Empresários precisam saber onde investir para obter resultados positivos com esta que é considerada uma das principais datas comerciais do ano
De acordo com levantamento do SPC Brasil, o e-commerce brasileiro deve registrar cerca de 99,7 milhões de visitas neste ano relacionadas ao Dia dos Namorados, o que representa um aumento de 7,6 milhões em relação a 2023. No total, está sendo projetado o lucro de R$ 2,5 bilhões, representando um crescimento de 30% a 60% em diversos setores. Só que para colher esses resultados, os comerciantes precisam agir com estratégias bem planejadas.
Janaina de Moura Engracia Giraldi, professora da FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração), explica que é importante criar campanhas criativas e personalização no atendimento ao cliente. “O Dia dos Namorados é comparável ao Natal e ao Dia das Mães em termos de impacto econômico. Empresas que aproveitam essa data para se tornarem mais conhecidas e melhorarem sua imagem têm grandes chances de sucesso”, afirma.
A professora ainda ressalta que é essencial representar todos os tipos de casais (namorados, casados, hetero ou homossexuais) e considerar aqueles que se sentem excluídos, como solteiros e viúvos. “A sensação negativa de se ver solitário nesta data poderia ser amenizada por algumas empresas que queiram abordar o tema ‘você é sua melhor companhia’”, orienta a também coordenadora dos MBAs Marketing e Gestão de Marketing Estratégico da Fundace.
Ações criativas e românticas
Sendo o marketing digital uma ferramenta poderosa, a professora explica que anunciar nas redes sociais, em aplicativos e em sites temáticos pode atingir de forma eficaz o público-alvo. “O marketing de conteúdo, com a criação de materiais relevantes e engajadores, é uma ótima estratégia. Anúncios digitais em buscadores, links patrocinados, e-mail marketing e o uso de mídias sociais, com a ajuda de influencers, são alternativas viáveis”.
No entanto, para o sucesso do negócio, o uso da criatividade é essencial. “Usar memes e tendências em redes sociais pode atrair um público jovem e divertido. Promoções que incentivem os clientes a conhecerem outros produtos da empresa, como brindes ou vales-desconto, também são eficazes”, destaca.
Nas lojas físicas, a atmosfera deve ser trabalhada com estímulos visuais, olfativos, táteis e sonoros que evoquem romantismo, lembrando que o tema convida às compras emocionais. “A data remete a certas cores, músicas e sensações táteis que podem estar mais relacionadas ao romantismo e ao amor. No ambiente on-line, como não há possibilidade de estímulos táteis e olfativos, é importante que as informações sejam claras, que as promoções estejam bem explicadas, que a forma de pagamento seja variada e que a entrega ocorra com segurança e no prazo adequado. O uso de frete grátis pode estimular as vendas, funcionando como uma promoção para estimular a compra”, aponta.
Contudo, nesse cenário, planejar as ações com antecedência é fundamental. “Um importante desafio é conseguir fazer o planejamento das ações para que aconteçam em tempo hábil, preparar os estoques e fazer as entregas no tempo certo. Caso a empresa não tenha estoque suficiente, terá perdido oportunidade de vendas e, caso sobre estoque, podem ser produtos não aproveitáveis em outras ocasiões”, alerta Janaína.
Dia dos Namorados gera oportunidades de negócios em larga escala
Empresários precisam saber onde investir para obter resultados positivos com esta que é considerada uma das principais datas comerciais do ano
De acordo com levantamento do SPC Brasil, o e-commerce brasileiro deve registrar cerca de 99,7 milhões de visitas neste ano relacionadas ao Dia dos Namorados, o que representa um aumento de 7,6 milhões em relação a 2023. No total, está sendo projetado o lucro de R$ 2,5 bilhões, representando um crescimento de 30% a 60% em diversos setores. Só que para colher esses resultados, os comerciantes precisam agir com estratégias bem planejadas.
Janaina de Moura Engracia Giraldi, professora da FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração), explica que é importante criar campanhas criativas e personalização no atendimento ao cliente. “O Dia dos Namorados é comparável ao Natal e ao Dia das Mães em termos de impacto econômico. Empresas que aproveitam essa data para se tornarem mais conhecidas e melhorarem sua imagem têm grandes chances de sucesso”, afirma.
A professora ainda ressalta que é essencial representar todos os tipos de casais (namorados, casados, hetero ou homossexuais) e considerar aqueles que se sentem excluídos, como solteiros e viúvos. “A sensação negativa de se ver solitário nesta data poderia ser amenizada por algumas empresas que queiram abordar o tema ‘você é sua melhor companhia’”, orienta a também coordenadora dos MBAs Marketing e Gestão de Marketing Estratégico da Fundace.
Ações criativas e românticas
Sendo o marketing digital uma ferramenta poderosa, a professora explica que anunciar nas redes sociais, em aplicativos e em sites temáticos pode atingir de forma eficaz o público-alvo. “O marketing de conteúdo, com a criação de materiais relevantes e engajadores, é uma ótima estratégia. Anúncios digitais em buscadores, links patrocinados, e-mail marketing e o uso de mídias sociais, com a ajuda de influencers, são alternativas viáveis”.
No entanto, para o sucesso do negócio, o uso da criatividade é essencial. “Usar memes e tendências em redes sociais pode atrair um público jovem e divertido. Promoções que incentivem os clientes a conhecerem outros produtos da empresa, como brindes ou vales-desconto, também são eficazes”, destaca.
Nas lojas físicas, a atmosfera deve ser trabalhada com estímulos visuais, olfativos, táteis e sonoros que evoquem romantismo, lembrando que o tema convida às compras emocionais. “A data remete a certas cores, músicas e sensações táteis que podem estar mais relacionadas ao romantismo e ao amor. No ambiente on-line, como não há possibilidade de estímulos táteis e olfativos, é importante que as informações sejam claras, que as promoções estejam bem explicadas, que a forma de pagamento seja variada e que a entrega ocorra com segurança e no prazo adequado. O uso de frete grátis pode estimular as vendas, funcionando como uma promoção para estimular a compra”, aponta.
Contudo, nesse cenário, planejar as ações com antecedência é fundamental. “Um importante desafio é conseguir fazer o planejamento das ações para que aconteçam em tempo hábil, preparar os estoques e fazer as entregas no tempo certo. Caso a empresa não tenha estoque suficiente, terá perdido oportunidade de vendas e, caso sobre estoque, podem ser produtos não aproveitáveis em outras ocasiões”, alerta Janaína.
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