Com serviços que vão da análise de identidade até a comunicação com o mercado, a TRE Fashion Lab desenvolve o marketing e o posicionamento de marcas de moda autoral e multimarcas
Concentrando uma população de 2.546.124 habitantes (segundo o Censo do IBGE 2022), a região metropolitana de Ribeirão Preto se destaca como uma das economias mais pujantes do interior do país. Tal efervescência reflete na dinâmica do mercado, permitindo que várias empresas ganhem valor em nível nacional – desde que elas apresentem potencial competitivo e saibam como se posicionar.
Em especial no mercado de moda, o posicionamento estratégico depende de uma série de aspectos, que começam pela própria identidade da marca e só terminam na forma como ela é comunicada ao público pelo qual pretende ser consumida.
Fotos para Miss Pepper com direção criativa e styling da TRE Fashion Lab | Foto: Natália CalacheDesfile para Thamalta com direção criativa da TRE Fashion Lab | Foto: Milena Araújo
“Por meio de um estudo aprofundado da marca, conseguimos entender melhor a sua visão e como ela pode atingir seu objetivo. O que permitirá isso é justamente o branding e o marketing específico de moda, que vai além do marketing tradicional, visto que engloba outras análises, como semiótica e da linguagem não-verbal”, explica Duda Javorski, CMO da TRE Fashion Lab, uma empresa especializada em comunicação de moda, envolvendo serviços de branding, campanhas e figurinos.
Formada em Marketing e com especialização Coolhunting (Pesquisa de tendências), ela explica que um erro que tende a persistir é a ideia de branding apenas como o logo da marca, e o marketing, como a divulgação dos produtos.
“O marketing e o branding bem feitos direcionarão todo o negócio da marca, no sentido de posicionamento no mercado, diferenciação, construção de comunidade, entendimento do lifestyle do público (que é essencial). Hoje, quem tem um marketing e branding bem definidos e bem comunicados cresce – e muito! – pois, isso cria um senso forte de comunidade e fideliza o cliente”.
Laboratório de moda
Também com cursos de Personal Stylists e Coloração Pessoal, os conhecimentos de Duda são algumas das forças da TRE (pronunciado com o som fechado, “trê”, do italiano “três”) Fashion Lab, na qual tem como sócias Bela Albernaz, que atua como CCO, e Taís Ramirez, CFO.
Apesar de serem a diretoria, as três também são a verdadeira força da empresa, que foi a primeira voltada para produção e comunicação de imagem especificamente de moda na região de Ribeirão Preto.
Campanha para Peugeot com figurino da TRE Fashion Lab | Foto e produção: Voga Creative e Co.Campanha para Thamalta com direção criativa e styling da TRE Fashion Lab | Foto: Érico Andrade
Os serviços da TRE englobam desde a análise da identidade da marca, a definição de estratégias de posicionamento e a produção do material de comunicação de marca (como produção de imagem e vídeos para campanhas de lançamento de coleção), até lookbook para catálogos, conteúdos e gestão para as redes sociais, e eventos e desfiles para ativação de marca. Além disso, também produz figurinos para comerciais publicitários de veiculação nacional e latino-americana.
“Com um formato de laboratório de moda, nosso objetivo é ser também um hub para marcas e profissionais de moda. Nosso público principal são marcas autorais/próprias e lojas de moda multimarcas, que queiram elevar a sua imagem de profissionalismo e excelência frente ao público”, destaca Bela.
Essa consultoria ainda é oferecida a produtoras de audiovisual que precisam de serviços de figurino para filmes publicitários. Em 2024, as especialistas desenvolveram figurinos para Peugeot, Volkswagen, Citroen, Clash’d (refrigerante da Heineken), Tal da Castanha e Pacco by.
Alguns trabalhos da TRE também foram publicados em revistas internacionais, como Picton (Inglaterra) e Malvie (França).
Editorial autoral publicado na Malvie Magazine, com direção criativa e styling da TRE Fashion Lab | Foto: Marina Bisco
A moda em profundidade
Taís Ramirez, Bela Albernaz e Duda Javorski | Crédito: Natália Calache
A partir de cada demanda, o time da TRE Fashion Lab identifica quem é a melhor profissional para ficar à frente do projeto, mas sempre envolvendo todas na solução e somando, assim, a visão de três profissionais da área da moda com especialidades distintas e que se complementam.
Além dos conhecimentos já mencionados de Duda, Bela possui pós-graduação em Negócios e Marketing de Moda e especialização em Fashion Styling e Negócios de Moda voltados a Haute Couture pelo Istituto Marangoni, em Milão, Itália e Paris. Cursou também Fashion Law, Fotografia e Branded Content. Iniciou na área da moda com a Produção e Styling para fotografia, e trabalha com Consultoria de Imagem e Colorimetria desde 2017.
Já Taís é bacharel de Moda e, ainda na faculdade, especializou-se em fotografia. Depois seguiu para a área de Comunicação de Moda com pós-graduações em Direção de Arte e Styling de Moda, e Comunicação, Social Media e RP para Marcas de Moda pela IDEP Barcelona, na Espanha.
“No período em que morei em Barcelona, pude trabalhar com pessoas influentes no mercado, marcas e revistas de renome internacional, exercendo a criatividade conceitual que o mercado espanhol exige. Cada vez mais adquirindo conhecimento em áreas relacionadas à Comunicação, fiz especialização em Branding e Marketing de Moda”, lembra Taís.
Depois que em um fortuito encontro colocou todos esses conhecimentos em contato, a TRE Fashion Lab surgiu para garantir ao segmento da moda em Ribeirão Preto algo alinhado com tanto potencial. “O mercado da região tem um cenário promissor, com uma cultura de consumo muito valorizada, principalmente na área da moda feminina. A mulher ribeirão-pretana, por exemplo, gosta de se vestir bem e isso influencia seu consumo; a cultura de lazer local também ajuda a alavancar o mercado, por estar diretamente vinculada aos shopping centers. Então, o cenário é favorável, mas de nada adianta sem o know-how específico – e é onde fazemos a diferença”, enfatiza Taís.
TRE Fashion Lab eleva o universo da moda no interior de São Paulo
Com serviços que vão da análise de identidade até a comunicação com o mercado, a TRE Fashion Lab desenvolve o marketing e o posicionamento de marcas de moda autoral e multimarcas
Concentrando uma população de 2.546.124 habitantes (segundo o Censo do IBGE 2022), a região metropolitana de Ribeirão Preto se destaca como uma das economias mais pujantes do interior do país. Tal efervescência reflete na dinâmica do mercado, permitindo que várias empresas ganhem valor em nível nacional – desde que elas apresentem potencial competitivo e saibam como se posicionar.
Em especial no mercado de moda, o posicionamento estratégico depende de uma série de aspectos, que começam pela própria identidade da marca e só terminam na forma como ela é comunicada ao público pelo qual pretende ser consumida.
Foto: Natália Calache
Foto: Milena Araújo
“Por meio de um estudo aprofundado da marca, conseguimos entender melhor a sua visão e como ela pode atingir seu objetivo. O que permitirá isso é justamente o branding e o marketing específico de moda, que vai além do marketing tradicional, visto que engloba outras análises, como semiótica e da linguagem não-verbal”, explica Duda Javorski, CMO da TRE Fashion Lab, uma empresa especializada em comunicação de moda, envolvendo serviços de branding, campanhas e figurinos.
Formada em Marketing e com especialização Coolhunting (Pesquisa de tendências), ela explica que um erro que tende a persistir é a ideia de branding apenas como o logo da marca, e o marketing, como a divulgação dos produtos.
“O marketing e o branding bem feitos direcionarão todo o negócio da marca, no sentido de posicionamento no mercado, diferenciação, construção de comunidade, entendimento do lifestyle do público (que é essencial). Hoje, quem tem um marketing e branding bem definidos e bem comunicados cresce – e muito! – pois, isso cria um senso forte de comunidade e fideliza o cliente”.
Laboratório de moda
Também com cursos de Personal Stylists e Coloração Pessoal, os conhecimentos de Duda são algumas das forças da TRE (pronunciado com o som fechado, “trê”, do italiano “três”) Fashion Lab, na qual tem como sócias Bela Albernaz, que atua como CCO, e Taís Ramirez, CFO.
Apesar de serem a diretoria, as três também são a verdadeira força da empresa, que foi a primeira voltada para produção e comunicação de imagem especificamente de moda na região de Ribeirão Preto.
Foto e produção: Voga Creative e Co.
Foto: Érico Andrade
Os serviços da TRE englobam desde a análise da identidade da marca, a definição de estratégias de posicionamento e a produção do material de comunicação de marca (como produção de imagem e vídeos para campanhas de lançamento de coleção), até lookbook para catálogos, conteúdos e gestão para as redes sociais, e eventos e desfiles para ativação de marca. Além disso, também produz figurinos para comerciais publicitários de veiculação nacional e latino-americana.
“Com um formato de laboratório de moda, nosso objetivo é ser também um hub para marcas e profissionais de moda. Nosso público principal são marcas autorais/próprias e lojas de moda multimarcas, que queiram elevar a sua imagem de profissionalismo e excelência frente ao público”, destaca Bela.
Essa consultoria ainda é oferecida a produtoras de audiovisual que precisam de serviços de figurino para filmes publicitários. Em 2024, as especialistas desenvolveram figurinos para Peugeot, Volkswagen, Citroen, Clash’d (refrigerante da Heineken), Tal da Castanha e Pacco by.
Alguns trabalhos da TRE também foram publicados em revistas internacionais, como Picton (Inglaterra) e Malvie (França).
A moda em profundidade
A partir de cada demanda, o time da TRE Fashion Lab identifica quem é a melhor profissional para ficar à frente do projeto, mas sempre envolvendo todas na solução e somando, assim, a visão de três profissionais da área da moda com especialidades distintas e que se complementam.
Além dos conhecimentos já mencionados de Duda, Bela possui pós-graduação em Negócios e Marketing de Moda e especialização em Fashion Styling e Negócios de Moda voltados a Haute Couture pelo Istituto Marangoni, em Milão, Itália e Paris. Cursou também Fashion Law, Fotografia e Branded Content. Iniciou na área da moda com a Produção e Styling para fotografia, e trabalha com Consultoria de Imagem e Colorimetria desde 2017.
Já Taís é bacharel de Moda e, ainda na faculdade, especializou-se em fotografia. Depois seguiu para a área de Comunicação de Moda com pós-graduações em Direção de Arte e Styling de Moda, e Comunicação, Social Media e RP para Marcas de Moda pela IDEP Barcelona, na Espanha.
“No período em que morei em Barcelona, pude trabalhar com pessoas influentes no mercado, marcas e revistas de renome internacional, exercendo a criatividade conceitual que o mercado espanhol exige. Cada vez mais adquirindo conhecimento em áreas relacionadas à Comunicação, fiz especialização em Branding e Marketing de Moda”, lembra Taís.
Depois que em um fortuito encontro colocou todos esses conhecimentos em contato, a TRE Fashion Lab surgiu para garantir ao segmento da moda em Ribeirão Preto algo alinhado com tanto potencial. “O mercado da região tem um cenário promissor, com uma cultura de consumo muito valorizada, principalmente na área da moda feminina. A mulher ribeirão-pretana, por exemplo, gosta de se vestir bem e isso influencia seu consumo; a cultura de lazer local também ajuda a alavancar o mercado, por estar diretamente vinculada aos shopping centers. Então, o cenário é favorável, mas de nada adianta sem o know-how específico – e é onde fazemos a diferença”, enfatiza Taís.
TRE Fashion Lab
trefashionlab.com.br
@trefashionlab
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