• Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Vida Social
    • Cultura
    • Eventos
    • Saúde
    • Esportes
    • Cidade
    • Gourmet
    • Viagens
    • Mercado Imobiliário
  • Contato
    • Fale conosco
Portal Zumm
Economia

Copa do Mundo do Catar deve injetar mais de R$ 20 bi na economia brasileira, aponta pesquisa

By Redação Zumm on 18 de setembro de 2022

Comércio e setor de serviços brasileiros serão beneficiados durante a disputa do mundial, que começa em novembro

A Copa do Mundo é um dos eventos esportivos mais aguardados pela população, especialmente no Brasil, o país do futebol. Além da expectativa pelo hexacampeonato da amarelinha, surge também a ansiedade de comerciantes, empresários e funcionários do setor de serviços para aumentar seus lucros. E é exatamente isso que algumas pesquisas sugerem.

Um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que cerca de 60 milhões de pessoas pretendem fazer compras no comércio e no setor de serviços para a competição, injetando R$ 20,3 bilhões na economia brasileira.

Decoração de casas, ruas e carros faz parte da tradição brasileira durante a Copa | Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

Além disso, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) planeja um crescimento de 7,9% em relação ao faturamento de 2014, ano em que o Brasil sediou a Copa do Mundo. “A Copa do Mundo envolve uma mobilização popular. As pessoas decoram casas, ruas, carros e ampliam o consumo de petiscos e bebida. Além disso, há o aumento no consumo de bens duráveis, como a televisão”, explica Artur Motta, especialista em empreendedorismo e marketing.

E tem mais: nesta edição, a Copa do Mundo começará no dia 20 de novembro, cinco dias antes da Black Friday. “Os varejistas precisam trabalhar estratégias criativas para o período. Independente do setor, utilizando de criatividade, o empresário poderá aproveitar essa oportunidade”, afirma.

Artur Motta, especialista em marketing e empreendedorismo | Créditos: Divulgação
Copa do Mundo
Posted in Economia.
Share
PreviousO mercado por elas: a voz feminina da tokenização
NextO ESG na prática: saiba mais sobre o ‘environmental’

Leia também

  • Comércio exterior de Ribeirão Preto fecha 2023 com saldo positivo

    No ranking nacional, a cidade subiu duas posições nas importações e uma, …

  • Ricardo Amorim | Crédito: Rafael Cautella

    Queda de juros vai impulsionar venda de imóveis e a economia

    Pequenas oscilações da taxa de juros têm grande impacto em financiamentos de …

  • Imposto de Renda 2023: prazo de entrega é prorrogado até o final de maio  

    Alteração no prazo de entrega do Imposto de Renda tem por objetivo …

  • Agrishow 2024 deve injetar mais de R$500 milhões na região

    Rede hoteleira, restaurantes e atrações turísticas da região também se beneficiam do …

© 2025 Grupo Zumm
  • Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Vida Social
    • Cultura
    • Eventos
    • Saúde
    • Esportes
    • Cidade
    • Gourmet
    • Viagens
    • Mercado Imobiliário
  • Contato
    • Fale conosco