Já pensou em contratar um personal organizer? Esse profissional planeja e organiza de forma personalizada o espaço
Sabe quando as gavetas ou algum cômodo da casa ou escritório está aquela bagunça que parece não ter saída? Pode ser a hora de contratar um personal organizer. De acordo com a personal Lígia Bellodi Delfino, uma organização profissional vai muito além de uma arrumação comum. Segundo ela, o trabalho segue de acordo com a rotina de cada cliente para que a organização dos espaços seja feita de forma personalizada, com objetivo de deixar o dia a dia mais pratico.
Para entender como esse serviço funciona e como contratar, conversamos com a Lígia, que atende em Ribeirão Preto e região e é especialista em organização de casas, escritórios e ministra treinamentos.
Mundo Zumm: É verdade que um ambiente organizado pode até melhorar a saúde mental? Lígia Bellodi: Com certeza absoluta. Um ambiente em desordem nos tira o foco só de olhar para ele, você não consegue ter uma visão ampla do todo, imagina trabalhar ou morar em um espaço assim! Quando as coisas estão fora do seu lugar, não há espaço suficiente para se locomover ou há muitos itens guardados sem motivo ocupando espaços que poderiam ser úteis de outra forma, isto acumula no ambiente uma energia baixa. Muitas vezes as pessoas se sentem sempre cansadas, desanimadas e até com dificuldades em raciocinar sem saber o porquê. Com o tempo, estes sentimentos interferem em nosso corpo e algumas pessoas até adoecem mais facilmente de forma recorrente. Experimente viver em um ambiente organizado, limpo, iluminado adequadamente e sentirá mais leveza na rotina.
M.Z: Como funciona seu trabalho? quantas visitas são necessárias? L.B: Geralmente fazemos 2 visitas no total. Elas podem ser por vídeo caso o cliente não tenha disponibilidade. A 1ª visita chamamos de visita técnica. Ela serve para conhecer os espaços a serem organizados e a rotina do cliente. Conversando podemos aprender bastante sobre cada morador e seus gostos. Então agendamos os dias da organização. O tempo depende dos espaços x itens. Finalizada a organização, agendamos a visita de resultado ou feedback, para saber se o que foi proposto está de fato ajudando o cliente ou se seria interessante alguma alteração. Vale lembrar que é de suma importância a presença do cliente em alguns momentos do processo de organização, pois fazemos tudo em mínimos detalhes para que seja de fato personalizado com sua rotina. E para algumas decisões ninguém melhor que o próprio cliente para nos orientar.
M.Z:Qual o segmento que atua? L.B: Trabalho com organização de residências (qualquer cômodo), salas corporativas de profissionais autônomos ou home-office e também com organização de documentos físicos ou digitais e treinamento de funcionárias domésticas para organização da rotina.
M.Z:Após as suas visitas, como a cliente pode manter? L.B: Como ressaltei acima, é de suma importância a presença do cliente em alguns momentos do processo de organização, justamente para que ele consiga manter o trabalho realizado. Como fazemos de forma personalizada, o esforço na mudança de rotina não é grande. É mais uma mudança de hábito que de rotina. Como os itens são organizados em espaços que façam sentido para o cliente e identificamos com etiquetas onde fica cada coisa, a manutenção se restringe em apenas devolver o item onde estava quando foi pego. Lógico, entregamos os espaços “instagramáveis”, mas sabemos que no dia a dia isso não é viável. O objetivo é que que tudo fique onde deve estar, para que não se perca nada ou não seja preciso comprar o que já tem. Alguns clientes que gostam do visual “instagramável” nos chamam em certos períodos para fazer a manutenção do espaço, mas com os itens mantidos em seus devidos lugares, isto é feito bem mais rápido e com baixo custo.
M.Z: Verdade ou mito: personal organizer sempre busca fazer desapego, descarte de itens e utiliza muitos produtos organizadores? L.B: Mito. Claro que desapego, descarte e organizadores fazem parte do nosso trabalho. Mas não é a base de tudo e não é o foco principal. O cliente é a nossa régua. Se ele desejar fazer desapegos e/ou triagem dos itens, podemos aproveitar esta oportunidade e ajudar. Caso contrário, tudo o que o cliente tem, continua, só que mais organizado. O mais interessante que ocorre na maioria das vezes, é que após finalizarmos a organização, quando o cliente realmente vê tudo o que tem, a mágica acontece. As pessoas sentem o início de um novo ciclo e sozinhas decidem ficar somente com aquilo que realmente usam e o que faz sentido ter. O mesmo acontece com organizadores, alguns gostam que usam e outros não. Ou até gostam mas não querem investir nisso no momento. Conseguimos seguir com a organização sem estes produtos. Geralmente reaproveitamos o que o cliente já tem, ou usamos a criatividade. Aliás, criatividade na organização é verdade e não mito.
O que uma personal organizer pode fazer por você e pela sua casa
Já pensou em contratar um personal organizer? Esse profissional planeja e organiza de forma personalizada o espaço
Sabe quando as gavetas ou algum cômodo da casa ou escritório está aquela bagunça que parece não ter saída? Pode ser a hora de contratar um personal organizer. De acordo com a personal Lígia Bellodi Delfino, uma organização profissional vai muito além de uma arrumação comum. Segundo ela, o trabalho segue de acordo com a rotina de cada cliente para que a organização dos espaços seja feita de forma personalizada, com objetivo de deixar o dia a dia mais pratico.
Para entender como esse serviço funciona e como contratar, conversamos com a Lígia, que atende em Ribeirão Preto e região e é especialista em organização de casas, escritórios e ministra treinamentos.
Mundo Zumm: É verdade que um ambiente organizado pode até melhorar a saúde mental?
Lígia Bellodi: Com certeza absoluta. Um ambiente em desordem nos tira o foco só de olhar para ele, você não consegue ter uma visão ampla do todo, imagina trabalhar ou morar em um espaço assim! Quando as coisas estão fora do seu lugar, não há espaço suficiente para se locomover ou há muitos itens guardados sem motivo ocupando espaços que poderiam ser úteis de outra forma, isto acumula no ambiente uma energia baixa. Muitas vezes as pessoas se sentem sempre cansadas, desanimadas e até com dificuldades em raciocinar sem saber o porquê. Com o tempo, estes sentimentos interferem em nosso corpo e algumas pessoas até adoecem mais facilmente de forma recorrente. Experimente viver em um ambiente organizado, limpo, iluminado adequadamente e sentirá mais leveza na rotina.
M.Z: Como funciona seu trabalho? quantas visitas são necessárias?
L.B: Geralmente fazemos 2 visitas no total. Elas podem ser por vídeo caso o cliente não tenha disponibilidade. A 1ª visita chamamos de visita técnica. Ela serve para conhecer os espaços a serem organizados e a rotina do cliente. Conversando podemos aprender bastante sobre cada morador e seus gostos. Então agendamos os dias da organização. O tempo depende dos espaços x itens. Finalizada a organização, agendamos a visita de resultado ou feedback, para saber se o que foi proposto está de fato ajudando o cliente ou se seria interessante alguma alteração. Vale lembrar que é de suma importância a presença do cliente em alguns momentos do processo de organização, pois fazemos tudo em mínimos detalhes para que seja de fato personalizado com sua rotina. E para algumas decisões ninguém melhor que o próprio cliente para nos orientar.
M.Z: Qual o segmento que atua?
L.B: Trabalho com organização de residências (qualquer cômodo), salas corporativas de profissionais autônomos ou home-office e também com organização de documentos físicos ou digitais e treinamento de funcionárias domésticas para organização da rotina.
M.Z: Após as suas visitas, como a cliente pode manter?
L.B: Como ressaltei acima, é de suma importância a presença do cliente em alguns momentos do processo de organização, justamente para que ele consiga manter o trabalho realizado. Como fazemos de forma personalizada, o esforço na mudança de rotina não é grande. É mais uma mudança de hábito que de rotina. Como os itens são organizados em espaços que façam sentido para o cliente e identificamos com etiquetas onde fica cada coisa, a manutenção se restringe em apenas devolver o item onde estava quando foi pego. Lógico, entregamos os espaços “instagramáveis”, mas sabemos que no dia a dia isso não é viável. O objetivo é que que tudo fique onde deve estar, para que não se perca nada ou não seja preciso comprar o que já tem. Alguns clientes que gostam do visual “instagramável” nos chamam em certos períodos para fazer a manutenção do espaço, mas com os itens mantidos em seus devidos lugares, isto é feito bem mais rápido e com baixo custo.
M.Z: Verdade ou mito: personal organizer sempre busca fazer desapego, descarte de itens e utiliza muitos produtos organizadores?
L.B: Mito. Claro que desapego, descarte e organizadores fazem parte do nosso trabalho. Mas não é a base de tudo e não é o foco principal. O cliente é a nossa régua. Se ele desejar fazer desapegos e/ou triagem dos itens, podemos aproveitar esta oportunidade e ajudar. Caso contrário, tudo o que o cliente tem, continua, só que mais organizado. O mais interessante que ocorre na maioria das vezes, é que após finalizarmos a organização, quando o cliente realmente vê tudo o que tem, a mágica acontece. As pessoas sentem o início de um novo ciclo e sozinhas decidem ficar somente com aquilo que realmente usam e o que faz sentido ter. O mesmo acontece com organizadores, alguns gostam que usam e outros não. Ou até gostam mas não querem investir nisso no momento. Conseguimos seguir com a organização sem estes produtos. Geralmente reaproveitamos o que o cliente já tem, ou usamos a criatividade. Aliás, criatividade na organização é verdade e não mito.
Lígia Bellodi Delfino | Personal Organizer
WhatsApp (16) 99963.2806
Instagram: @ligiabellodi.organizer
E-mail: contato@ligiaorganizer.com.br
www.ligiaorganizer.com.br
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