Com 870m de comprimento, o túnel imerso atende a uma demanda antiga da população e reduzirá o tempo de deslocamento entre as duas áreas urbanas
O Brasil terá seu primeiro túnel imerso – instalado no mar -, com 870m de comprimento, para ligar as cidades de Santos (SP) e Guarujá (SP). A estrutura tem investimento estimado em R$ 6 bilhões, divididos entre governo do estado, governo federal e a iniciativa privada, sendo esta última a responsável pela construção, operação e manutenção do projeto.
A profundidade do túnel imerso será de 21 metros e o trecho ligará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. O estudo de mobilidade do projeto concluiu que a localização mais adequada do túnel é no centro do canal, atendendo as necessidades logísticas da região.
O projeto é uma resposta a uma demanda antiga da população a fim de reduzir o tempo de deslocamento entre as duas áreas urbanas. Atualmente, a travessia é feita por balsa ou por cerca de 40km de rodovia. Mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens utilizando barcos de pequeno porte (catraias) e as balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.
As demandas atuais e futuras de viagens, conectando as áreas de maior geração de tráfego nas duas cidades da Baixada Santista, balizaram a formatação da proposta para a ligação seca. O empreendimento ainda permitirá a integração dos sistemas de transportes públicos na região. Além da passagem de veículos, o túnel imerso contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres instalada entre as seis vias de pista – três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
A estrutura será composta por seis módulos de concreto pré-moldados que serão construídos em uma doca seca. Em seguida, os módulos serão “mergulhados” na água para o teste de vedação e impermeabilidade. Depois de prontas, as partes serão transportadas por flutuação até o local onde o túnel será instalado no fundo do leito oceânico.
Brasil terá seu primeiro túnel imerso que ligará Santos ao Guarujá
Com 870m de comprimento, o túnel imerso atende a uma demanda antiga da população e reduzirá o tempo de deslocamento entre as duas áreas urbanas
O Brasil terá seu primeiro túnel imerso – instalado no mar -, com 870m de comprimento, para ligar as cidades de Santos (SP) e Guarujá (SP). A estrutura tem investimento estimado em R$ 6 bilhões, divididos entre governo do estado, governo federal e a iniciativa privada, sendo esta última a responsável pela construção, operação e manutenção do projeto.
A profundidade do túnel imerso será de 21 metros e o trecho ligará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. O estudo de mobilidade do projeto concluiu que a localização mais adequada do túnel é no centro do canal, atendendo as necessidades logísticas da região.
O projeto é uma resposta a uma demanda antiga da população a fim de reduzir o tempo de deslocamento entre as duas áreas urbanas. Atualmente, a travessia é feita por balsa ou por cerca de 40km de rodovia. Mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens utilizando barcos de pequeno porte (catraias) e as balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.
As demandas atuais e futuras de viagens, conectando as áreas de maior geração de tráfego nas duas cidades da Baixada Santista, balizaram a formatação da proposta para a ligação seca. O empreendimento ainda permitirá a integração dos sistemas de transportes públicos na região. Além da passagem de veículos, o túnel imerso contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres instalada entre as seis vias de pista – três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
A estrutura será composta por seis módulos de concreto pré-moldados que serão construídos em uma doca seca. Em seguida, os módulos serão “mergulhados” na água para o teste de vedação e impermeabilidade. Depois de prontas, as partes serão transportadas por flutuação até o local onde o túnel será instalado no fundo do leito oceânico.
Fonte: Agência SP
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