• Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Arq&Decor
    • Autos
    • Beleza & Bem-estar
    • Cidade
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Direito
    • Educação
    • Esportes
    • Eventos
    • Gourmet
    • Mercado Imobiliário
    • Moda
    • Negócios
    • Pet
    • Qualidade de Vida
    • Saúde
    • Solidariedade
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Viagens
    • Vida Social
  • Contato
    • Fale conosco
Portal Zumm
Eduardo Soares e Toni Valente | Crédito: Divulgação
Negócios

APP Ribeirão alcança os 40 anos como um marco e vitrine do setor

By Amanda Pioli on 13 de agosto de 2024

Desde a sua criação, a Associação fomenta o mercado, com cursos, eventos, premiações e festivais voltados aos agentes da indústria da comunicação

Ao ser fundada em 13 de agosto de 1984, a então Associação Paulista de Propaganda – capítulo Ribeirão Preto nascia com uma missão ambiciosa: cuidar dos interesses sociais dos profissionais desse setor em toda a região. Hoje, exatos 40 anos depois, a agora Associação dos Profissionais de Propaganda Ribeirão Preto, conhecida nacionalmente como APP Ribeirão, comemora não só o cumprimento dessa missão, como de tantas outras.

“São 40 anos de muito profissionalismo e respeito com o mercado. Representamos a força de profissionais, que se uniram para incentivar boas práticas e estimular a projeção do que é feito na publicidade, valorizando toda a indústria da comunicação e, principalmente, quem investe em propaganda”, destaca Eduardo Soares, atual presidente da APP Ribeirão.

Eduardo Soares | Crédito: Rafael Cautella

O também professor de Marketing e Jornalismo está na sua 2ª gestão como presidente do Conselho, mas integra a diretoria da Associação desde 2013. Também já coordenou festivais e foi vice-presidente por outras duas administrações.

Esse trabalho de fomentar o setor é desenvolvido por meio de cursos, eventos, premiações e instrumentos que auxiliam na união de todos os agentes. Segundo Soares, é uma árdua missão, cujo sentido é justamente unir os profissionais e celebrar trajetórias de sucesso e todo o processo de transformação diante das tendências e inovação.

“São muitos anos de transformação e desafios. Costumo dizer que somos uma metamorfose ambulante. O mercado mudou, as mídias se modernizaram com o digital e seguimos em frente, unindo o melhor dos mundos, sempre se atualizando e atualizando os associados para não pararmos no tempo”, avalia o presidente, lembrando que a APP Ribeirão possui site, aplicativo e redes sociais – tudo para conectar e integrar a indústria da comunicação.

Uma vitrine através das décadas

Apenas um ano depois de chegar a Ribeirão Preto, o publicitário Toni Valente já entrou para a diretoria da APP Ribeirão, visando contribuir com o potencial criativo da região. Dessa forma, uma das suas primeiras iniciativas foi a criação do FestVídeo, que, desde 1990, é realizado anualmente na cidade.

“São muitas conquistas nessa trajetória de quatro décadas, sempre inovando. Meu papel como presidente-executivo é desenvolver todas as demandas aprovadas pelo Conselho de Administração, atuar diretamente nas decisões de cunho financeiro e operacional, ampliar a Associação para outros mercados em parcerias com outras regionais similares e promover o seu propósito como uma entidade representativa dos profissionais de publicidade e marketing”, enumera Valente, destacando também a conquista de uma sede própria em 2007.

Toni Valente | Crédito: Rafael Cautella

Além do FestVídeo, a APP Ribeirão realiza, por vocação, três grandes festivais para profissionais (Festdigital, Festgraf e Fest’in), um para a Academia, um workshop de publicidade pública, e o Encontro dos Publicitários, evento de networking anual que reúne profissionais de toda a indústria, a fim de promover a integração e fortalecer os conhecimentos de cada associado.

APP Ribeirão em festa

Como não poderia ser diferente, o tão esperado Encontro dos Publicitários de 2024, realizado na noite desta terça-feira, 13 de agosto, terá como tema os 40 anos da APP Ribeirão, com o slogan “Faça parte da transformação”, como explica o presidente.

“Esta é uma data muito especial por completar os 40 anos da Associação. A festa tem o intuito de reforçar para as pessoas como elas também estão inseridas nesse processo de modernização. A campanha realizada pela APP para divulgar o encontro visa ressaltar a importância de todo o apoio que recebemos e deixar em evidência as projeções e os planos que temos para os próximos anos. Entendemos que o mundo muda em um piscar de olhos e o nosso trabalho é acompanhar as evoluções na área de comunicação e dar o devido suporte aos profissionais”, defende.

Para Toni Valente, a festa, que terá o formato de jantar de gala, no Vila do Lago, celebrará o papel da APP Ribeirão como “um marco e, ao mesmo tempo, uma vitrine do que tem de melhor no mercado, seja na qualidade das entregas e na criatividade dos profissionais, seja no seu papel de fomento e valorização dessa grande área da comunicação”.

Associados fortalecidos

Eduardo Soares e Toni Valente | Créditos: Rafael Cautella

No dia a dia, a APP Ribeirão faz um importante trabalho divulgando informações e contribuindo para estabelecer parâmetros ao mercado, como tabela referencial de valores para agências e produtoras, entre outras atividades e os já mencionados eventos.

Eduardo Soares lembra ainda que os associados têm acesso a vários benefícios, a exemplo de descontos nas inscrições dos festivais, palestras e cursos; acesso ao aplicativo da APP com carteirinha digital; informações atualizadas constantemente; parceria com a Unimed Ribeirão Preto; e parceria com o El Ojo (um dos maiores festivais da publicidade mundial).

“Nosso objetivo é projetar a APP Ribeirão para os próximos 40 anos, nunca perdendo nossos valores e identificação com o mercado da comunicação. A publicidade vem se transformando e nós seguimos acompanhando essas tendências, trazendo novas áreas que fazem parte da comunicação: o marketing, o audiovisual, a tecnologia, a inovação, o design… e promovendo sempre o encontro. Assim, geramos negócios e valor para quem trabalha com a publicidade e para quem investe”, garante o presidente da Associação.

40 anosAPP RibeirãoEduardo SoaresToni Valente
Posted in Negócios.
Share
PreviousAgenda semanal Hard Rock Cafe® Ribeirão Preto
NextConcerto celebra os 150 anos da imigração italiana ao Brasil

Leia também

  • Restaurante Bonne Affaire | Crédito: Simone Meirelles

    Bonne Affaire Perplan é eleito melhor espaço operacional da CASACOR

    Com clima intimista e menu exclusivo, o ambiente projetado por Manarelli Guimarães …

  • Mercado de sorvetes veganos atrai empreendedores para o setor

    De acordo a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (Abis), o brasileiro …

  • Mais TODOS está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil

    Com modelo “fígital” e engajamento de seus colaboradores, a Fintech conquistou a …

  • 91% dos consumidores de Ribeirão querem dar presente no Natal

    Levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo SINCOVARP/CDL também apurou que as …

© 2025 Grupo Zumm
  • Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Arq&Decor
    • Autos
    • Beleza & Bem-estar
    • Cidade
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Direito
    • Educação
    • Esportes
    • Eventos
    • Gourmet
    • Mercado Imobiliário
    • Moda
    • Negócios
    • Pet
    • Qualidade de Vida
    • Saúde
    • Solidariedade
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Viagens
    • Vida Social
  • Contato
    • Fale conosco