Falta de valorização e de remuneração adequada estão entre os principais fatores da rejeição, segundo especialista em desenvolvimento de carreira
Uma pesquisa entre os integrantes da chamada Geração Z revelou recentemente que jovens de 18 a 26 anos estão cada vez mais relutantes em assumirem cargos de liderança nas empresas. Mas qual o motivo? Será que esses jovens não querem mais responsabilidades?
De acordo com Fabiola Molina, especialista em desenvolvimento de carreira, essa tendência contra intuitiva reflete a insatisfação com a valorização do trabalho, bem como o ambiente laboral e as oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
Ela explica que, para a Geração Z, a liderança não é vista apenas como um avanço na carreira, mas como uma responsabilidade que, muitas vezes, não condiz com as oportunidades financeiras oferecidas pelos contratantes.
“Os jovens buscam um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e não desejam sacrificar suas paixões e interesses em troca de uma posição de poder que, repetidamente, não traz a valorização esperada”, afirma Fabiola.
Fabíola Molina | Crédito: Divulgação
Cultura para a Geração Z
A especialista destaca que a falta de planos de carreira bem estruturados, ambientes tóxicos e falta de feedback constante também são fatores que impactam essa desmotivação. “As empresas precisam compensar suas estratégias de desenvolvimento de talentos. É essencial criar um ambiente no qual os jovens se sintam valorizados e vejam um lado humano onde estão e não se sintam apenas mais um número”, destaca.
Fabiola enfatiza ainda a importância de construir uma cultura organizacional que valorize a diversidade de ideias e experiências. “A Geração Z é conhecida pela sua mentalidade inclusiva e seu desejo de fazer a diferença. As empresas que conseguirem integrar esses valores em sua gestão terão mais sucesso”.
Por que a Geração Z está rejeitando cargos de liderança?
Falta de valorização e de remuneração adequada estão entre os principais fatores da rejeição, segundo especialista em desenvolvimento de carreira
Uma pesquisa entre os integrantes da chamada Geração Z revelou recentemente que jovens de 18 a 26 anos estão cada vez mais relutantes em assumirem cargos de liderança nas empresas. Mas qual o motivo? Será que esses jovens não querem mais responsabilidades?
De acordo com Fabiola Molina, especialista em desenvolvimento de carreira, essa tendência contra intuitiva reflete a insatisfação com a valorização do trabalho, bem como o ambiente laboral e as oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
Ela explica que, para a Geração Z, a liderança não é vista apenas como um avanço na carreira, mas como uma responsabilidade que, muitas vezes, não condiz com as oportunidades financeiras oferecidas pelos contratantes.
“Os jovens buscam um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e não desejam sacrificar suas paixões e interesses em troca de uma posição de poder que, repetidamente, não traz a valorização esperada”, afirma Fabiola.
Cultura para a Geração Z
A especialista destaca que a falta de planos de carreira bem estruturados, ambientes tóxicos e falta de feedback constante também são fatores que impactam essa desmotivação. “As empresas precisam compensar suas estratégias de desenvolvimento de talentos. É essencial criar um ambiente no qual os jovens se sintam valorizados e vejam um lado humano onde estão e não se sintam apenas mais um número”, destaca.
Fabiola enfatiza ainda a importância de construir uma cultura organizacional que valorize a diversidade de ideias e experiências. “A Geração Z é conhecida pela sua mentalidade inclusiva e seu desejo de fazer a diferença. As empresas que conseguirem integrar esses valores em sua gestão terão mais sucesso”.
Leia também
Acirp abre inscrições para 1ª Rodada de Negócios de 2023
Evento gratuito traz espaço para apresentação de negócios locais e networking A …
Agronegócio e saúde lideram investimentos e rentabilidade
De acordo com Renato Ramalho, CEO da KPTL, esses setores estão aquecidos; …
Hard Talks discute tendências em estratégias de vendas
Parceria entre a FGV e o Hard Rock Cafe® Ribeirão Preto trará …
A alta relevância da comunicação para os negócios
Em pleno 2025, se vamos falar em tendências, precisamos partir da premissa …