Tutores buscam alternativas saudáveis e sustentáveis para os cuidados diários de seus animais de estimação
Os tutores de pets estão cada vez mais atentos às escolhas que fazem para cuidar de seus companheiros animais – tanto no sentido de produtos que beneficiem os próprios bichinhos, quanto que não prejudiquem o planeta.
Uma pesquisa da Euromonitor International mostrou que o Brasil é o 3º maior mercado de produtos pet do mundo, movimentando cerca de R$50 bilhões em 2022. O estudo também revelou que o consumo de produtos veganos para pets, além daqueles naturais, cresceu 18% nos últimos três anos, impulsionado pela maior conscientização sobre sustentabilidade.
“Os tutores buscam produtos que ofereçam benefícios reais para a saúde dos animais, sem agredir o meio ambiente. Essa é uma forma de alinhar valores pessoais com as escolhas diárias”, explica Gilberto Novaes, fundador e CEO da Furest Pet, que tem como missão tem como missão despertar a consciência sobre a conexão entre a saúde dos pets e a vitalidade do nosso planeta
Saúde e sustentabilidade andando juntas
Gilberto Novaes, fundador e CEO da Furest Pet | Crédito: Divulgação
A busca por produtos veganos para pets também reflete uma mudança mais ampla nos hábitos de consumo. Jovens adultos, especialmente da geração Z, têm priorizado marcas comprometidas com sustentabilidade. Essa preferência parece não ser uma moda passageira, mas um reflexo da maior consciência sobre o impacto ambiental das nossas ações.
Se antes os humanos restringiam o estilo de vida sem crueldade animal aos seus próprios hábitos de consumo, agora eles podem levar essa mesma ética para os cuidados com os pets da casa. Do xampu não testado em animais a produtos de alimentação e até brinquedos veganos, é possível fazer a opção por uma origem mais responsável.
“Uma das grandes vantagens dos produtos veganos para pets é que eles incentivam práticas mais inovadoras na indústria. Isso cria oportunidades para desenvolver soluções mais eficientes e menos prejudiciais ao meio ambiente. Essa tendência está fazendo até marcas estabelecidas revisitarem suas práticas e ingredientes utilizados”, destaca Novaes.
Se informar é essencial
Apesar do crescimento desse mercado, ainda há uma lacuna de conhecimento entre muitos tutores. Informar e conscientizar são passos importantes para que mais pessoas conheçam os benefícios dos produtos veganos para pets e para o planeta.
O movimento por uma alimentação mais saudável e menos processada vem estimulando o hábito de ler embalagens e rótulos, por isso, tabelas nutricionais se tornaram um raio-x importante do que os consumidores levam para casa.
As certificações de produtos veganos, como os selos Certified Vegan, Vegan Trademark e IBD Vegano, ajudam os consumidores a identificar opções éticas e livres de ingredientes de origem animal, garantindo transparência e credibilidade. Isso vale também para produtos que vão além do setor alimentício.
Produtos da Furest Pet | Crédito: Divulgação
O que vem por aí
O mercado de produtos veganos para pets está apenas começando a explorar seu potencial. De itens de higiene e até tratamentos para condições de saúde devem ganhar mais espaço nos próximos anos, seguindo como uma alternativa que une cuidado, consciência e sustentabilidade.
“A transparência em todas as etapas do processo é essencial. Os consumidores esperam coerência das marcas e querem saber que suas escolhas fazem diferença. Isso abre portas para inovações que atendam a todos os tipos de pets. O futuro é promissor”, destaca Novaes.
Produtos veganos para pets ganham espaço no mercado brasileiro
Tutores buscam alternativas saudáveis e sustentáveis para os cuidados diários de seus animais de estimação
Os tutores de pets estão cada vez mais atentos às escolhas que fazem para cuidar de seus companheiros animais – tanto no sentido de produtos que beneficiem os próprios bichinhos, quanto que não prejudiquem o planeta.
Uma pesquisa da Euromonitor International mostrou que o Brasil é o 3º maior mercado de produtos pet do mundo, movimentando cerca de R$50 bilhões em 2022. O estudo também revelou que o consumo de produtos veganos para pets, além daqueles naturais, cresceu 18% nos últimos três anos, impulsionado pela maior conscientização sobre sustentabilidade.
“Os tutores buscam produtos que ofereçam benefícios reais para a saúde dos animais, sem agredir o meio ambiente. Essa é uma forma de alinhar valores pessoais com as escolhas diárias”, explica Gilberto Novaes, fundador e CEO da Furest Pet, que tem como missão tem como missão despertar a consciência sobre a conexão entre a saúde dos pets e a vitalidade do nosso planeta
Saúde e sustentabilidade andando juntas
A busca por produtos veganos para pets também reflete uma mudança mais ampla nos hábitos de consumo. Jovens adultos, especialmente da geração Z, têm priorizado marcas comprometidas com sustentabilidade. Essa preferência parece não ser uma moda passageira, mas um reflexo da maior consciência sobre o impacto ambiental das nossas ações.
Se antes os humanos restringiam o estilo de vida sem crueldade animal aos seus próprios hábitos de consumo, agora eles podem levar essa mesma ética para os cuidados com os pets da casa. Do xampu não testado em animais a produtos de alimentação e até brinquedos veganos, é possível fazer a opção por uma origem mais responsável.
“Uma das grandes vantagens dos produtos veganos para pets é que eles incentivam práticas mais inovadoras na indústria. Isso cria oportunidades para desenvolver soluções mais eficientes e menos prejudiciais ao meio ambiente. Essa tendência está fazendo até marcas estabelecidas revisitarem suas práticas e ingredientes utilizados”, destaca Novaes.
Se informar é essencial
Apesar do crescimento desse mercado, ainda há uma lacuna de conhecimento entre muitos tutores. Informar e conscientizar são passos importantes para que mais pessoas conheçam os benefícios dos produtos veganos para pets e para o planeta.
O movimento por uma alimentação mais saudável e menos processada vem estimulando o hábito de ler embalagens e rótulos, por isso, tabelas nutricionais se tornaram um raio-x importante do que os consumidores levam para casa.
As certificações de produtos veganos, como os selos Certified Vegan, Vegan Trademark e IBD Vegano, ajudam os consumidores a identificar opções éticas e livres de ingredientes de origem animal, garantindo transparência e credibilidade. Isso vale também para produtos que vão além do setor alimentício.
O que vem por aí
O mercado de produtos veganos para pets está apenas começando a explorar seu potencial. De itens de higiene e até tratamentos para condições de saúde devem ganhar mais espaço nos próximos anos, seguindo como uma alternativa que une cuidado, consciência e sustentabilidade.
“A transparência em todas as etapas do processo é essencial. Os consumidores esperam coerência das marcas e querem saber que suas escolhas fazem diferença. Isso abre portas para inovações que atendam a todos os tipos de pets. O futuro é promissor”, destaca Novaes.
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