De acordo a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (Abis), o brasileiro consome de seis a oito litros do produto por ano, ficando em um dos primeiros colocados no ranking de consumo desse alimento tão saboroso.
Com a chegada do verão não tem como resistir à refrescância de um sorvete. No entanto, em relação à produção mundial de sorvetes, o Brasil se posiciona em 6º lugar, ficando depois dos Estados Unidos, China, Rússia, Japão e Alemanha. Segundo a Abis, o mercado de sorveterias cresceu bastante nos últimos anos.
Das 10 mil empresas que existem, 92% são micro e pequenas empresas, que geram cerca de 100 mil empregos diretos e 200 mil indiretos. Em uma pesquisa realizada pela Euromonitor, o aumento do consumo do mercado de sorvetes alcançou, em 2022, um faturamento de R$15,7 bi.
Sabores veganos: tendência para crescer
O leite é um dos principais ingredientes presentes na maioria dos sorvetes e das marcas. Com exceção dos sorvetes feitos à base de frutas, é difícil encontrarmos opções populares e baratas desse alimento tão maravilhoso nas épocas mais quentes do ano.
Se por um lado a quantidade de marcas a inovar com opções veganas é baixa, por outro lado a oportunidade de investir nesse mercado cresce. A demanda por sorvete é alta, e 14% da população brasileira está buscando uma alternativa vegana para consumir, de acordo com o site Vegan Bussiness.
Foi pensando no crescente público vegano, que o chef Oliver Kirkham, da Bacio de Latte, criou gelatos feitos com ingredientes 100% vegetais. Após meses de pesquisas e experimentos em sua cozinha, surgiram três novos sabores: Pistacchio Impossibile, Cioccolato Banana Split e Crema di Cioccolato & Avelã.
Crédito: Divulgação
Já a Lowko, que nasceu com a proposta de criar sorvetes saudáveis tem atualmente em seu e-commerce opções como morango e choco chips. “Caprichamos nas colheradas e não nas calorias. Lowko Morango, vegano, cremoso, de baixíssimas calorias e zero adição de açúcar”, escreveu a marca em seu Instagram. Em Ribeirão Preto a tradicional sorveteria Ice By Nice lançou sem formato de picolé opções refrescantes como limão detox, abacaxi e morango.
Mercado de sorvetes veganos atrai empreendedores para o setor
De acordo a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (Abis), o brasileiro consome de seis a oito litros do produto por ano, ficando em um dos primeiros colocados no ranking de consumo desse alimento tão saboroso.
Com a chegada do verão não tem como resistir à refrescância de um sorvete. No entanto, em relação à produção mundial de sorvetes, o Brasil se posiciona em 6º lugar, ficando depois dos Estados Unidos, China, Rússia, Japão e Alemanha. Segundo a Abis, o mercado de sorveterias cresceu bastante nos últimos anos.
Das 10 mil empresas que existem, 92% são micro e pequenas empresas, que geram cerca de 100 mil empregos diretos e 200 mil indiretos. Em uma pesquisa realizada pela Euromonitor, o aumento do consumo do mercado de sorvetes alcançou, em 2022, um faturamento de R$15,7 bi.
Sabores veganos: tendência para crescer
O leite é um dos principais ingredientes presentes na maioria dos sorvetes e das marcas. Com exceção dos sorvetes feitos à base de frutas, é difícil encontrarmos opções populares e baratas desse alimento tão maravilhoso nas épocas mais quentes do ano.
Se por um lado a quantidade de marcas a inovar com opções veganas é baixa, por outro lado a oportunidade de investir nesse mercado cresce. A demanda por sorvete é alta, e 14% da população brasileira está buscando uma alternativa vegana para consumir, de acordo com o site Vegan Bussiness.
Foi pensando no crescente público vegano, que o chef Oliver Kirkham, da Bacio de Latte, criou gelatos feitos com ingredientes 100% vegetais. Após meses de pesquisas e experimentos em sua cozinha, surgiram três novos sabores: Pistacchio Impossibile, Cioccolato Banana Split e Crema di Cioccolato & Avelã.
Já a Lowko, que nasceu com a proposta de criar sorvetes saudáveis tem atualmente em seu e-commerce opções como morango e choco chips. “Caprichamos nas colheradas e não nas calorias. Lowko Morango, vegano, cremoso, de baixíssimas calorias e zero adição de açúcar”, escreveu a marca em seu Instagram. Em Ribeirão Preto a tradicional sorveteria Ice By Nice lançou sem formato de picolé opções refrescantes como limão detox, abacaxi e morango.
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