Liderando o Grupo Cedro desde 1987, Imara Borges de Oliveira transforma, diariamente, sua sede de aprendizado e o propósito de cuidar das pessoas na força motriz que impulsiona o seu sucesso empreendedor
Caracterizada como frondosa, milenar e de raízes profundas e fortes, a árvore Cedro é uma potência da natureza, reverenciada na cultura popular e símbolo do Líbano. Mas aqui na região de Ribeirão Preto, ela foi escolhida, não por acaso, por Imara Borges de Oliveira para simbolizar uma empresa que ela transformou em sinônimo de propósito e resultados duradouros.
Atualmente à frente da diretoria administrativa e parte do Conselho do Grupo Cedro, responsável por 34 lojas em 22 cidades do interior paulista, a história de Imara começou em 1987, quando aceitou uma oportunidade que mudaria sua vida: abrir uma loja da marca O Boticário, em Sertãozinho (SP).
“Naquele momento, a ideia era apenas abrir uma loja e fazer o negócio dar certo”, lembra a gestora, que, antes daquela importante decisão, atuou na área de educação na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Inclusive, foi na própria universidade que, em 1966, ela se formou em Serviço Social, uma carreira cujos ensinamentos influenciaram o seu estilo de liderança.
“Atuei por alguns anos na área e foi uma experiência muito rica. O Serviço Social me ensinou a lidar com pessoas, a ouvir com empatia e a valorizar o potencial de cada uma. Esses aprendizados foram essenciais quando comecei a trabalhar com equipes e a desenvolver uma cultura organizacional pautada em respeito e colaboração”, avalia.
Liderança empática
Cada vez mais dedicada ao planejamento de longo prazo e à governança do Grupo, Imara continua pautada nos valores que aprendeu em sua formação acadêmica. “Sempre acreditei que cuidar das pessoas é o caminho para alcançar qualquer meta. Hoje, o Grupo Cedro tem uma cultura muito forte, baseada em gente, gestão e desenvolvimento. A base humana do Serviço Social, aliada à vivência no empreendedorismo e às formações que busquei ao longo dos anos, foi essencial para equilibrar resultado e propósito. Me ajudou a entender perfis, liderar com sensibilidade e criar ambientes de trabalho acolhedores”, admite.
É por isso também que, até hoje, a empresária faz questão de participar das inaugurações, estar presente nas lojas, conversar com as equipes e sentir o clima de cada operação. Segundo ela, o contato direto com o time a inspira e garante a manutenção da essência da cultura da empresa, que cresce com base em pessoas, propósito e entrega de valor.
“Gosto de ouvir, trocar e construir junto. Acredito que o sucesso de uma empresa vem do engajamento do time, por isso meu estilo é participativo e muito próximo dos colaboradores. Além disso, temos uma equipe incrível, comprometida, diversa e com brilho nos olhos. Cuidar dessa cultura, investir em capacitação e promover um ambiente de trabalho saudável é algo que levamos muito a sério”.
Empreendedorismo em família
Quando diz “levamos muito a sério”, Imara se refere também às filhas Fabiana e Flávia, com quem divide as cadeiras da diretoria da empresa, desde 1991, quando a primeira se juntou à mãe, dando ao negócio uma nova visão e energia.
“Em 2005, a sociedade passou a ser composta por Fabiana e por mim. Aí, em 2008, a Flávia, jornalista e comunicadora, também passou a integrar o grupo. Foi a partir dessa nova configuração que estruturamos oficialmente o Grupo Cedro, com governança, propósito e gestão profissional”, explica, lembrando como chegaram a 34 lojas, três Espaços do Revendedor, um hub logístico e um centro de serviços compartilhados, bem como a cerca de 10 mil revendedores.
“Somos uma empresa familiar e temos muito orgulho disso. A Fabiana é diretora financeira e administrativa, e a Flávia lidera marketing, gente e cultura. Cada uma tem seu estilo e sua área de especialidade, e isso nos fortalece. E já temos dois sucessores em formação, meus netos Pedro Victor Bonini e Maria Victoria Andretto. Essa transição entre gerações é natural e saudável”, garante.
“A gente aprende uns com os outros, e é isso que mantém o Grupo Cedro sempre evoluindo.”
– Imara Borges de Oliveira
Eterna aprendiz
Inclusive, é a sua vontade contínua de aprender, o que, segundo ela, a deixa motivada e conectada aos negócios.
“Com o tempo, busquei me aperfeiçoar, fiz cursos e especializações e montei uma equipe cada vez mais qualificada. Sou curiosa por natureza e adoro aprender. Acredito muito no aprendizado contínuo. Gosto de participar de eventos, conhecer outras histórias e trocar experiências”, define.
Desde que passou a empreender, já cursou Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e uma especialização em Finanças e Empreendedorismo pelo Empretec (principal programa de formação de empreendedores do mundo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e promovido, no Brasil, pelo Sebrae), além de participar de cursos e programas da Fundação Dom Cabral, com a qual implantou a governança corporativa do Grupo Cedro.
Maria Victoria, Fabiana, Imara, Flávia e Pedro Victor | Crédito: Rafael Cautella
“Temos uma governança familiar profissionalizada, com protocolo de família, sucessão estruturada e acompanhamento de consultoria especializada. Essa gestão clara e responsável garante que o negócio siga crescendo de forma sustentável”.
Entusiasmo e paixão
Desde a criação do Conselho Consultivo, em 2023, Imara tem focado cada vez mais na área estratégica, acompanhando a abertura e revitalização de lojas, além dos projetos de padronização e modernização. A energia para acompanhar tudo isso também vem da certeza que o propósito do maior projeto que criou segue com suas raízes firmes.
“O Grupo Cedro nasceu com o propósito de transformar produtos e experiências em momentos mágicos na vida das pessoas, e esse propósito me move todos os dias. Ver a empresa crescer, expandir, conquistar prêmios e ser reconhecida como referência em governança e sustentabilidade é algo que me emociona”, afirma, citando, por exemplo, a certificação da empresa pelo GPTW (Great Place to Work), da qual se enche de orgulho.
“Acho que o segredo é fazer o que se ama. Tenho verdadeira paixão pelo que construímos, pela marca O Boticário, pela força do nosso time e pela confiança dos nossos clientes. Temos uma história de tradição e inovação, e acredito que é isso que nos faz seguir com tanta energia. Quando o trabalho tem propósito, a motivação vem naturalmente”.
Uma fonte de motivação que nunca cessa
Liderando o Grupo Cedro desde 1987, Imara Borges de Oliveira transforma, diariamente, sua sede de aprendizado e o propósito de cuidar das pessoas na força motriz que impulsiona o seu sucesso empreendedor
Caracterizada como frondosa, milenar e de raízes profundas e fortes, a árvore Cedro é uma potência da natureza, reverenciada na cultura popular e símbolo do Líbano. Mas aqui na região de Ribeirão Preto, ela foi escolhida, não por acaso, por Imara Borges de Oliveira para simbolizar uma empresa que ela transformou em sinônimo de propósito e resultados duradouros.
Atualmente à frente da diretoria administrativa e parte do Conselho do Grupo Cedro, responsável por 34 lojas em 22 cidades do interior paulista, a história de Imara começou em 1987, quando aceitou uma oportunidade que mudaria sua vida: abrir uma loja da marca O Boticário, em Sertãozinho (SP).
“Naquele momento, a ideia era apenas abrir uma loja e fazer o negócio dar certo”, lembra a gestora, que, antes daquela importante decisão, atuou na área de educação na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Inclusive, foi na própria universidade que, em 1966, ela se formou em Serviço Social, uma carreira cujos ensinamentos influenciaram o seu estilo de liderança.
“Atuei por alguns anos na área e foi uma experiência muito rica. O Serviço Social me ensinou a lidar com pessoas, a ouvir com empatia e a valorizar o potencial de cada uma. Esses aprendizados foram essenciais quando comecei a trabalhar com equipes e a desenvolver uma cultura organizacional pautada em respeito e colaboração”, avalia.
Liderança empática
Cada vez mais dedicada ao planejamento de longo prazo e à governança do Grupo, Imara continua pautada nos valores que aprendeu em sua formação acadêmica. “Sempre acreditei que cuidar das pessoas é o caminho para alcançar qualquer meta. Hoje, o Grupo Cedro tem uma cultura muito forte, baseada em gente, gestão e desenvolvimento. A base humana do Serviço Social, aliada à vivência no empreendedorismo e às formações que busquei ao longo dos anos, foi essencial para equilibrar resultado e propósito. Me ajudou a entender perfis, liderar com sensibilidade e criar ambientes de trabalho acolhedores”, admite.
É por isso também que, até hoje, a empresária faz questão de participar das inaugurações, estar presente nas lojas, conversar com as equipes e sentir o clima de cada operação. Segundo ela, o contato direto com o time a inspira e garante a manutenção da essência da cultura da empresa, que cresce com base em pessoas, propósito e entrega de valor.
“Gosto de ouvir, trocar e construir junto. Acredito que o sucesso de uma empresa vem do engajamento do time, por isso meu estilo é participativo e muito próximo dos colaboradores. Além disso, temos uma equipe incrível, comprometida, diversa e com brilho nos olhos. Cuidar dessa cultura, investir em capacitação e promover um ambiente de trabalho saudável é algo que levamos muito a sério”.
Empreendedorismo em família
Quando diz “levamos muito a sério”, Imara se refere também às filhas Fabiana e Flávia, com quem divide as cadeiras da diretoria da empresa, desde 1991, quando a primeira se juntou à mãe, dando ao negócio uma nova visão e energia.
“Em 2005, a sociedade passou a ser composta por Fabiana e por mim. Aí, em 2008, a Flávia, jornalista e comunicadora, também passou a integrar o grupo. Foi a partir dessa nova configuração que estruturamos oficialmente o Grupo Cedro, com governança, propósito e gestão profissional”, explica, lembrando como chegaram a 34 lojas, três Espaços do Revendedor, um hub logístico e um centro de serviços compartilhados, bem como a cerca de 10 mil revendedores.
“Somos uma empresa familiar e temos muito orgulho disso. A Fabiana é diretora financeira e administrativa, e a Flávia lidera marketing, gente e cultura. Cada uma tem seu estilo e sua área de especialidade, e isso nos fortalece. E já temos dois sucessores em formação, meus netos Pedro Victor Bonini e Maria Victoria Andretto. Essa transição entre gerações é natural e saudável”, garante.
Eterna aprendiz
Inclusive, é a sua vontade contínua de aprender, o que, segundo ela, a deixa motivada e conectada aos negócios.
“Com o tempo, busquei me aperfeiçoar, fiz cursos e especializações e montei uma equipe cada vez mais qualificada. Sou curiosa por natureza e adoro aprender. Acredito muito no aprendizado contínuo. Gosto de participar de eventos, conhecer outras histórias e trocar experiências”, define.
Desde que passou a empreender, já cursou Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e uma especialização em Finanças e Empreendedorismo pelo Empretec (principal programa de formação de empreendedores do mundo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e promovido, no Brasil, pelo Sebrae), além de participar de cursos e programas da Fundação Dom Cabral, com a qual implantou a governança corporativa do Grupo Cedro.
“Temos uma governança familiar profissionalizada, com protocolo de família, sucessão estruturada e acompanhamento de consultoria especializada. Essa gestão clara e responsável garante que o negócio siga crescendo de forma sustentável”.
Entusiasmo e paixão
Desde a criação do Conselho Consultivo, em 2023, Imara tem focado cada vez mais na área estratégica, acompanhando a abertura e revitalização de lojas, além dos projetos de padronização e modernização. A energia para acompanhar tudo isso também vem da certeza que o propósito do maior projeto que criou segue com suas raízes firmes.
“O Grupo Cedro nasceu com o propósito de transformar produtos e experiências em momentos mágicos na vida das pessoas, e esse propósito me move todos os dias. Ver a empresa crescer, expandir, conquistar prêmios e ser reconhecida como referência em governança e sustentabilidade é algo que me emociona”, afirma, citando, por exemplo, a certificação da empresa pelo GPTW (Great Place to Work), da qual se enche de orgulho.
Leia também
Ficus Capital, muito além de investimentos
Com R$2 bilhões em patrimônio assessorado e mais de 1.600 clientes, a …
APP Ribeirão elege nova diretoria e fortalece a pluralidade e representatividade no mercado
A nova gestão da Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto permanecerá …
First Summit promove jornada imersiva para aprimoramento e networking
Durante cerca de 10 horas, dezenas de empreendedores, empresários e líderes estiveram …
Empresas ficam livres para escolher fornecedor de energia e discutir preço
Negócios que gastam cerca de R$ 9 mil mensais com eletricidade podem …