Criador da rede de escolas de oratória Vox2You, Luis Fernando Câmara transformou duras lições em um modelo de franquias replicável em todo o país
O que define um empreendedor? Quais as características necessárias para quem quer empreender? Segundo Luis Fernando Câmara, CEO e fundador da Vox2you, rede de escolas especializada em oratória, são dois os elementos essenciais: visão clara de onde se deseja chegar e desenvolver uma ideia pela qual as pessoas se apaixonem. “Essa é a essência de qualquer negócio bem-sucedido: ter algo que as pessoas amam. É a premissa básica do empreendedor. Depois, ter muita resiliência, saber liderar pessoas e correr atrás, com aquela fome de vencer”, define.
Se avaliado os dados da Vox2You, ambas as premissas foram colocadas em prática com sucesso pelo empreendedor: no NPS (Net Promoter Score), uma métrica que mede a satisfação dos clientes e seu grau de fidelidade, 96% dos alunos da rede são promotores da marca, ou seja, recomendam a experiência que tiveram em uma das unidades da franquia.
O valor é ainda mais impressionante quando observado que ele é referente à média da nota de toda a rede – 154 unidades (mais de uma em Ribeirão Preto), que totalizam cerca de 60 mil alunos e quase 2 mil funcionários.
Por outro lado, foi a visão clara do fundador, de ter criado um modelo replicável, que levou a esse resultado e o continuará levando às próximas metas, como ele mesmo lembra. “O tempo todo estamos usando a oratória. E tendo em vista que hoje existem mais de 30 mil escolas de inglês espalhadas pelo Brasil e que oratória é tão importante quanto inglês quando falamos em profissionalização, é um mercado gigantesco. Atualmente, só não estamos no Acre e no Amapá, e temos o potencial de chegar a 1 mil escolas”, avalia.
A visão para as franquias
A Vox2You virou franquia em 2017, com ajuda de uma empresa especializada. De acordo com o CEO, esse momento foi a grande virada de chave da marca, unindo a força da proposta– “um produto apaixonante” – com a experiência e o conhecimento do processo de franqueamento. “Sempre gostei de fazer parcerias, de ter sócios. Acho que é muito importante, porque não se faz nada sozinho. Ter parceria, pessoas boas ao seu lado é fundamental na trajetória de qualquer empreendedor”, destaca.
Mas a sua própria experiência também entrou na receita de sucesso, tendo ele, antes, se aventurado no setor farmacêutico, em uma empresa de eventos empresariais e treinamentos corporativos, e ainda em outra, pautada por ações de marketing e networking. “O que me ajudou muito foi minha experiência em vendas. Sempre fui um bom vendedor, sempre consegui convencer. E também já tinha resiliência, porque sofri muito nas minhas duas primeiras farmácias. Eu aprendi que as coisas dão errado e a gente tem que valorizar o fracasso para continuar seguindo em frente”, lembra o empreendedor natural de Cravinhos (SP).
E assim, olhando até os momentos de revezes como aprendizados, ele segue “na raça” a fim de atingir seu objetivo de colocar a Vox2You em todos os cantos do Brasil. Para isso, Câmara criou uma engenharia pedagógica, como a define, propondo o passo a passo – com roteiro, padrão de aula, métodos –, que é ensinado a todo franqueado, além de uma equipe de pesquisa e desenvolvimento para estabelecer a metodologia de ensino e o tal produto único, que as pessoas amam.
“E de lá para cá, nesses quase oito anos, nosso time está sempre melhorando o método de ensino, para entregar por todo o país. Enquanto estou conversando com você, tem 300 professores dando a mesma aula, com a mesma qualidade e o mesmo padrão. E isso é o que é mais legal: a replicação do modelo. Mas o franqueado, do outro lado, precisa ter muita força de vontade e capacidade de vender para o negócio performar bem. Ou seja: também precisa ser um empreendedor”, garante.
Com 154 franquias, empresário tem ‘visão clara’ de como chegar a 1 mil
Criador da rede de escolas de oratória Vox2You, Luis Fernando Câmara transformou duras lições em um modelo de franquias replicável em todo o país
O que define um empreendedor? Quais as características necessárias para quem quer empreender? Segundo Luis Fernando Câmara, CEO e fundador da Vox2you, rede de escolas especializada em oratória, são dois os elementos essenciais: visão clara de onde se deseja chegar e desenvolver uma ideia pela qual as pessoas se apaixonem. “Essa é a essência de qualquer negócio bem-sucedido: ter algo que as pessoas amam. É a premissa básica do empreendedor. Depois, ter muita resiliência, saber liderar pessoas e correr atrás, com aquela fome de vencer”, define.
Se avaliado os dados da Vox2You, ambas as premissas foram colocadas em prática com sucesso pelo empreendedor: no NPS (Net Promoter Score), uma métrica que mede a satisfação dos clientes e seu grau de fidelidade, 96% dos alunos da rede são promotores da marca, ou seja, recomendam a experiência que tiveram em uma das unidades da franquia.
O valor é ainda mais impressionante quando observado que ele é referente à média da nota de toda a rede – 154 unidades (mais de uma em Ribeirão Preto), que totalizam cerca de 60 mil alunos e quase 2 mil funcionários.
Por outro lado, foi a visão clara do fundador, de ter criado um modelo replicável, que levou a esse resultado e o continuará levando às próximas metas, como ele mesmo lembra. “O tempo todo estamos usando a oratória. E tendo em vista que hoje existem mais de 30 mil escolas de inglês espalhadas pelo Brasil e que oratória é tão importante quanto inglês quando falamos em profissionalização, é um mercado gigantesco. Atualmente, só não estamos no Acre e no Amapá, e temos o potencial de chegar a 1 mil escolas”, avalia.
A visão para as franquias
A Vox2You virou franquia em 2017, com ajuda de uma empresa especializada. De acordo com o CEO, esse momento foi a grande virada de chave da marca, unindo a força da proposta– “um produto apaixonante” – com a experiência e o conhecimento do processo de franqueamento. “Sempre gostei de fazer parcerias, de ter sócios. Acho que é muito importante, porque não se faz nada sozinho. Ter parceria, pessoas boas ao seu lado é fundamental na trajetória de qualquer empreendedor”, destaca.
Mas a sua própria experiência também entrou na receita de sucesso, tendo ele, antes, se aventurado no setor farmacêutico, em uma empresa de eventos empresariais e treinamentos corporativos, e ainda em outra, pautada por ações de marketing e networking. “O que me ajudou muito foi minha experiência em vendas. Sempre fui um bom vendedor, sempre consegui convencer. E também já tinha resiliência, porque sofri muito nas minhas duas primeiras farmácias. Eu aprendi que as coisas dão errado e a gente tem que valorizar o fracasso para continuar seguindo em frente”, lembra o empreendedor natural de Cravinhos (SP).
E assim, olhando até os momentos de revezes como aprendizados, ele segue “na raça” a fim de atingir seu objetivo de colocar a Vox2You em todos os cantos do Brasil. Para isso, Câmara criou uma engenharia pedagógica, como a define, propondo o passo a passo – com roteiro, padrão de aula, métodos –, que é ensinado a todo franqueado, além de uma equipe de pesquisa e desenvolvimento para estabelecer a metodologia de ensino e o tal produto único, que as pessoas amam.
“E de lá para cá, nesses quase oito anos, nosso time está sempre melhorando o método de ensino, para entregar por todo o país. Enquanto estou conversando com você, tem 300 professores dando a mesma aula, com a mesma qualidade e o mesmo padrão. E isso é o que é mais legal: a replicação do modelo. Mas o franqueado, do outro lado, precisa ter muita força de vontade e capacidade de vender para o negócio performar bem. Ou seja: também precisa ser um empreendedor”, garante.
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