• Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Arq&Decor
    • Autos
    • Beleza & Bem-estar
    • Cidade
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Direito
    • Educação
    • Esportes
    • Eventos
    • Gourmet
    • Mercado Imobiliário
    • Moda
    • Negócios
    • Pet
    • Qualidade de Vida
    • Saúde
    • Solidariedade
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Viagens
    • Vida Social
  • Contato
    • Fale conosco
Portal Zumm
Negócios

Descubra a estratégia por trás do Data-Driven Marketing

By Portal Zumm on 9 de junho de 2021

Para conseguir os melhores resultados, o Data-Driven Marketing deve ser implementador a partir de uma mudança de cultura e processos

Com o movimento digital, toda empresa em evolução tem como objetivo atrair novos clientes e fidelizá-los por meio de novas experiências de consumo, a fim de gerar mais receita com seus negócios. E como o marketing pode auxiliar nesse processo?

O marketing atua justamente para provocar engajamento, propondo e executando etapas em uma longa jornada. Entretanto, esse caminho se tornou um pouco mais rápido com o mapeamento de dados ou consumer insights, como ficou conhecido o processo de coleta de informações relevantes usado pelas empresas. Dessa forma, é possível obter uma compreensão mais profunda e detalhada sobre como a sua audiência se comporta e quais são seus interesses.

E foi a partir disso que surgiu o Data-Driven Marketing, uma nova forma de trabalhar a comunicação de maneira mais assertiva por meio do uso de inteligência artificial e os dados coletados. O principal objetivo dessa estratégia é potencializar a eficiência do marketing, atingindo, inclusive, um melhor ROI (Retorno Sobre Investimentos).

Data-driven marketing é o futuro

Estamos na era da informação; nela, é cada vez mais comum as empresas usarem uma estratégia de humanização para que o consumidor se identifique com o trabalho que é realizado ou com o produto oferecido.

Nesse sentido, os dados podem apontar uma tendência referente ao mercado. É essa a principal orientação do Data-Driven Marketing, que se baseia em indicadores mensuráveis do comportamento do público-alvo. O método é aplicado de forma gradativa, um passo de cada vez, para que as informações sejam mais assertivas. Para isso, é necessário definir:

1. Os objetivos;
2. As métricas que serão avaliadas;
3. Como as métricas serão extraídas e apresentadas;
4. Quando as métricas serão analisadas;
5. Comece o ciclo: analise e tome as decisões;
6. Acompanhe: Ajuste as métricas até ficarem perfeitas e recomece;
7. Recomece.

Com a implementação dessa cultura, a empresa passa a criar estratégias de marketing com menores riscos, de forma inteligente, prática e objetiva. A tecnologia é fundamental para essa transição e para deixar a marca em evidência no mercado competitivo.

Data-Driven MarketingMarketing Digital
Posted in Negócios.
Share
PreviousIndústria brasileira dá sinais de recuperação
NextMelhor história com Ribeirão Preto pode ganhar voo de balão

Leia também

  • Santa Rosa do Viterbo | Crédito: Freepik

    Novo laboratório pretende levar inovação a mais de 80 cidades do interior do Brasil

    Iniciativa Walkin’ Lab, da WHF com a Walking Together, tem como objetivo …

  • Reconhecida pelo pioneirismo, Multiplan chega aos 50 anos

    Com 20 shoppings espalhados pelo Brasil, a rede celebra papel fundamental como …

  • shein

    Shein firma parceria com GTEX, fabricante brasileira

    No primeiro semestre, a Shein iniciou um período de testes com diversos …

  • Ribeirão Preto é a segunda cidade com maior percentual de geração de emprego entre as cidades com mais de 600 mil habitantes | Foto: Guilherme Sircili/Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

    Ribeirão Preto apresenta desempenho melhor que Brasil e SP na geração de emprego

    Nos últimos 12 meses, município cresceu 6,23; média nacional foi de 5,99%, …

© 2025 Grupo Zumm
  • Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Arq&Decor
    • Autos
    • Beleza & Bem-estar
    • Cidade
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Direito
    • Educação
    • Esportes
    • Eventos
    • Gourmet
    • Mercado Imobiliário
    • Moda
    • Negócios
    • Pet
    • Qualidade de Vida
    • Saúde
    • Solidariedade
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Viagens
    • Vida Social
  • Contato
    • Fale conosco