Em agosto, a Zumm alcança um importante marco, comemorando uma década vivida com otimismo, criatividade e impacto
Hoje, 18 de agosto de 2025, totaliza 4.380 dias, 120 meses e, enfim, 10 anos desde que a marca Zumm entrou na realidade de Ribeirão Preto e região. Além de nunca mais ter saído, ela se desenvolveu e se moldou junto à cidade que tão orgulhosamente chama de sua, continuando relevante para o público com o qual conversa.
A Zumm, a princípio, nasceu unicamente como revista, em um contexto no qual a cultura de mídia impressa já era muito presente. Sendo assim, tentar ser “mais uma” alternativa ou “mais uma” concorrente parecia loucura. Mas não era apenas “mais uma”. A revista Zumm Ribeirão (primeiro nome oficial) surgia com a proposta ousada de ser otimista, apolítica, sem matérias factuais ou capas vendidas, e conectada às pessoas que seriam suas leitoras. Ou seja, queria ser diferente. E foi.
Quinzenalmente, uma nova edição chegava ao público, retratando Ribeirão Preto e seus moradores. Dessa forma, a revista provocava um “zumm, zumm, zumm” e era cada vez mais acolhida.
“Como idealizador do projeto, foi marcante o ritmo de aceitação e de crescimento da marca na cidade, sempre associada a um jeito diferente e ousado de comunicar”, lembra Adilson Haddad, CEO do grupo.
Diretores do Grupo Zumm: Adilson e Bella Haddad, e Gabriel Bert | Crédito: Érico Andrade
Além de uma revista
Ao mesmo tempo em que a Zumm se firmava como um meio de comunicação local, o mercado como um todo era altamente impactado pelo digital. Começaram as clássicas indagações diante a uma revolução: será que o impresso está condenado?
Pois bem, depende de como a situação é encarada. Pela Zumm, o que podia ser visto como ameaça foi transformado em motivação, levando ao lançamento do Portal Zumm, que passou a fazer um crossmídia on e off para os clientes.
Essa nova aventura editorial foi ainda um impulso para outros movimentos. Constituindo-se cada vez mais como um grupo, a Zumm, no fim de 2018, entrou no mercado de eventos corporativos, visando atender de forma mais completa a sua demanda – foram mais de 40 eventos em apenas um ano.
De acordo com Isabella Haddad, diretora da Zumm Xper, cada novo passo provou a capacidade de inovação, renovação e superação, inerentes ao DNA Zumm.
“O Grupo Zumm é um projeto do meu pai, um sonho que ele me chamou para idealizar junto a ele, e acho que cada evolução foi um marco, de conseguimos lançar a revista, até quando vimos oportunidades e criamos as empresas de eventos e de audiovisual. Para mim, nossos marcos históricos são as renovações que sempre fazemos frente a cada desafio”, avalia a diretora.
Um olhar otimista na prática
Mas aí aconteceu a pandemia, aquele fato histórico que deixou sua marca em todos, ainda que em diferentes intensidades. “Naquele momento, parecia que nada poderia nos salvar, exceto continuar acreditando, estudando e praticando resiliência. Naquele mundo silencioso, com todos em casa, sem saber o que fazer, sem correr riscos, nós nos movimentamos e apostamos”, conta Adilson.
O Grupo Zumm fez, portanto, sua 3ª expansão, abrindo o departamento de audiovisual. Atualmente com cinco anos, a Zumm Films já foi responsável por mais de 1.200 filmes – inclusive um especial, feito para comemorar esses 10 anos. Confira:
O Grupo Zumm
A então “revista” foi, portanto, realinhada e passou a responder como o Grupo Zumm. Já a publicação impressa foi literalmente repaginada até chegar ao formato atual, voltada totalmente ao lifestyle. O portal, por sua vez, se consolidou como fonte de informação de entretenimento, sempre em consonância aos valores Zumm – esses, sim, sempre os mesmos: conectar pessoas, negócios e histórias, com otimismo, criatividade e impacto.
Hoje, o grupo responde como Life Zumm, Portal Zumm, Zumm Xper e Zumm Films, tendo registrado crescimento de 50% ao ano, em 2022, 2023 e 2024. E, agora, no ano em que completa uma década, tem o objetivo de ultrapassar os 100% de desenvolvimento: “O que para os outros é desafio, para nós é motivação”, define o CEO.
“Foram 10 anos de muito aprendizado e construção. Hoje, temos uma base sólida para os próximos passos. Estamos cheios de energia, com grande vontade de crescer e prontos para os desafios que estão por vir. Vejo tudo isso apenas como o começo de muitas vitórias, construídas com excelência, sem pular etapas e sempre com os pés no chão.”
10 anos de história em movimento
Em agosto, a Zumm alcança um importante marco, comemorando uma década vivida com otimismo, criatividade e impacto
Hoje, 18 de agosto de 2025, totaliza 4.380 dias, 120 meses e, enfim, 10 anos desde que a marca Zumm entrou na realidade de Ribeirão Preto e região. Além de nunca mais ter saído, ela se desenvolveu e se moldou junto à cidade que tão orgulhosamente chama de sua, continuando relevante para o público com o qual conversa.
A Zumm, a princípio, nasceu unicamente como revista, em um contexto no qual a cultura de mídia impressa já era muito presente. Sendo assim, tentar ser “mais uma” alternativa ou “mais uma” concorrente parecia loucura. Mas não era apenas “mais uma”. A revista Zumm Ribeirão (primeiro nome oficial) surgia com a proposta ousada de ser otimista, apolítica, sem matérias factuais ou capas vendidas, e conectada às pessoas que seriam suas leitoras. Ou seja, queria ser diferente. E foi.
Quinzenalmente, uma nova edição chegava ao público, retratando Ribeirão Preto e seus moradores. Dessa forma, a revista provocava um “zumm, zumm, zumm” e era cada vez mais acolhida.
Além de uma revista
Ao mesmo tempo em que a Zumm se firmava como um meio de comunicação local, o mercado como um todo era altamente impactado pelo digital. Começaram as clássicas indagações diante a uma revolução: será que o impresso está condenado?
Pois bem, depende de como a situação é encarada. Pela Zumm, o que podia ser visto como ameaça foi transformado em motivação, levando ao lançamento do Portal Zumm, que passou a fazer um crossmídia on e off para os clientes.
Essa nova aventura editorial foi ainda um impulso para outros movimentos. Constituindo-se cada vez mais como um grupo, a Zumm, no fim de 2018, entrou no mercado de eventos corporativos, visando atender de forma mais completa a sua demanda – foram mais de 40 eventos em apenas um ano.
De acordo com Isabella Haddad, diretora da Zumm Xper, cada novo passo provou a capacidade de inovação, renovação e superação, inerentes ao DNA Zumm.
Um olhar otimista na prática
Mas aí aconteceu a pandemia, aquele fato histórico que deixou sua marca em todos, ainda que em diferentes intensidades. “Naquele momento, parecia que nada poderia nos salvar, exceto continuar acreditando, estudando e praticando resiliência. Naquele mundo silencioso, com todos em casa, sem saber o que fazer, sem correr riscos, nós nos movimentamos e apostamos”, conta Adilson.
O Grupo Zumm fez, portanto, sua 3ª expansão, abrindo o departamento de audiovisual. Atualmente com cinco anos, a Zumm Films já foi responsável por mais de 1.200 filmes – inclusive um especial, feito para comemorar esses 10 anos. Confira:
O Grupo Zumm
A então “revista” foi, portanto, realinhada e passou a responder como o Grupo Zumm. Já a publicação impressa foi literalmente repaginada até chegar ao formato atual, voltada totalmente ao lifestyle. O portal, por sua vez, se consolidou como fonte de informação de entretenimento, sempre em consonância aos valores Zumm – esses, sim, sempre os mesmos: conectar pessoas, negócios e histórias, com otimismo, criatividade e impacto.
Hoje, o grupo responde como Life Zumm, Portal Zumm, Zumm Xper e Zumm Films, tendo registrado crescimento de 50% ao ano, em 2022, 2023 e 2024. E, agora, no ano em que completa uma década, tem o objetivo de ultrapassar os 100% de desenvolvimento: “O que para os outros é desafio, para nós é motivação”, define o CEO.
Leia também
Barbearia de Ribeirão aposta no bom humor para atrair clientes
Sucesso na web, a Bigodini acumula mais de 30 mil fãs nas …
Advogados de Ribeirão Preto são recomendados em ranking internacional
Os sócios do Brasil Salomão e Matthes Advocacia Fabio Pallaretti Calcini e …
Iguatemi Ribeirão Preto tem ponto oficial de vendas do João Rock 2025
A partir desta semana, o shopping se torna o ponto oficial de …
Radialista Valmirão estreia seu novo programa em Ribeirão Preto
“Microfone Aberto” estreou nesta segunda-feira e pertence à emissora Massa FM, de …