Essa forte inclinação da Geração Z para a sustentabilidade impulsiona marcas a adotarem práticas mais responsáveis e a investirem em produtos e serviços ecologicamente corretos
Uma geração mais sustentável! Sim, isso é o que mostra uma pesquisa inédita da Nexus encomendada pelo Sindiplast. De acordo com o estudo, a geração Z – jovens entre 16 e 24 anos – demonstra uma crescente preocupação com a sustentabilidade, mas ainda não consegue colocar isso em prática. Mas por que?
Entre os principais obstáculos apontados estão a falta de informação (28%) e a ausência de coleta seletiva nos bairros onde vivem (17%). Para Paulo Teixeira, diretor-superintendente do Sindiplast, os resultados indicam que campanhas educativas e melhorias na infraestrutura de coleta são fundamentais para que a geração mais conectada e engajada com causas sociais também lidere a mudança nos hábitos ambientais.
Ainda segundo o levantamento, 62% dos GenZ dizem separar o lixo para reciclagem, o que representa um percentual menor que o registrado entre idosos, que chega a 78%. Já nas faixas intermediárias – entre 25 e 40 anos e entre 41 e 59 anos – os índices são de 63% e 72%, respectivamente, mostrando que a reciclagem é uma prática mais comum entre os mais velhos.
Comportamento que movimenta
Essa forte inclinação da Geração Z para a sustentabilidade impulsiona marcas a adotarem práticas mais responsáveis e a investirem em produtos e serviços ecologicamente corretos.
Isso também acontece porque os jovens buscam alinhar suas escolhas de consumo, como dietas mais sustentáveis e menor desperdício, com um propósito e valores que respeitem o planeta, o que os torna formadores de opinião e influenciadores de novas tendências de mercado, como:
Conscientização ambiental: Cresceram em um mundo com uma forte agenda ambiental, tornando-se conscientes dos problemas climáticos e da necessidade de preservar o planeta.
Engajamento digital: São nativos digitais, utilizando as redes sociais para se informar sobre sustentabilidade e para exigir mudanças de marcas e governos.
Consumo consciente: Preferem marcas que demonstrem responsabilidade social e ambiental, sendo dispostos a pagar um preço mais elevado por produtos alinhados com seus valores.
Dietas dustentáveis: Existe um aumento no interesse por dietas veganas e vegetarianas como forma de reduzir a pegada de carbono.
Mudança de hábitos: São mais propensos a mudar hábitos diários, como o uso de transporte público, a reciclagem e a economia de água e alimentos.
Busca por autenticidade: Valorizam a autenticidade, a qualidade dos produtos e um bom relacionamento com as marcas.
Geração Z demonstra crescente preocupação com a sustentabilidade
Essa forte inclinação da Geração Z para a sustentabilidade impulsiona marcas a adotarem práticas mais responsáveis e a investirem em produtos e serviços ecologicamente corretos
Uma geração mais sustentável! Sim, isso é o que mostra uma pesquisa inédita da Nexus encomendada pelo Sindiplast. De acordo com o estudo, a geração Z – jovens entre 16 e 24 anos – demonstra uma crescente preocupação com a sustentabilidade, mas ainda não consegue colocar isso em prática. Mas por que?
Entre os principais obstáculos apontados estão a falta de informação (28%) e a ausência de coleta seletiva nos bairros onde vivem (17%). Para Paulo Teixeira, diretor-superintendente do Sindiplast, os resultados indicam que campanhas educativas e melhorias na infraestrutura de coleta são fundamentais para que a geração mais conectada e engajada com causas sociais também lidere a mudança nos hábitos ambientais.
Ainda segundo o levantamento, 62% dos GenZ dizem separar o lixo para reciclagem, o que representa um percentual menor que o registrado entre idosos, que chega a 78%. Já nas faixas intermediárias – entre 25 e 40 anos e entre 41 e 59 anos – os índices são de 63% e 72%, respectivamente, mostrando que a reciclagem é uma prática mais comum entre os mais velhos.
Comportamento que movimenta
Essa forte inclinação da Geração Z para a sustentabilidade impulsiona marcas a adotarem práticas mais responsáveis e a investirem em produtos e serviços ecologicamente corretos.
Isso também acontece porque os jovens buscam alinhar suas escolhas de consumo, como dietas mais sustentáveis e menor desperdício, com um propósito e valores que respeitem o planeta, o que os torna formadores de opinião e influenciadores de novas tendências de mercado, como:
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