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Coluna Miguel El Debs _ Helena Mil-Homens
Negócios

St.Chico e o modo como o tempo ensina o ofício

By Redação Zumm on 7 de outubro de 2025

À frente da padaria paulistana, Helena Mil-Homens desconstruiu a ideia de que empreender traria independência e aprendeu a lidar com o tempo

Por Miguel El Debs*

Na edição anterior, conversamos sobre o uso do propósito como uma bússola em tempos de incerteza. Hoje, sigo nessa travessia para contar a história de Helena Mil-Homens, cozinheira e padeira que aprendeu a literalmente respeitar o tempo. À frente da St. Chico, padaria artesanal com quatro unidades na capital paulista, ela descobriu que empreender não é apenas criar, mas também esperar, aceitar e aprender com os limites do processo.

Artesanal com escala

Abrir a St. Chico em 2018 significou encarar um mercado rígido e cheio de padrões, visto que, como lembra Helena, o desafio não se limitava a conquistar espaço, mas a transformar um ofício artesanal em negócio sustentável, sem perder qualidade, mesmo quando a produção crescia. 

Helena Mil-Homens na produção da St. Chico | Crédito: Divulgação
Helena Mil-Homens na produção da St. Chico | Crédito: Divulgação
Helena Mil-Homens na produção da St. Chico | Crédito: Divulgação

“Na época, não eram comuns as padarias artesanais e muito menos expor cardápio na vitrine. Tínhamos que ensinar o cliente a consumir o que estávamos oferecendo”, conta.

O equilíbrio entre quantidade e cuidado virou seu maior aprendizado. “Respeitar o tempo dos produtos é a essência da panificação. Escolher menos quantidade e mais qualidade são valores que servem para a vida também”.

Aprender e reinventar

Se a pandemia foi um divisor de águas para muitos negócios, na St. Chico, virou régua de comparação. “Sempre que aparece um problema grande, comparo com o lockdown. Depois daquilo, nada parece impossível”, garante Helena.

Na rotina, os erros ainda a incomodam, mas ganharam novo sentido e formar pessoas se tornou tão importante quanto fazer pães. “Continuo achando difícil aceitar falhas, mas hoje prefiro que a equipe reconheça, assuma e aprenda a corrigir”. 

A inovação também vem do dia a dia. Além das lojas, Helena atende restaurantes, chefs e supermercados, e encara cada pedido como um convite à reinvenção. “Dentro da padaria, tenho que pensar fora da caixa, acompanhar tendências e equilibrar o que o mercado quer com o que conseguimos entregar”.

Unidade da St. Chico, na capital paulista | Crédito: Divulgação
Helena Mil-Homens na St. Chico | Crédito: Divulgação
Helena Mil-Homens em uma das unidades da St. Chico | Crédito: Divulgação

O ofício como destino

Talvez o maior mito que Helena desconstruiu nessa jornada foi a ideia de que empreender traria independência. “Achei que rapidamente a empresa seria autônoma, mas aceitei que estar na padaria todos os dias é o meu ofício. Quando entendi isso, o trabalho ficou mais leve e autêntico”.

Hoje, sua lição é clara: amar o que se faz, sem perder a distância necessária para decidir com sabedoria. Como ela mesma diz, “ame o que você faz, mas não se apaixone pelo trabalho”.

Miguel El Debs | Crédito: Érico Andrade
Miguel El Debs | Crédito: Érico Andrade

Por isso, Helena me lembra que empreender é lidar com o tempo – o do forno, o da equipe, o do mercado e, sobretudo, o tempo interno de amadurecer. O ofício só floresce quando aprendemos a respeitar esse ritmo.

Se você conhece alguém cuja história empreendedora merece ser contada, escreva para contato@grupozumm.com.br

* Miguel El Debs, sócio do Grupo ZK, conselheiro estratégico de empresas de pequeno e médio porte e Head do LIDE Empreendedor | Ribeirão Preto

Posted in Negócios.
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