabilidade. Precisamos mais disso que propriamente de uma estrutura, tanto que já trabalhávamos online antes mesmo da pandemia. Temos uma equipe flexível e ajustável, com pessoas multifacetadas e nos adequamos às necessidades de cada projeto, porque somos uma consultoria de marcas, o que nos faz trabalhar praticamente dentro do cliente”, explica Marcelo Tomaz, designer e sócio diretor criativo da Commproject Branding.
Ao lado dele, atuam o gestor Daniel Calil, também sócio fundador, e Cássio Nunes, sócio e criativo. Juntos, eles dimensionam a necessidade de equipe de acordo com cada projeto, oferecendo soluções estratégicas de posicionamento, reposicionamento, ganho de mercado, lançamento e novas abordagens.
“Nosso maior patrimônio não é fazer um belo design; o belo design é nossa obrigação. Ele nos credencia, é o nosso cartão de visitas. Mas a nossa entrega é olhar o macro e garantir um ponto de vista não contaminado do negócio do cliente, alinhado a soluções práticas dentro de um processo de branding completo”, destaca Tomaz.
Branding não é um acessório
Ter sido um dos primeiros escritórios do Brasil a trabalhar com branding significa também que a Commproject desenvolve, desde então, um trabalho de explicar o conceito e tentar evitar concepções erradas, como a que limita o branding ao desenvolvimento visual de marca, segundo esclarece o diretor criativo.
“Branding não só a construção de um logotipo, um símbolo gráfico ou um código cromático; não é só a construção visual de uma empresa, mas o processo da gestão contínua da marca, envolvendo experiências, relacionamento, formatos de interação, sensações, e tendo um resultado previsto, antecipado e calculado – onde eu estou, onde quero chegar e qual será o caminho. Atuamos em todas as situações nas quais são necessárias intervenções de design estratégico, para criar ou organizar marcas, suas arquiteturas, definir linhas de produtos e gerar apelos de mercado através da identidade bem posicionada”
Dessa forma, Tomaz compara uma marca a uma pessoa: muito mais que apenas uma imagem e que, para ser completa, possui uma história. No caso das empresas, essa história ainda precisa ser muito bem contada.
“Não adianta nada ter um símbolo incrível se a logística não for boa, se o pós-venda não for bom, se a abordagem, o apelo não forem bons; se o storytelling e a forma de se relacionar não funcionarem; se a responsabilidade com as entregas do produto não for boa, se a gestão não for eficiente. Então, a marca está muito mais dentro da administração do negócio que propriamente como um acessório. A marca é a essência”.
Uma essência para a qual, segundo Tomaz, não existe fórmula e, sim, uma cadeia de pequenas ações que juntas farão com que a marca seja, de fato, uma referência, algo confiável e que participe do cotidiano das pessoas.
“Esperamos a ampliação da capacidade de percepção do valor do branding enquanto parte integrante e fundamental da gestão de pequenas, médias e grandes empresas”
– Marcelo Tomaz
Resultados de uma visão crítica
Ao observar todos os aspectos para a composição de uma marca, a Commproject faz questão de manter a visão crítica do todo – algo que, inclusive, Tomaz traz de sua experiência como cartunista.
“Tenho como característica bater o olho em uma situação e, logo de cara, enxergar o ridículo dela. Isso para tudo na vida. Então, quando pego projetos de branding, vou procurar os pontos fracos, vou ‘olhar o ridículo’ das situações para solucionarmos esses problemas antes que aconteçam. Cabe a mim, inclusive, o papel de levar notícias não muito boas à diretoria das empresas quando necessário, de forma que consigamos gerar consciência para promover transformações realmente relevantes”, revela o sócio, sabendo que, para os clientes, o resultado se traduz em números econômicos.
Ainda de acordo com o diretor criativo, foi essa visão – hoje comum, mas vanguardista ao início – que trouxe aos processos de branding e campanhas da Commproject não apenas os resultados desejados, como vários prêmios reconhecendo a qualidade do trabalho. Na lista aparecem premiações como o LIA Awards (Londres), o Festival de Cannes (França), o BBA (Best Brand Award), o WOLDA (Worldwide Logo Design Award), dentre outros.
Marcas criadas pela Commproject
“Conquistamos várias premiações de relevância, que ajudaram a construir essa história, na qual estamos sempre nos movimentando em direção à qualidade e um posicionamento cada vez mais estratégico, que contribui mais e mais com as empresas. Somos mais um estúdio, uma boutique de branding que propriamente um blockbuster”, brinca Tomaz
Muito além
Em seu portfólio, a Commproject acumula clientes de variados segmentos, como a Cerveja Pratinha (cujo design da embalagem, criado pela agência, ganhou o World Beer Awards); a Alcans Telecom e toda a sua comunicação de marca e posicionamento; Difusora e Rádio 79 – e mais recentemente todo o sistema Thathi e a Nova Brasil FM; a universidade de agronegócio Harven e, dentro do mesmo setor, o Grupo Vittia; a construtora Copema; a Medicar; e o Hemocentro de Ribeirão Preto.
E, em 2024, foi a vez do Grupo Zumm passar pela criatividade da Commproject, tendo sua marca reformulada – e apresentada ao mercado em outubro. “Quando a Zumm nos procurou, ficamos super felizes pelo projeto e começamos a identificar os pontos fortes do grupo. O que pensamos: a Zumm é mais que um grupo de comunicação. A Zumm é mais que um portal, mais que uma revista. Ela é responsável por observar tendências, criar tendências, criar caminhos. É uma curadoria. Não basta ela estar lado a lado ao que está acontecendo no mundo, ela precisa estar à frente. Porque as pessoas vão olhar para o que a Zumm está trazendo, muitas vezes como única referência”, explica o diretor criativo.
A partir daí o passo seguinte foi traduzir tudo em uma palavra: propagação. O Grupo Zumm propaga. “Dessa propagação, dessa reverberação, dessa amplitude, surgiu o símbolo, que não é algo rebuscado, não é a reinvenção da roda e nem era para ser. O significado desse símbolo é exatamente o de propagação, que vem ao encontro de tudo o que um grupo de comunicação faz, que é propagar”, define Tomaz, lembrando que ganhou toda liberdade do CEO do Grupo Zumm, Adilson Haddad, para a criação dessa nova identidade, que também trouxe o novo slogan “Muito além”.
Branding de valor
“Muito além” é o que Marcelo Tomaz e seus sócios ainda esperam para a Commproject e, principalmente, para o branding em 2025. A empresa espera continuar o trabalho de conscientização do processo de gestão de marca e, assim, demostrar o valor de um branding bem desenvolvido, especialmente no interior do país.
“O que esperamos para 2025, 2026, 2027, é conseguir de fato ampliar essa percepção e levar o nosso trabalho para o maior número de pessoas possível. Para isso, inclusive, o projeto do Grupo Zumm está sendo uma vitrine muito legal. Construímos uma marca que propagará o nosso trabalho. Então, acho que que é um círculo virtuoso que se cria por aí”, antecipa.
Commproject produz branding estratégico para marcas de valor
Há 22 anos no mercado, a Commproject se destaca por desenvolver projetos visuais e de posicionamento pautados por uma visão crítica, criativa e de vanguarda
Quando surgiu no mercado de comunicação em 2004, a Commproject Branding trazia uma proposta, até então, vanguardista: desenvolver o branding de empresas, entendendo o conceito além de uma marca visual. Hoje, mais de duas décadas depois, a visão disruptiva da agência não apenas se confirmou, como a gestão de marca se mostrou a forma mais eficiente para atingir objetivos e resultados.
Nascida em Ribeirão Preto, foi nesta região em que a Commproject criou raízes e, principalmente, deu seus frutos: são mais de 450 projetos de marca implementados no Brasil e no exterior, para pequenas, médias e grandes empresas – o ponto de referência é só o ponto de partida de uma visão criativa e estratégica que não encontra limites físicos para ser implementada.
“Hoje, o mercado demanda agilidade, versatilidade, criatividade, responsabilidade. Precisamos mais disso que propriamente de uma estrutura, tanto que já trabalhávamos online antes mesmo da pandemia. Temos uma equipe flexível e ajustável, com pessoas multifacetadas e nos adequamos às necessidades de cada projeto, porque somos uma consultoria de marcas, o que nos faz trabalhar praticamente dentro do cliente”, explica Marcelo Tomaz, designer e sócio diretor criativo da Commproject Branding.
Ao lado dele, atuam o gestor Daniel Calil, também sócio fundador, e Cássio Nunes, sócio e criativo. Juntos, eles dimensionam a necessidade de equipe de acordo com cada projeto, oferecendo soluções estratégicas de posicionamento, reposicionamento, ganho de mercado, lançamento e novas abordagens.
“Nosso maior patrimônio não é fazer um belo design; o belo design é nossa obrigação. Ele nos credencia, é o nosso cartão de visitas. Mas a nossa entrega é olhar o macro e garantir um ponto de vista não contaminado do negócio do cliente, alinhado a soluções práticas dentro de um processo de branding completo”, destaca Tomaz.
Branding não é um acessório
Ter sido um dos primeiros escritórios do Brasil a trabalhar com branding significa também que a Commproject desenvolve, desde então, um trabalho de explicar o conceito e tentar evitar concepções erradas, como a que limita o branding ao desenvolvimento visual de marca, segundo esclarece o diretor criativo.
“Branding não só a construção de um logotipo, um símbolo gráfico ou um código cromático; não é só a construção visual de uma empresa, mas o processo da gestão contínua da marca, envolvendo experiências, relacionamento, formatos de interação, sensações, e tendo um resultado previsto, antecipado e calculado – onde eu estou, onde quero chegar e qual será o caminho. Atuamos em todas as situações nas quais são necessárias intervenções de design estratégico, para criar ou organizar marcas, suas arquiteturas, definir linhas de produtos e gerar apelos de mercado através da identidade bem posicionada”
Dessa forma, Tomaz compara uma marca a uma pessoa: muito mais que apenas uma imagem e que, para ser completa, possui uma história. No caso das empresas, essa história ainda precisa ser muito bem contada.
“Não adianta nada ter um símbolo incrível se a logística não for boa, se o pós-venda não for bom, se a abordagem, o apelo não forem bons; se o storytelling e a forma de se relacionar não funcionarem; se a responsabilidade com as entregas do produto não for boa, se a gestão não for eficiente. Então, a marca está muito mais dentro da administração do negócio que propriamente como um acessório. A marca é a essência”.
Uma essência para a qual, segundo Tomaz, não existe fórmula e, sim, uma cadeia de pequenas ações que juntas farão com que a marca seja, de fato, uma referência, algo confiável e que participe do cotidiano das pessoas.
Resultados de uma visão crítica
Ao observar todos os aspectos para a composição de uma marca, a Commproject faz questão de manter a visão crítica do todo – algo que, inclusive, Tomaz traz de sua experiência como cartunista.
“Tenho como característica bater o olho em uma situação e, logo de cara, enxergar o ridículo dela. Isso para tudo na vida. Então, quando pego projetos de branding, vou procurar os pontos fracos, vou ‘olhar o ridículo’ das situações para solucionarmos esses problemas antes que aconteçam. Cabe a mim, inclusive, o papel de levar notícias não muito boas à diretoria das empresas quando necessário, de forma que consigamos gerar consciência para promover transformações realmente relevantes”, revela o sócio, sabendo que, para os clientes, o resultado se traduz em números econômicos.
Ainda de acordo com o diretor criativo, foi essa visão – hoje comum, mas vanguardista ao início – que trouxe aos processos de branding e campanhas da Commproject não apenas os resultados desejados, como vários prêmios reconhecendo a qualidade do trabalho. Na lista aparecem premiações como o LIA Awards (Londres), o Festival de Cannes (França), o BBA (Best Brand Award), o WOLDA (Worldwide Logo Design Award), dentre outros.
“Conquistamos várias premiações de relevância, que ajudaram a construir essa história, na qual estamos sempre nos movimentando em direção à qualidade e um posicionamento cada vez mais estratégico, que contribui mais e mais com as empresas. Somos mais um estúdio, uma boutique de branding que propriamente um blockbuster”, brinca Tomaz
Muito além
Em seu portfólio, a Commproject acumula clientes de variados segmentos, como a Cerveja Pratinha (cujo design da embalagem, criado pela agência, ganhou o World Beer Awards); a Alcans Telecom e toda a sua comunicação de marca e posicionamento; Difusora e Rádio 79 – e mais recentemente todo o sistema Thathi e a Nova Brasil FM; a universidade de agronegócio Harven e, dentro do mesmo setor, o Grupo Vittia; a construtora Copema; a Medicar; e o Hemocentro de Ribeirão Preto.
E, em 2024, foi a vez do Grupo Zumm passar pela criatividade da Commproject, tendo sua marca reformulada – e apresentada ao mercado em outubro. “Quando a Zumm nos procurou, ficamos super felizes pelo projeto e começamos a identificar os pontos fortes do grupo. O que pensamos: a Zumm é mais que um grupo de comunicação. A Zumm é mais que um portal, mais que uma revista. Ela é responsável por observar tendências, criar tendências, criar caminhos. É uma curadoria. Não basta ela estar lado a lado ao que está acontecendo no mundo, ela precisa estar à frente. Porque as pessoas vão olhar para o que a Zumm está trazendo, muitas vezes como única referência”, explica o diretor criativo.
A partir daí o passo seguinte foi traduzir tudo em uma palavra: propagação. O Grupo Zumm propaga. “Dessa propagação, dessa reverberação, dessa amplitude, surgiu o símbolo, que não é algo rebuscado, não é a reinvenção da roda e nem era para ser. O significado desse símbolo é exatamente o de propagação, que vem ao encontro de tudo o que um grupo de comunicação faz, que é propagar”, define Tomaz, lembrando que ganhou toda liberdade do CEO do Grupo Zumm, Adilson Haddad, para a criação dessa nova identidade, que também trouxe o novo slogan “Muito além”.
Branding de valor
“Muito além” é o que Marcelo Tomaz e seus sócios ainda esperam para a Commproject e, principalmente, para o branding em 2025. A empresa espera continuar o trabalho de conscientização do processo de gestão de marca e, assim, demostrar o valor de um branding bem desenvolvido, especialmente no interior do país.
“O que esperamos para 2025, 2026, 2027, é conseguir de fato ampliar essa percepção e levar o nosso trabalho para o maior número de pessoas possível. Para isso, inclusive, o projeto do Grupo Zumm está sendo uma vitrine muito legal. Construímos uma marca que propagará o nosso trabalho. Então, acho que que é um círculo virtuoso que se cria por aí”, antecipa.
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