Com esta visão de futuro que o ex-metalúrgico, Altair Vilar tornou-se o presidente do Cartão de TODOS, maior cartão de descontos do Brasil
No mundo dos negócios há um termo muito conhecido como o oceano azul. Em que o objetivo dessa estratégia é criar as condições para que uma empresa fomente a inovação pelo melhor custo-benefício. E foi com esta visão de futuro que o ex-metalúrgico, Altair Vilar tornou-se o presidente do maior cartão de descontos do Brasil, o Cartão de TODOS, e do grupo empresarial que tem em seu portfólio: 7 unidades de negócios, 18 milhões de filiados, 20 mil colaboradores, 780 estabelecimentos de atendimentos presenciais espalhados por todo o país (entre franquias e clínicas de atendimento médico e odontológico) e uma lista de parceiros que inclui gigantes do varejo nacional, como a Raia Drogasil e a Ultragaz.
Para entender essa trajetória de sucesso é necessário voltar para 1974, quando aos 16 anos começou a trabalhar como auxiliar de escritório na siderúrgica Usiminas de Ipatinga (MG), empresa na qual permaneceu por 25 anos. Com a privatização da Usiminas, em 1991, Altair assumiu a presidência do Clube de Investimentos da empresa e, depois de dois mandatos, direcionou seus esforços para as atividades sindicais, tornando-se o Diretor-Presidente do Sindipa – Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga – entre 1995 e 2001. A atuação sindical aproximou Vilar de pautas e demandas populares, além de dar a ele a oportunidade de participar de diversos cursos, congressos e estágios em países como Uruguai, Argentina, França e Alemanha.
Em 2001, após o fim de seu mandato no Sindipa, seguido do desligamento da Usiminas, Altair Vilar decidiu colocar em prática um projeto que tinha conhecido em uma viagem à Alemanha, em 1998, no qual através de mensalidades baixas, trabalhadores tinham acesso a descontos em serviços essenciais.
“O modelo de negócios do Cartão de TODOS, colocado em prática no início dos anos 2000 através da criação da Clínica de TODOS, é inspirado no programa sindical alemão de atribuição de benefícios aos trabalhadores através do processo de filiação. Quando dei início ao projeto em Ipatinga, meu foco era conseguir 5 mil famílias filiadas pagando R$ 5 reais ao mês, dentro da própria cidade, para que pudéssemos oferecer benefícios principalmente em saúde. Hoje, nosso Grupo possui cinco milhões de famílias filiadas aproveitando descontos e serviços nos mais diversos setores e presentes em cada estado deste país”, revela Altair.
A empresa obteve bons resultados em diversas cidades de Minas Gerais, o que fez com que a sua atuação extrapolasse os limites estaduais e se expandisse para todos os estados do país, estando presente atualmente em cidades brasileiras com mais de 150 mil habitantes. Além do Brasil, onde sua base de filiados corresponde a 7% da população nacional, o Grupo Cartão de TODOS está presente na Colômbia e tem planos de expansão para o Chile, o México e os Estados Unidos.
“O crescimento do Cartão de TODOS tem sido exponencial desde o primeiro ano, isso porque nosso modelo de negócio é baseado em capilaridade, diversificação de segmentos em que atuamos e respeito aos nossos filiados e à realidade enfrentada por eles”, declara o empresário.
O Grupo Cartão de TODOS é hoje o maior conglomerado empresarial brasileiro a oferecer serviços de desconto em saúde, educação e lazer, atendimento em clínicas populares, soluções financeiras inteligentes voltadas à concessão de créditos, plataformas educacionais com cursos preparatórios, energia solar a preços acessíveis e dezenas de outros serviços voltados ao cuidado e ao empoderamento das classes C e D. Essa diversidade de serviços, segue um modelo de negócio que se baseia em economia de escala de forma justa.
“Através deste princípio, é possível aumentar o número de beneficiados, sem sacrifícios para quem paga. Para nós no Cartão de TODOS, isso é o mais importante, garantir possibilidades para quem normalmente não tem. O lucro é consequência, o foco é contribuir para a melhora da situação social nacional”, enfatiza Vilar.
Para seguir com o foco no desenvolvimento social acima da especulação, Altair Vilar mantém a administração do grupo entre seu círculo familiar, principalmente, em especial os filhos: Tales Vilar, vice-presidente do Cartão de TODOS e CEO da fintech popular Mais TODOS; Ícaro Vilar, CEO da rede de clínicas populares do Grupo, a AmorSaúde; e Aquiles Vilar, vice-presidente global do Cartão de TODOS – as duas unidades de negócios citadas possuem sede aqui em Ribeirão Preto (SP).
Altair Vilar atribui crescimento à priorização do desenvolvimento social acima do lucro
POR ANA PAULA POPOLIN
Com esta visão de futuro que o ex-metalúrgico, Altair Vilar tornou-se o presidente do Cartão de TODOS, maior cartão de descontos do Brasil
No mundo dos negócios há um termo muito conhecido como o oceano azul. Em que o objetivo dessa estratégia é criar as condições para que uma empresa fomente a inovação pelo melhor custo-benefício. E foi com esta visão de futuro que o ex-metalúrgico, Altair Vilar tornou-se o presidente do maior cartão de descontos do Brasil, o Cartão de TODOS, e do grupo empresarial que tem em seu portfólio: 7 unidades de negócios, 18 milhões de filiados, 20 mil colaboradores, 780 estabelecimentos de atendimentos presenciais espalhados por todo o país (entre franquias e clínicas de atendimento médico e odontológico) e uma lista de parceiros que inclui gigantes do varejo nacional, como a Raia Drogasil e a Ultragaz.
Para entender essa trajetória de sucesso é necessário voltar para 1974, quando aos 16 anos começou a trabalhar como auxiliar de escritório na siderúrgica Usiminas de Ipatinga (MG), empresa na qual permaneceu por 25 anos. Com a privatização da Usiminas, em 1991, Altair assumiu a presidência do Clube de Investimentos da empresa e, depois de dois mandatos, direcionou seus esforços para as atividades sindicais, tornando-se o Diretor-Presidente do Sindipa – Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga – entre 1995 e 2001. A atuação sindical aproximou Vilar de pautas e demandas populares, além de dar a ele a oportunidade de participar de diversos cursos, congressos e estágios em países como Uruguai, Argentina, França e Alemanha.
Em 2001, após o fim de seu mandato no Sindipa, seguido do desligamento da Usiminas, Altair Vilar decidiu colocar em prática um projeto que tinha conhecido em uma viagem à Alemanha, em 1998, no qual através de mensalidades baixas, trabalhadores tinham acesso a descontos em serviços essenciais.
“O modelo de negócios do Cartão de TODOS, colocado em prática no início dos anos 2000 através da criação da Clínica de TODOS, é inspirado no programa sindical alemão de atribuição de benefícios aos trabalhadores através do processo de filiação. Quando dei início ao projeto em Ipatinga, meu foco era conseguir 5 mil famílias filiadas pagando R$ 5 reais ao mês, dentro da própria cidade, para que pudéssemos oferecer benefícios principalmente em saúde. Hoje, nosso Grupo possui cinco milhões de famílias filiadas aproveitando descontos e serviços nos mais diversos setores e presentes em cada estado deste país”, revela Altair.
A empresa obteve bons resultados em diversas cidades de Minas Gerais, o que fez com que a sua atuação extrapolasse os limites estaduais e se expandisse para todos os estados do país, estando presente atualmente em cidades brasileiras com mais de 150 mil habitantes. Além do Brasil, onde sua base de filiados corresponde a 7% da população nacional, o Grupo Cartão de TODOS está presente na Colômbia e tem planos de expansão para o Chile, o México e os Estados Unidos.
“O crescimento do Cartão de TODOS tem sido exponencial desde o primeiro ano, isso porque nosso modelo de negócio é baseado em capilaridade, diversificação de segmentos em que atuamos e respeito aos nossos filiados e à realidade enfrentada por eles”, declara o empresário.
O Grupo Cartão de TODOS é hoje o maior conglomerado empresarial brasileiro a oferecer serviços de desconto em saúde, educação e lazer, atendimento em clínicas populares, soluções financeiras inteligentes voltadas à concessão de créditos, plataformas educacionais com cursos preparatórios, energia solar a preços acessíveis e dezenas de outros serviços voltados ao cuidado e ao empoderamento das classes C e D. Essa diversidade de serviços, segue um modelo de negócio que se baseia em economia de escala de forma justa.
“Através deste princípio, é possível aumentar o número de beneficiados, sem sacrifícios para quem paga. Para nós no Cartão de TODOS, isso é o mais importante, garantir possibilidades para quem normalmente não tem. O lucro é consequência, o foco é contribuir para a melhora da situação social nacional”, enfatiza Vilar.
Para seguir com o foco no desenvolvimento social acima da especulação, Altair Vilar mantém a administração do grupo entre seu círculo familiar, principalmente, em especial os filhos: Tales Vilar, vice-presidente do Cartão de TODOS e CEO da fintech popular Mais TODOS; Ícaro Vilar, CEO da rede de clínicas populares do Grupo, a AmorSaúde; e Aquiles Vilar, vice-presidente global do Cartão de TODOS – as duas unidades de negócios citadas possuem sede aqui em Ribeirão Preto (SP).
Leia também
Fábio Fernandes, presidente do LIDE Ribeirão Preto, participa de fórum em Nova York sobre oportunidades de investimentos no Brasil
Encontro acontece no dia 09 de maio, no Harvard Club, reunindo lideranças …
Há 25 anos, agência 6P entrega soluções na vanguarda da comunicação
De 1998 para cá, muito mudou, passando pelas tecnologias à dinâmica social. …
Ribeirão Preto receberá ações do Dia Mundial da Criatividade em abril
O maior festival colaborativo de criatividade do mundo acontece entre os dias …
Prefeitura celebra realização do 1º “Ribeirão & Região Tech Week 2022”
Em cinco dias de festival, mais de 2,4 mil pessoas participaram de …