Atraindo a curiosidade do público, o ambiente Automundi Experience na CASACOR Ribeirão Preto 2024 propõe uma vivência imersiva e reflexiva
Entrando na sua reta final, a CASACOR Ribeirão Preto vem oferecendo experiências que atravessam a vivência de arquitetura, design de interiores e paisagismo, que fazem parte do seu core. A mostra, que segue aberta à visitação até 20 de outubro, é uma oportunidade cultural completa, na qual seus ambientes foram planejados para provocar.
É o caso do espaço Automundi Experience, desenvolvido pelo arquiteto e design de interiores Bruno Castanhari. Desde o início da exposição, em 20 de agosto, seu projeto atrai a curiosidade e, depois, a atenção dos visitantes ao explorar os potenciais da tecnologia de forma pouco óbvia – e ainda raramente encontrado no Brasil. Tanto que a inspiração veio de Nova York, como conta o arquiteto.
“Eu descobri alguns laboratórios de tecnologia em NY e fui buscar inspirações para trazer ao espaço que a Automundi havia me convidado para elaborar. Já que o core deles é tecnologia, eu sabia que essa seria minha ferramenta, mas queria algo que transportasse os visitantes para um lugar diferente do que já é conhecido”.
Caverna tecnológica
De acordo com Castanhari, o que mais o impressionou nos laboratórios que visitou não foram os recursos tecnológicos em si, mas as emoções que lhe provocavam. “Fiquei impactado, porque, em cada ambiente que entrava, eu sentia uma emoção diferente. Isso me tocou muito e foi o que quis trazer para o espaço na CASACOR Ribeirão Preto: um projeto que tivesse a tecnologia como a protagonista provocadora de algum tipo de emoção”.
Para isso, o arquiteto escolheu um caminho filosófico – quase literalmente. Ele voltou a séculos atrás para usar (e subverter) referências aos primeiros registros da arquitetura humana e ao filósofo Platão.
“A primeira arquitetura do homem foi a caverna. Então, eu fiz a construção, a casca, com cara de caverna e me aprofundei no Mito da Caverna, de Platão, que diz que a realidade que temos dentro da caverna é, na verdade, uma projeção da realidade. Dessa forma, o único jeito do homem conhecer a realidade é saindo da caverna. Mas, no meu caso, quis fazer o contrário: fiz a caverna no lado de fora e joguei a tecnologia no seu interior, com as imagens representando essa busca pela verdade, como se fossem realmente a projeção da realidade”, explica.
Da caverna para a realidade
A fim de emocionar e provocar, Castanhari utilizou diferentes recursos, de espelhos no piso, nas paredes e no chão, até o que há de mais tecnológico em painéis de LED e em sistema de som.
Automundi Experience na CASACOR Ribeirão Preto 2024 | Crédito: KenicheAutomundi Experience na CASACOR Ribeirão Preto 2024 | Crédito: Keniche
“Acho que, com o que criamos ali, conseguimos trazer uma vivência cultural para os usuários. Colocamos o tema ‘passado, presente e futuro’ por meio de três vídeos que dão um banho de imersão no usuário. Ao utilizar tantos espelhos, provocamos a reflexão sobre quantas versões existem de uma mesma pessoa; quantas versões coabitam no mesmo espaço, e isso é muito interessante. Assim, existe a pessoa profissional, a pessoa da casa, a pessoa que faz isso, a pessoa que faz aquilo – todas elas são a mesma, mas conseguimos ver quantas vezes ela existe ao mesmo tempo”, reflete.
E outro aspecto muito legal do Automundi Experience, de acordo com o design de interiores, é que o conceito desenvolvido na mostra pode ser aplicado em qualquer lugar, ganhando diferentes versões depois que a CASACOR Ribeirão Preto chegar ao fim. “Pode ser aplicado também a qualquer tema que a pessoa queira desenvolver. Podemos pensar, por exemplo, em mostras culturais com obras de arte”, exemplifica.
Projeto inédito em Ribeirão cria caverna tecnológica para emocionar e provocar
Atraindo a curiosidade do público, o ambiente Automundi Experience na CASACOR Ribeirão Preto 2024 propõe uma vivência imersiva e reflexiva
Entrando na sua reta final, a CASACOR Ribeirão Preto vem oferecendo experiências que atravessam a vivência de arquitetura, design de interiores e paisagismo, que fazem parte do seu core. A mostra, que segue aberta à visitação até 20 de outubro, é uma oportunidade cultural completa, na qual seus ambientes foram planejados para provocar.
É o caso do espaço Automundi Experience, desenvolvido pelo arquiteto e design de interiores Bruno Castanhari. Desde o início da exposição, em 20 de agosto, seu projeto atrai a curiosidade e, depois, a atenção dos visitantes ao explorar os potenciais da tecnologia de forma pouco óbvia – e ainda raramente encontrado no Brasil. Tanto que a inspiração veio de Nova York, como conta o arquiteto.
“Eu descobri alguns laboratórios de tecnologia em NY e fui buscar inspirações para trazer ao espaço que a Automundi havia me convidado para elaborar. Já que o core deles é tecnologia, eu sabia que essa seria minha ferramenta, mas queria algo que transportasse os visitantes para um lugar diferente do que já é conhecido”.
Caverna tecnológica
De acordo com Castanhari, o que mais o impressionou nos laboratórios que visitou não foram os recursos tecnológicos em si, mas as emoções que lhe provocavam. “Fiquei impactado, porque, em cada ambiente que entrava, eu sentia uma emoção diferente. Isso me tocou muito e foi o que quis trazer para o espaço na CASACOR Ribeirão Preto: um projeto que tivesse a tecnologia como a protagonista provocadora de algum tipo de emoção”.
Para isso, o arquiteto escolheu um caminho filosófico – quase literalmente. Ele voltou a séculos atrás para usar (e subverter) referências aos primeiros registros da arquitetura humana e ao filósofo Platão.
“A primeira arquitetura do homem foi a caverna. Então, eu fiz a construção, a casca, com cara de caverna e me aprofundei no Mito da Caverna, de Platão, que diz que a realidade que temos dentro da caverna é, na verdade, uma projeção da realidade. Dessa forma, o único jeito do homem conhecer a realidade é saindo da caverna. Mas, no meu caso, quis fazer o contrário: fiz a caverna no lado de fora e joguei a tecnologia no seu interior, com as imagens representando essa busca pela verdade, como se fossem realmente a projeção da realidade”, explica.
Da caverna para a realidade
A fim de emocionar e provocar, Castanhari utilizou diferentes recursos, de espelhos no piso, nas paredes e no chão, até o que há de mais tecnológico em painéis de LED e em sistema de som.
“Acho que, com o que criamos ali, conseguimos trazer uma vivência cultural para os usuários. Colocamos o tema ‘passado, presente e futuro’ por meio de três vídeos que dão um banho de imersão no usuário. Ao utilizar tantos espelhos, provocamos a reflexão sobre quantas versões existem de uma mesma pessoa; quantas versões coabitam no mesmo espaço, e isso é muito interessante. Assim, existe a pessoa profissional, a pessoa da casa, a pessoa que faz isso, a pessoa que faz aquilo – todas elas são a mesma, mas conseguimos ver quantas vezes ela existe ao mesmo tempo”, reflete.
E outro aspecto muito legal do Automundi Experience, de acordo com o design de interiores, é que o conceito desenvolvido na mostra pode ser aplicado em qualquer lugar, ganhando diferentes versões depois que a CASACOR Ribeirão Preto chegar ao fim. “Pode ser aplicado também a qualquer tema que a pessoa queira desenvolver. Podemos pensar, por exemplo, em mostras culturais com obras de arte”, exemplifica.
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