• Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Arq&Decor
    • Autos
    • Beleza & Bem-estar
    • Cidade
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Direito
    • Educação
    • Esportes
    • Eventos
    • Gourmet
    • Mercado Imobiliário
    • Moda
    • Negócios
    • Pet
    • Qualidade de Vida
    • Saúde
    • Solidariedade
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Viagens
    • Vida Social
  • Contato
    • Fale conosco
Portal Zumm
Saúde

Movimento ‘Comida como medicina’ quer melhorar a saúde a partir da alimentação

By Redação Zumm on 1 de março de 2024

Pesquisa da FMI (The Food Industry Association), com mais de 11 mil lojas de 36 empresas, mostra que 84% dos varejistas de alimentos estão operando com estratégias de nutrição, saúde e bem-estar

Já ouviu falar do movimento “Comida como medicina”? Essa iniciativa que vem surgindo nos Estados Unidos busca alavancar o poder de alimentos saudáveis e nutritivos para prevenir, gerenciar e até reverter certas condições de saúde, reduzindo, assim, a dependência de medicamentos convencionais. Os supermercados norte-americanos estão apostando fortemente nessa tendência.

A FMI (The Food Industry Association), organização que representa um mercado de US$ 800 bilhões nos EUA, divulgou recentemente os resultados da sua última pesquisa – Contribuições da Indústria Alimentícia para a Saúde e o Bem-Estar 2024 -, destacando o foco da indústria alimentícia em capacitar os consumidores a comer de forma mais saudável e oferecer programas para auxiliar em sua jornada de alimentação.

De acordo com o documento, essa indústria sempre desempenhou um papel importante nas seguranças alimentar e nutricional. Muitos desses esforços do “Comida como medicina”, especialmente quando implementados em bairros residenciais e apoiados por nutricionistas, têm se mostrado bem-sucedidos na mudança de comportamento da comunidade.

Assim, os supermercados no Estados Unidos estão como pioneiros na iniciativa. Uma das estratégias é oferecer descontos ou vouchers para alimentos prescritos pelo médicos, como os indicados para pacientes com condições de saúde específicas, a exemplo de diabetes ou hipertensão.

Outra estratégia é a contratação de profissionais para fornecer aconselhamento nutricional personalizado, realizar tours pelas lojas destacando escolhas saudáveis e organizar workshops que ensinam os clientes a ler rótulos, entender informações nutricionais e fazer seleções alimentares mais saudáveis.

Para 45% das empresas pesquisadas pelo FMI, uma boa estratégia é adicionar ingredientes “benéficos’” a seus produtos. Além disso, uma em cada quatro empresas citou a possibilidade de ajustar tamanhos de porção, o que poderia conter os preços inflacionários ou atender à necessidade do consumidor por controle, especialmente diante da crescente população que está utilizando medicamentos para perda de peso, como o Ozempic.

alimentaçãopesquisa
Posted in Saúde.
Share
PreviousSoho Décor: tecnologia e modernidade para integrar residência compacta
NextAbertas as inscrições para a 2ª Running Challenge Terras Altas

Leia também

  • Vitiligo: entenda o que é, causas e tratamentos da doença que ganhou destaque no BBB 22

    Nova participante do reality show descobriu a doença aos 9 anos de …

  • Corrida é o esporte mais praticado de 2024 | Foto Pexels

    Corrida é o esporte mais praticado de 2024, segundo pesquisa

    Segundo o Strava, principal plataforma de pessoas ativas, com cerca de 135 …

  • Estudo mostra eficácia de massagem terapêutica no combate à enxaqueca

    Pesquisa realizada pelo fisioterapeuta Patrick Ferreira comprovou resultado da massagem no tecido …

  • Empresário lança autobiografia de inspiração e otimismo

    André Pereira conta como superou a depressão em meio aos altos e …

© 2025 Grupo Zumm
  • Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Arq&Decor
    • Autos
    • Beleza & Bem-estar
    • Cidade
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Direito
    • Educação
    • Esportes
    • Eventos
    • Gourmet
    • Mercado Imobiliário
    • Moda
    • Negócios
    • Pet
    • Qualidade de Vida
    • Saúde
    • Solidariedade
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Viagens
    • Vida Social
  • Contato
    • Fale conosco