Inaugurada no aniversário de 167 anos da cidade, Maria Fumaça foi direto para uma miniestação ferroviária no Parque Maurílio Biagi
O aniversário é da cidade, mas o presente não é só para ela. Nesta segunda-feira, 19 de junho, está sendo inaugurada uma Maria Fumaça, que voltou a Ribeirão Preto após passar por restauração.
A nova opção turística retornou ao município na quinta-feira, 15, quando foi direto para uma estrutura totalmente coberta montada no Parque Maurílio Biagi. O abrigo remete a uma miniestação ferroviária, com espaço de visitação monitorada para a população, onde haverá explicações sobre sua história, sua chegada e sua evolução em Ribeirão Preto e região, bem como a importância que o café teve para seu desenvolvimento.
A Maria Fumaça ribeirão-pretana
A locomotiva que agora marca os 167 anos de Ribeirão Preto foi fabricada na Alemanha, em 1912, e bastante utilizada para escoar a produção de café até o porto de Santos no início do século passado. Com a desativação da ferrovia, ela foi doada, em 1972, à prefeitura de Ribeirão Preto e instalada na Praça Schmitd, próxima ao local onde estava edificada a estação ferroviária “Ribeirão Preto”, da Cia. Mogyana de Estradas de Ferro.
Considerada patrimônio histórico pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac), a Maria Fumaça foi restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em Campinas, com investimento da Secretaria da Cultura e Turismo de R$ 749 mil.
O modelo é uma das três remanescentes do fabricante alemão Borsig no Brasil. As outras duas estão em Itapetininga e Jaguariúna.
Maria Fumaça restaurada é a mais nova atração turística de Ribeirão Preto
Inaugurada no aniversário de 167 anos da cidade, Maria Fumaça foi direto para uma miniestação ferroviária no Parque Maurílio Biagi
O aniversário é da cidade, mas o presente não é só para ela. Nesta segunda-feira, 19 de junho, está sendo inaugurada uma Maria Fumaça, que voltou a Ribeirão Preto após passar por restauração.
A nova opção turística retornou ao município na quinta-feira, 15, quando foi direto para uma estrutura totalmente coberta montada no Parque Maurílio Biagi. O abrigo remete a uma miniestação ferroviária, com espaço de visitação monitorada para a população, onde haverá explicações sobre sua história, sua chegada e sua evolução em Ribeirão Preto e região, bem como a importância que o café teve para seu desenvolvimento.
A Maria Fumaça ribeirão-pretana
A locomotiva que agora marca os 167 anos de Ribeirão Preto foi fabricada na Alemanha, em 1912, e bastante utilizada para escoar a produção de café até o porto de Santos no início do século passado. Com a desativação da ferrovia, ela foi doada, em 1972, à prefeitura de Ribeirão Preto e instalada na Praça Schmitd, próxima ao local onde estava edificada a estação ferroviária “Ribeirão Preto”, da Cia. Mogyana de Estradas de Ferro.
Considerada patrimônio histórico pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac), a Maria Fumaça foi restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em Campinas, com investimento da Secretaria da Cultura e Turismo de R$ 749 mil.
O modelo é uma das três remanescentes do fabricante alemão Borsig no Brasil. As outras duas estão em Itapetininga e Jaguariúna.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
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