• Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Arq&Decor
    • Autos
    • Beleza & Bem-estar
    • Cidade
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Direito
    • Educação
    • Esportes
    • Eventos
    • Gourmet
    • Mercado Imobiliário
    • Moda
    • Negócios
    • Pet
    • Qualidade de Vida
    • Saúde
    • Solidariedade
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Viagens
    • Vida Social
  • Contato
    • Fale conosco
Portal Zumm
Sustentabilidade | Foto Banco de Imagem
Sustentabilidade

Geração Z demonstra crescente preocupação com a sustentabilidade

By Redação Zumm on 5 de outubro de 2025

Essa forte inclinação da Geração Z para a sustentabilidade impulsiona marcas a adotarem práticas mais responsáveis e a investirem em produtos e serviços ecologicamente corretos

Uma geração mais sustentável! Sim, isso é o que mostra uma pesquisa inédita da Nexus encomendada pelo Sindiplast. De acordo com o estudo, a geração Z – jovens entre 16 e 24 anos – demonstra uma crescente preocupação com a sustentabilidade, mas ainda não consegue colocar isso em prática. Mas por que?

Entre os principais obstáculos apontados estão a falta de informação (28%) e a ausência de coleta seletiva nos bairros onde vivem (17%). Para Paulo Teixeira, diretor-superintendente do Sindiplast, os resultados indicam que campanhas educativas e melhorias na infraestrutura de coleta são fundamentais para que a geração mais conectada e engajada com causas sociais também lidere a mudança nos hábitos ambientais.

Ainda segundo o levantamento, 62% dos GenZ dizem separar o lixo para reciclagem, o que representa um percentual menor que o registrado entre idosos, que chega a 78%. Já nas faixas intermediárias – entre 25 e 40 anos e entre 41 e 59 anos – os índices são de 63% e 72%, respectivamente, mostrando que a reciclagem é uma prática mais comum entre os mais velhos.

Comportamento que movimenta

Essa forte inclinação da Geração Z para a sustentabilidade impulsiona marcas a adotarem práticas mais responsáveis e a investirem em produtos e serviços ecologicamente corretos.

Isso também acontece porque os jovens buscam alinhar suas escolhas de consumo, como dietas mais sustentáveis e menor desperdício, com um propósito e valores que respeitem o planeta, o que os torna formadores de opinião e influenciadores de novas tendências de mercado, como:

  • Conscientização ambiental: Cresceram em um mundo com uma forte agenda ambiental, tornando-se conscientes dos problemas climáticos e da necessidade de preservar o planeta. 
  • Engajamento digital: São nativos digitais, utilizando as redes sociais para se informar sobre sustentabilidade e para exigir mudanças de marcas e governos. 
  • Consumo consciente: Preferem marcas que demonstrem responsabilidade social e ambiental, sendo dispostos a pagar um preço mais elevado por produtos alinhados com seus valores. 
  • Dietas dustentáveis: Existe um aumento no interesse por dietas veganas e vegetarianas como forma de reduzir a pegada de carbono. 
  • Mudança de hábitos: São mais propensos a mudar hábitos diários, como o uso de transporte público, a reciclagem e a economia de água e alimentos. 
  • Busca por autenticidade: Valorizam a autenticidade, a qualidade dos produtos e um bom relacionamento com as marcas. 
Posted in Sustentabilidade.
Share
PreviousA orientação que abre portas ao futuro
NextCASACOR Ribeirão Preto 2025 chega aos últimos dias com special sale

Leia também

  • Governo de São Paulo firma parceria com Portugal e Moçambique e foca na sustentabilidade

    Prevenção e combate aos incêndios florestais, conservação e uso sustentável da biodiversidade …

  • Placas solares nas seções da OAB SP | Crédito: Divulgação/ OAB SP

    Subseção da OAB em Ribeirão Preto terá usina de energia solar

    Construção faz parte do projeto da Ordem paulista que prevê investimento total …

  • Letícia Savegnago fala sobre a arte sustentável de Paraty

    Em uma viagem à cidade, a psicóloga e jornalista conta ao Zumm …

  • Economia Circular: a importância da transformação do plástico para empresas e meio ambiente

    Bruno Rocha, diretor da DI-ON Ambiental, explica sobre o processo e como …

© 2025 Grupo Zumm
  • Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Arq&Decor
    • Autos
    • Beleza & Bem-estar
    • Cidade
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Direito
    • Educação
    • Esportes
    • Eventos
    • Gourmet
    • Mercado Imobiliário
    • Moda
    • Negócios
    • Pet
    • Qualidade de Vida
    • Saúde
    • Solidariedade
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Viagens
    • Vida Social
  • Contato
    • Fale conosco