De 1998 para cá, muito mudou, passando pelas tecnologias à dinâmica social. Mas, para a 6P, a missão e a paixão de fazer o melhor continuam as mesmas – e só aumentam!
No dia 16 de novembro de 1998, em meio a prateleiras cheias de livros de referência e com o apoio de toda a a modernidade oferecida pela internet discada, Daniel Malusá Gonçalves e Karin Rossi assinavam o contrato social de criação de uma agência de publicidade e propaganda que já tinha a intenção de não se limitar a essas duas palavras. A missão era (e ainda é) oferecer soluções em comunicação na hora certa, na medida certa e para as pessoas certas.
E eles conseguiram! Comemorando 25 anos no mercado, a 6P – Comunicação, Tecnologia e Comportamento é uma referência em todo o Brasil de como estabelecer conversas reais e com resultado, muito além da propaganda em si. “O papel da agência cresceu muito até no sentido da consultoria. Porque diante desse cenário tão mais complexo e exigente no qual estamos, em que comunicar é muito mais profundo, o papel da agência no dia a dia do cliente tem que ser mais técnico, consultivo. Esse é um papel que entendemos que temos que ocupar, por meio de relações muito transparentes”, avalia Daniel.
“Somos inquietos. Queremos seguir na vanguarda em busca de soluções, de tudo que nos mantenha vivo da melhor forma”.
Karin Rossi
Confira algumas campanhas criadas pela 6P:
Os 6P iniciais
Com o olhar vanguardista há mais de décadas, o nome 6P surgiu como forma de representar esse entendimento da comunicação como algo não só vocacionado para a propaganda. A partir dos 4P de Phillip Kotler, professor norte-americano referência na área de marketing, os sócios somaram mais dois, totalizando Preço, Produto, Ponto de venda, Promoção, Packing (traduzido como “embalagem”) e a Propaganda em si. “Mas, ao longo dos anos, nós transformamos esses Ps. Incluímos “pessoas”, por exemplo. Então, os 6P foram só o início de algo muito maior”, conta Karin, que hoje também entende um dos Ps como “possibilidades”.
As pessoas, por sua vez, foram sempre os pilares da 6P, que deu boas-vindas a uma nova sócia, Silvia Bianchi Machado, apenas dois anos depois de fundada. “Desde o início, sempre colocamos a mão na massa, cada um na sua expertise e com as suas habilidades, fazendo o nosso melhor. Mas a agência é formada por muitas pessoas, com pensamentos diferentes, o que sempre nos fortaleceu como um todo. A gente sempre se somou”, garante Silvia.
E quando diz “a gente”, ela se refere também ao quadro de colaboradores, cuja força é medida a partir das suas individualidades e possibilidades de crescimento. Da mesma forma que olham para o mercado, eles buscam diversidade dentro da agência, tanto de conhecimentos, quanto de experiências de vida, sendo sob essa luz que, depois de 18 anos como colaborador, Junior Botrel foi convidado a se juntar ao quadro societário.
“Acreditamos que a transformação vem das pessoas. Tanto que venho participando dessa história quase desde o início, só que a partir de outra perspectiva. Nossos olhares próprios se complementam e eu acho que isso faz a 6P ser tão diferente”, destaca o mais recente sócio.
“O que impacta muito o nosso trabalho é ter pessoas com o conhecimento para escolher e lidar com as plataformas, os dados e os canais que existem para comunicar. Aí que entra a valorização do conhecimento humano”.
Silvia Bianchi Machado
Silvia Bianchi Machado, Junior Botrel, Karin Rossi e Daniel Malusá Gonçalves | Crédito: Rafael Cautella
25 anos de mudanças
De acordo com Daniel, é até engraçado lembrar que, lá no início, a internet era discada, os bancos de imagens eram impressos e levar um arquivo de um lugar para o outro dependia de deslocamento físico. Redes sociais? Nem existiam. Então, nem passava pela cabeça o que elas poderiam significar.
“Quando as redes sociais surgiram, não imaginava que elas resignificariam o mundo como aconteceu. Elas resignificaram até o relacionamento entre as pessoas. Não achei mesmo que chegaria a esse nível de mudança. Mas agora acontecerá cada vez mais”, prevê o sócio.
Da mesma forma, Karin aponta que, se há 25 anos, propaganda era sinônimo de TV, rádio, revista, hoje fala-se em “conectividade”, que traz junto um universo infinito de possibilidades, especialmente ao estabelecer conversas multidirecionais.
“A comunicação deixou de ser unidirecional para ser participativa. O consumidor quer fazer parte da marca, quer interagir. E nosso papel é fornecer ferramentas para que haja essa troca. Por isso, nosso principal investimento tem sido em convergir comportamento, criatividade, dados e tecnologia em nossas criações. Tudo isso precisa estar na mesa antes de começarmos a desenvolver um trabalho para o cliente. Não se trata só de entregar uma boa campanha; é sobre desenvolver uma solução de comunicação completa”, explica.
Ainda colocando a possibilidade de conversas como a essência do negócio, Daniel completa a visão da sócia com outra ideia que já estava na 6P desde o começo: “dizemos aqui também que operamos como uma extensão do marketing dos nossos clientes – uma frase de 25 anos ainda válida –, porque continuamos dando suporte a eles durante toda a jornada de comunicação, independentemente dos caminhos pelos quais ela aconteça”.
“Para mim, a mudança mais forte foi a de comportamento social – de como as propagandas eram feitas quando a agência começou e agora. Hoje, trazemos diversidade e comprometimento. O valor do respeito a qualquer ser humano é o que mais vem me encantando”.
Junior Botrel
Fortalecendo relações
A partir desse suporte e da entrega de resultados (apesar e devido às grandes mudanças), visto que, no fim, é ela que mede o impacto de uma empresa, a agência 6P coleciona relacionamentos longevos durante toda a sua história, como cita Daniel.
“Podemos falar da área de Educação, no qual, nesses 25 anos, sempre estivemos muito bem posicionados; de Cooperativismo de crédito, que seguimos construindo uma história muito bacana; o segmento imobiliário, onde também temos participação importante; no agronegócio; na odontologia, nas telecomunicações. Enfim. Mesmo sendo um mercado de muito giro, temos histórias longas. E acreditamos que isso é a tradução da nossa entrega de resultados”.
Por isso também, mesmo que tanto tenha mudado, especialmente em termos de dinâmicas sociais e de tecnologia, a agência segue conquistando mercado e reconhecimento. “Sempre tivemos o olhar de entregar uma solução estratégica criativa em vez de uma peça de propaganda. E eu acho que isso que foi fazendo a força da 6P. Mesmo em um mundo que não era digital, não era conectado, tínhamos o olhar para fora; tínhamos sempre essa vontade de integrar e a paixão pelo negócio, que, entre todos aqui dentro, ainda é muito viva”, avalia Silvia.
A paixão também é, na visão de Junior, o que continuará movendo e fortalecendo a agência durante muito tempo no futuro. “A 6P tem um coração gigante. Temos paixão pelas pessoas que estão aqui, pelos clientes e pela comunicação. É isso que não podemos perder. Então, independentemente das mudanças, continuaremos com o olho brilhando e usando todos os recursos para criar mensagens que façam a sociedade pensar em temas que são relevantes para seu próprio consumo”, prevê.
“O que esperamos para o futuro da 6P eu traduzo com uma frase que hoje é o nosso propósito: pessoas felizes, produzindo resultados incríveis e transformadores”.
Há 25 anos, agência 6P entrega soluções na vanguarda da comunicação
De 1998 para cá, muito mudou, passando pelas tecnologias à dinâmica social. Mas, para a 6P, a missão e a paixão de fazer o melhor continuam as mesmas – e só aumentam!
No dia 16 de novembro de 1998, em meio a prateleiras cheias de livros de referência e com o apoio de toda a a modernidade oferecida pela internet discada, Daniel Malusá Gonçalves e Karin Rossi assinavam o contrato social de criação de uma agência de publicidade e propaganda que já tinha a intenção de não se limitar a essas duas palavras. A missão era (e ainda é) oferecer soluções em comunicação na hora certa, na medida certa e para as pessoas certas.
E eles conseguiram! Comemorando 25 anos no mercado, a 6P – Comunicação, Tecnologia e Comportamento é uma referência em todo o Brasil de como estabelecer conversas reais e com resultado, muito além da propaganda em si. “O papel da agência cresceu muito até no sentido da consultoria. Porque diante desse cenário tão mais complexo e exigente no qual estamos, em que comunicar é muito mais profundo, o papel da agência no dia a dia do cliente tem que ser mais técnico, consultivo. Esse é um papel que entendemos que temos que ocupar, por meio de relações muito transparentes”, avalia Daniel.
Confira algumas campanhas criadas pela 6P:
Os 6P iniciais
Com o olhar vanguardista há mais de décadas, o nome 6P surgiu como forma de representar esse entendimento da comunicação como algo não só vocacionado para a propaganda. A partir dos 4P de Phillip Kotler, professor norte-americano referência na área de marketing, os sócios somaram mais dois, totalizando Preço, Produto, Ponto de venda, Promoção, Packing (traduzido como “embalagem”) e a Propaganda em si. “Mas, ao longo dos anos, nós transformamos esses Ps. Incluímos “pessoas”, por exemplo. Então, os 6P foram só o início de algo muito maior”, conta Karin, que hoje também entende um dos Ps como “possibilidades”.
As pessoas, por sua vez, foram sempre os pilares da 6P, que deu boas-vindas a uma nova sócia, Silvia Bianchi Machado, apenas dois anos depois de fundada. “Desde o início, sempre colocamos a mão na massa, cada um na sua expertise e com as suas habilidades, fazendo o nosso melhor. Mas a agência é formada por muitas pessoas, com pensamentos diferentes, o que sempre nos fortaleceu como um todo. A gente sempre se somou”, garante Silvia.
E quando diz “a gente”, ela se refere também ao quadro de colaboradores, cuja força é medida a partir das suas individualidades e possibilidades de crescimento. Da mesma forma que olham para o mercado, eles buscam diversidade dentro da agência, tanto de conhecimentos, quanto de experiências de vida, sendo sob essa luz que, depois de 18 anos como colaborador, Junior Botrel foi convidado a se juntar ao quadro societário.
“Acreditamos que a transformação vem das pessoas. Tanto que venho participando dessa história quase desde o início, só que a partir de outra perspectiva. Nossos olhares próprios se complementam e eu acho que isso faz a 6P ser tão diferente”, destaca o mais recente sócio.
25 anos de mudanças
De acordo com Daniel, é até engraçado lembrar que, lá no início, a internet era discada, os bancos de imagens eram impressos e levar um arquivo de um lugar para o outro dependia de deslocamento físico. Redes sociais? Nem existiam. Então, nem passava pela cabeça o que elas poderiam significar.
“Quando as redes sociais surgiram, não imaginava que elas resignificariam o mundo como aconteceu. Elas resignificaram até o relacionamento entre as pessoas. Não achei mesmo que chegaria a esse nível de mudança. Mas agora acontecerá cada vez mais”, prevê o sócio.
Da mesma forma, Karin aponta que, se há 25 anos, propaganda era sinônimo de TV, rádio, revista, hoje fala-se em “conectividade”, que traz junto um universo infinito de possibilidades, especialmente ao estabelecer conversas multidirecionais.
“A comunicação deixou de ser unidirecional para ser participativa. O consumidor quer fazer parte da marca, quer interagir. E nosso papel é fornecer ferramentas para que haja essa troca. Por isso, nosso principal investimento tem sido em convergir comportamento, criatividade, dados e tecnologia em nossas criações. Tudo isso precisa estar na mesa antes de começarmos a desenvolver um trabalho para o cliente. Não se trata só de entregar uma boa campanha; é sobre desenvolver uma solução de comunicação completa”, explica.
Ainda colocando a possibilidade de conversas como a essência do negócio, Daniel completa a visão da sócia com outra ideia que já estava na 6P desde o começo: “dizemos aqui também que operamos como uma extensão do marketing dos nossos clientes – uma frase de 25 anos ainda válida –, porque continuamos dando suporte a eles durante toda a jornada de comunicação, independentemente dos caminhos pelos quais ela aconteça”.
Fortalecendo relações
A partir desse suporte e da entrega de resultados (apesar e devido às grandes mudanças), visto que, no fim, é ela que mede o impacto de uma empresa, a agência 6P coleciona relacionamentos longevos durante toda a sua história, como cita Daniel.
“Podemos falar da área de Educação, no qual, nesses 25 anos, sempre estivemos muito bem posicionados; de Cooperativismo de crédito, que seguimos construindo uma história muito bacana; o segmento imobiliário, onde também temos participação importante; no agronegócio; na odontologia, nas telecomunicações. Enfim. Mesmo sendo um mercado de muito giro, temos histórias longas. E acreditamos que isso é a tradução da nossa entrega de resultados”.
Por isso também, mesmo que tanto tenha mudado, especialmente em termos de dinâmicas sociais e de tecnologia, a agência segue conquistando mercado e reconhecimento. “Sempre tivemos o olhar de entregar uma solução estratégica criativa em vez de uma peça de propaganda. E eu acho que isso que foi fazendo a força da 6P. Mesmo em um mundo que não era digital, não era conectado, tínhamos o olhar para fora; tínhamos sempre essa vontade de integrar e a paixão pelo negócio, que, entre todos aqui dentro, ainda é muito viva”, avalia Silvia.
A paixão também é, na visão de Junior, o que continuará movendo e fortalecendo a agência durante muito tempo no futuro. “A 6P tem um coração gigante. Temos paixão pelas pessoas que estão aqui, pelos clientes e pela comunicação. É isso que não podemos perder. Então, independentemente das mudanças, continuaremos com o olho brilhando e usando todos os recursos para criar mensagens que façam a sociedade pensar em temas que são relevantes para seu próprio consumo”, prevê.
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