• Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Arq&Decor
    • Autos
    • Beleza & Bem-estar
    • Cidade
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Direito
    • Educação
    • Esportes
    • Eventos
    • Gourmet
    • Mercado Imobiliário
    • Moda
    • Negócios
    • Pet
    • Qualidade de Vida
    • Saúde
    • Solidariedade
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Viagens
    • Vida Social
  • Contato
    • Fale conosco
Portal Zumm
Saúde

Movimento ‘Comida como medicina’ quer melhorar a saúde a partir da alimentação

By Redação Zumm on 1 de março de 2024

Pesquisa da FMI (The Food Industry Association), com mais de 11 mil lojas de 36 empresas, mostra que 84% dos varejistas de alimentos estão operando com estratégias de nutrição, saúde e bem-estar

Já ouviu falar do movimento “Comida como medicina”? Essa iniciativa que vem surgindo nos Estados Unidos busca alavancar o poder de alimentos saudáveis e nutritivos para prevenir, gerenciar e até reverter certas condições de saúde, reduzindo, assim, a dependência de medicamentos convencionais. Os supermercados norte-americanos estão apostando fortemente nessa tendência.

A FMI (The Food Industry Association), organização que representa um mercado de US$ 800 bilhões nos EUA, divulgou recentemente os resultados da sua última pesquisa – Contribuições da Indústria Alimentícia para a Saúde e o Bem-Estar 2024 -, destacando o foco da indústria alimentícia em capacitar os consumidores a comer de forma mais saudável e oferecer programas para auxiliar em sua jornada de alimentação.

De acordo com o documento, essa indústria sempre desempenhou um papel importante nas seguranças alimentar e nutricional. Muitos desses esforços do “Comida como medicina”, especialmente quando implementados em bairros residenciais e apoiados por nutricionistas, têm se mostrado bem-sucedidos na mudança de comportamento da comunidade.

Assim, os supermercados no Estados Unidos estão como pioneiros na iniciativa. Uma das estratégias é oferecer descontos ou vouchers para alimentos prescritos pelo médicos, como os indicados para pacientes com condições de saúde específicas, a exemplo de diabetes ou hipertensão.

Outra estratégia é a contratação de profissionais para fornecer aconselhamento nutricional personalizado, realizar tours pelas lojas destacando escolhas saudáveis e organizar workshops que ensinam os clientes a ler rótulos, entender informações nutricionais e fazer seleções alimentares mais saudáveis.

Para 45% das empresas pesquisadas pelo FMI, uma boa estratégia é adicionar ingredientes “benéficos’” a seus produtos. Além disso, uma em cada quatro empresas citou a possibilidade de ajustar tamanhos de porção, o que poderia conter os preços inflacionários ou atender à necessidade do consumidor por controle, especialmente diante da crescente população que está utilizando medicamentos para perda de peso, como o Ozempic.

alimentaçãopesquisa
Posted in Saúde.
Share
PreviousSoho Décor: tecnologia e modernidade para integrar residência compacta
NextAbertas as inscrições para a 2ª Running Challenge Terras Altas

Leia também

  • Atrite exercícios | Banco de imagem

    Quem tem artrite pode fazer exercícios físicos? Especialistas respondem!

    Reumatologista e educador físico esclarecem a questão e oferecem dicas para aliviar …

  • Adoçantes podem auxiliar no processo de substituição do açúcar

    A troca do açúcar pelo adoçante pode colaborar para o emagrecimento e …

  • Vigorexia é um transtorno de imagem | Crédito: Reprodução/internet

    Vigorexia: problema sério de saúde pode começar na academia

    Definida como um transtorno de distorção de imagem, a vigorexia acontece quando …

  • Tênis de corrida: quando está na hora de trocar o seu?

    Tipo de pisada, terreno, peso corporal, mecânica de corrida… existem muitos aspectos …

© 2025 Grupo Zumm
  • Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Arq&Decor
    • Autos
    • Beleza & Bem-estar
    • Cidade
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Direito
    • Educação
    • Esportes
    • Eventos
    • Gourmet
    • Mercado Imobiliário
    • Moda
    • Negócios
    • Pet
    • Qualidade de Vida
    • Saúde
    • Solidariedade
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Viagens
    • Vida Social
  • Contato
    • Fale conosco