• Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Arq&Decor
    • Autos
    • Beleza & Bem-estar
    • Cidade
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Direito
    • Educação
    • Esportes
    • Eventos
    • Gourmet
    • Mercado Imobiliário
    • Moda
    • Negócios
    • Pet
    • Qualidade de Vida
    • Saúde
    • Solidariedade
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Viagens
    • Vida Social
  • Contato
    • Fale conosco
Portal Zumm
Economia

Copa do Mundo do Catar deve injetar mais de R$ 20 bi na economia brasileira, aponta pesquisa

By Redação Zumm on 18 de setembro de 2022

Comércio e setor de serviços brasileiros serão beneficiados durante a disputa do mundial, que começa em novembro

A Copa do Mundo é um dos eventos esportivos mais aguardados pela população, especialmente no Brasil, o país do futebol. Além da expectativa pelo hexacampeonato da amarelinha, surge também a ansiedade de comerciantes, empresários e funcionários do setor de serviços para aumentar seus lucros. E é exatamente isso que algumas pesquisas sugerem.

Um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que cerca de 60 milhões de pessoas pretendem fazer compras no comércio e no setor de serviços para a competição, injetando R$ 20,3 bilhões na economia brasileira.

Decoração de casas, ruas e carros faz parte da tradição brasileira durante a Copa | Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

Além disso, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) planeja um crescimento de 7,9% em relação ao faturamento de 2014, ano em que o Brasil sediou a Copa do Mundo. “A Copa do Mundo envolve uma mobilização popular. As pessoas decoram casas, ruas, carros e ampliam o consumo de petiscos e bebida. Além disso, há o aumento no consumo de bens duráveis, como a televisão”, explica Artur Motta, especialista em empreendedorismo e marketing.

E tem mais: nesta edição, a Copa do Mundo começará no dia 20 de novembro, cinco dias antes da Black Friday. “Os varejistas precisam trabalhar estratégias criativas para o período. Independente do setor, utilizando de criatividade, o empresário poderá aproveitar essa oportunidade”, afirma.

Artur Motta, especialista em marketing e empreendedorismo | Créditos: Divulgação
Copa do Mundo
Posted in Economia.
Share
PreviousO mercado por elas: a voz feminina da tokenização
NextO ESG na prática: saiba mais sobre o ‘environmental’

Leia também

  • Como se organizar para manter a saúde financeira ao longo do ano

    Definir metas e fazer reservas para acontecimentos emergenciais está entre as dicas …

  • Ricardo Amorim participa de debate | Crédito: Divulgação

    Mundo em recessão e Brasil melhor?!

    Nos últimos anos, muita coisa estranha aconteceu na economia no Brasil e …

  • Liquidações podem melhorar índice de vendas do varejo de Ribeirão em até 4%

    Pesquisa do CPV SINCOVARP/CDL RP prevê crescimento entre 2% e 4% das …

  • Palavras, significados, escolhas e consequências na vacinação

    Confundir o significado das palavras necessariamente leva a ver a realidade de …

© 2025 Grupo Zumm
  • Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Arq&Decor
    • Autos
    • Beleza & Bem-estar
    • Cidade
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Direito
    • Educação
    • Esportes
    • Eventos
    • Gourmet
    • Mercado Imobiliário
    • Moda
    • Negócios
    • Pet
    • Qualidade de Vida
    • Saúde
    • Solidariedade
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Viagens
    • Vida Social
  • Contato
    • Fale conosco