Novidade está em teste desde o final do ano letivo anterior; em 2024, milhões de textos serão revisados pela IA e validados pelos professores da rede estadual
Mais de 80 mil alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da região de Ribeirão Preto e seus professores terão, ao longo do ano letivo de 2024, mais um apoio ao ensino-aprendizagem. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo implementou, ainda no final de 2023, uma assistente de correção virtual para auxiliar professores na revisão dos textos da plataforma Redação Paulista.
Ao longo do segundo semestre, mais de 2,4 milhões de estudantes em todo o estado submeteram 3,5 milhões de redações na plataforma. Até a implantação da assistente virtual, a conferência era feita diretamente pelos professores.
Agora, esses docentes terão a assistente de correção virtual para agilizar e facilitar essas revisões. O objetivo, de acordo com o secretário da Educação, Renato Feder, é ampliar o número de produções no ano que vem e, assim, garantir que estudantes da rede pública escrevam mais e melhor, alcançando melhores índices em avaliações como o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)
Como funciona a IA da Redação Paulista
Assim que subirem seus textos na plataforma, os alunos contam com o auxílio de um corretor ortográfico e gramatical. Para fazer as mudanças necessárias no texto, eles precisam reescrever, eliminar as falhas e enviar a redação ao professor. Quando o docente recebe o texto, a plataforma aponta automaticamente se foram seguidos os critérios avaliativos obrigatórios, como coerência, argumentação e adesão ao tema. Cada um desses tópicos deve ser validado pelo professor, a quem cabe a palavra final sobre a redação, inclusive a nota.
A implantação da assistente de correção virtual é uma das iniciativas da Secretaria da Educação para preparar os alunos para o vestibular. Em 2024, a Educação aumentará em 60% o tempo destinado à aprendizagem de língua portuguesa. Além das aulas de gramática, os estudantes terão acesso à disciplina de redação e leitura.
Alunos da região de Ribeirão Preto terão apoio de IA para melhorar redação
Novidade está em teste desde o final do ano letivo anterior; em 2024, milhões de textos serão revisados pela IA e validados pelos professores da rede estadual
Mais de 80 mil alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da região de Ribeirão Preto e seus professores terão, ao longo do ano letivo de 2024, mais um apoio ao ensino-aprendizagem. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo implementou, ainda no final de 2023, uma assistente de correção virtual para auxiliar professores na revisão dos textos da plataforma Redação Paulista.
Ao longo do segundo semestre, mais de 2,4 milhões de estudantes em todo o estado submeteram 3,5 milhões de redações na plataforma. Até a implantação da assistente virtual, a conferência era feita diretamente pelos professores.
Agora, esses docentes terão a assistente de correção virtual para agilizar e facilitar essas revisões. O objetivo, de acordo com o secretário da Educação, Renato Feder, é ampliar o número de produções no ano que vem e, assim, garantir que estudantes da rede pública escrevam mais e melhor, alcançando melhores índices em avaliações como o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)
Como funciona a IA da Redação Paulista
Assim que subirem seus textos na plataforma, os alunos contam com o auxílio de um corretor ortográfico e gramatical. Para fazer as mudanças necessárias no texto, eles precisam reescrever, eliminar as falhas e enviar a redação ao professor. Quando o docente recebe o texto, a plataforma aponta automaticamente se foram seguidos os critérios avaliativos obrigatórios, como coerência, argumentação e adesão ao tema. Cada um desses tópicos deve ser validado pelo professor, a quem cabe a palavra final sobre a redação, inclusive a nota.
A implantação da assistente de correção virtual é uma das iniciativas da Secretaria da Educação para preparar os alunos para o vestibular. Em 2024, a Educação aumentará em 60% o tempo destinado à aprendizagem de língua portuguesa. Além das aulas de gramática, os estudantes terão acesso à disciplina de redação e leitura.
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