O aumento foi registrado no 1º semestre de 2024, quando as franquias faturaram mais de R$968 milhões
Entre os mais recentes dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), as franquias em Ribeirão Preto registraram um aumento de 16,98% no faturamento, totalizando mais de R$968 milhões no 1º semestre de 2024.
Olhando para todo o Brasil, o setor cresceu 15,8%, alcançando um faturamento de R$ 121 bilhões. Avaliando somente o 2ª trimestre, o aumento foi de 12,8%, com destaque para os segmentos de Beleza e Bem-Estar (21,7%), Alimentação – Food Service (16,4%) e Casa e Construção (15,1%).
O bom desempenho do varejo e do setor de serviços no período também favoreceram as franquias, que se desenvolveram um pouco acima do setor varejista em geral. Entre os segmentos, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Alimentação – Food Service, e Casa e Construção registraram os três melhores desempenhos.
Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “o crescimento nominal do setor de franquias, mantido na casa dos dois dígitos neste 2º trimestre, além de reafirmar a resiliência e a confiança no mercado brasileiro por parte das redes, é um reflexo da recuperação econômica pós-pandemia e do aumento do consumo, bem como da capacidade de adaptação das franquias às novas demandas do mercado, como a digitalização e a oferta de serviços diversificados. O franchising é, de fato, uma alternativa sólida para os empreendedores, oferecendo a eles modelos de negócios mais seguros, com treinamento, suporte e toda infraestrutura das empresas franqueadoras, o que é particularmente atrativo em tempos de volatilidade”, relatou.
Esse crescimento se deu em um cenário em que a economia brasileira cresceu 2,5% no 1º trimestre deste ano em relação a igual período de 2023, de acordo com dados do PIB/IBGE. O mercado de trabalho também mostrou sinais positivos, com queda no desemprego e aumento real dos salários, elevando, porém, a pressão inflacionária (o IPCA acumulado em 12 meses, até julho, totalizou +4,5%; no teto da meta).
Faturamento das franquias em Ribeirão Preto cresce 16,98%
O aumento foi registrado no 1º semestre de 2024, quando as franquias faturaram mais de R$968 milhões
Entre os mais recentes dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), as franquias em Ribeirão Preto registraram um aumento de 16,98% no faturamento, totalizando mais de R$968 milhões no 1º semestre de 2024.
Olhando para todo o Brasil, o setor cresceu 15,8%, alcançando um faturamento de R$ 121 bilhões. Avaliando somente o 2ª trimestre, o aumento foi de 12,8%, com destaque para os segmentos de Beleza e Bem-Estar (21,7%), Alimentação – Food Service (16,4%) e Casa e Construção (15,1%).
O bom desempenho do varejo e do setor de serviços no período também favoreceram as franquias, que se desenvolveram um pouco acima do setor varejista em geral. Entre os segmentos, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Alimentação – Food Service, e Casa e Construção registraram os três melhores desempenhos.
Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “o crescimento nominal do setor de franquias, mantido na casa dos dois dígitos neste 2º trimestre, além de reafirmar a resiliência e a confiança no mercado brasileiro por parte das redes, é um reflexo da recuperação econômica pós-pandemia e do aumento do consumo, bem como da capacidade de adaptação das franquias às novas demandas do mercado, como a digitalização e a oferta de serviços diversificados. O franchising é, de fato, uma alternativa sólida para os empreendedores, oferecendo a eles modelos de negócios mais seguros, com treinamento, suporte e toda infraestrutura das empresas franqueadoras, o que é particularmente atrativo em tempos de volatilidade”, relatou.
Esse crescimento se deu em um cenário em que a economia brasileira cresceu 2,5% no 1º trimestre deste ano em relação a igual período de 2023, de acordo com dados do PIB/IBGE. O mercado de trabalho também mostrou sinais positivos, com queda no desemprego e aumento real dos salários, elevando, porém, a pressão inflacionária (o IPCA acumulado em 12 meses, até julho, totalizou +4,5%; no teto da meta).
Leia também
Shoppings começam a disponibilizar cordões de girassol: saiba para quê!
Após parceria exclusiva com a HD Sunflower, os dois shoppings da Multiplan …
ShoppingSantaÚrsula funciona em novo horário a partir de janeiro
Empreendimento seguirá o horário do comércio da região central de Ribeirão Preto, …
Dignidade em construção
Com o projeto Favela 3D, o empreendedor social Edu Lyra lidera um …
RibeirãoShopping traz a “Arca do Noel” para a sua decoração de Natal
Com uma experiência lúdica e interativa, os visitantes podem entrar na arca …