O empreendedorismo na terceira idade tem se destacado como uma tendência crescente no Brasil, revelando a vitalidade e o dinamismo dos empresários com mais de 60 anos
O empreendedorismo na terceira idade tem se destacado como uma tendência crescente no Brasil, revelando a vitalidade e o dinamismo dos empresários com mais de 60 anos. Nos últimos 10 anos, o número de empreendedores seniores têm aumentado de forma significativa, refletindo uma mudança nas perspectivas sobre a capacidade de empreender em uma fase mais avançada da vida.
De acordo com dados do Sebrae, atualmente, dos 29,8 milhões de proprietários de negócios no Brasil, cerca de 4 milhões são liderados por pessoas com mais de 60 anos. Esse aumento no número de empreendedores seniores é confirmado pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2023, realizada em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). A pesquisa revela que 90% dos empreendedores seniores têm empresas estabelecidas há mais de três anos, demonstrando uma estabilidade e experiência notáveis.
Entre 2012 e 2023, o número de empreendedores com mais de 60 anos e um rendimento médio mensal de R$3.347,00 cresceu 42%. Esses empresários estão predominantemente envolvidos no setor de serviços (36,4%), seguido pelo comércio (21,9%), agropecuária (16,6%), e indústria e construção. Além de sua experiência e produtividade, eles tendem a trabalhar menos horas por semana e alcançar um rendimento mais elevado, ultrapassando a fase inicial dos três anos de atividade.
Para quem está nessa fase da vida e procura um negócio já consolidado, o mercado de franquias oferece opções muito interessantes. Um exemplo é a rede Marketing Bag, uma franquia que se destaca por seu custo acessível e operação em home-office.
André Jácomo, CEO da empresa, destaca a satisfação em ver um número crescente de empreendedores de todas as idades, incluindo aqueles que desafiam o etarismo para conquistar a independência financeira. “O que estamos testemunhando é uma verdadeira explosão de novos empreendedores buscando oportunidades de investimento. Nossos negócios são promissores e ficamos felizes em ajudar pessoas a realizar seus sonhos de serem donos de seus próprios negócios”, afirma Jácomo.
O crescente número de empreendedores 60+ não apenas evidencia uma mudança positiva nas atitudes em relação à idade e ao trabalho, mas também destaca a importância de oportunidades acessíveis para todos os perfis de investidores.
Número de empreendedores com mais de 60 anos cresce 42% no Brasil
O empreendedorismo na terceira idade tem se destacado como uma tendência crescente no Brasil, revelando a vitalidade e o dinamismo dos empresários com mais de 60 anos
O empreendedorismo na terceira idade tem se destacado como uma tendência crescente no Brasil, revelando a vitalidade e o dinamismo dos empresários com mais de 60 anos. Nos últimos 10 anos, o número de empreendedores seniores têm aumentado de forma significativa, refletindo uma mudança nas perspectivas sobre a capacidade de empreender em uma fase mais avançada da vida.
De acordo com dados do Sebrae, atualmente, dos 29,8 milhões de proprietários de negócios no Brasil, cerca de 4 milhões são liderados por pessoas com mais de 60 anos. Esse aumento no número de empreendedores seniores é confirmado pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2023, realizada em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). A pesquisa revela que 90% dos empreendedores seniores têm empresas estabelecidas há mais de três anos, demonstrando uma estabilidade e experiência notáveis.
Entre 2012 e 2023, o número de empreendedores com mais de 60 anos e um rendimento médio mensal de R$3.347,00 cresceu 42%. Esses empresários estão predominantemente envolvidos no setor de serviços (36,4%), seguido pelo comércio (21,9%), agropecuária (16,6%), e indústria e construção. Além de sua experiência e produtividade, eles tendem a trabalhar menos horas por semana e alcançar um rendimento mais elevado, ultrapassando a fase inicial dos três anos de atividade.
Para quem está nessa fase da vida e procura um negócio já consolidado, o mercado de franquias oferece opções muito interessantes. Um exemplo é a rede Marketing Bag, uma franquia que se destaca por seu custo acessível e operação em home-office.
André Jácomo, CEO da empresa, destaca a satisfação em ver um número crescente de empreendedores de todas as idades, incluindo aqueles que desafiam o etarismo para conquistar a independência financeira. “O que estamos testemunhando é uma verdadeira explosão de novos empreendedores buscando oportunidades de investimento. Nossos negócios são promissores e ficamos felizes em ajudar pessoas a realizar seus sonhos de serem donos de seus próprios negócios”, afirma Jácomo.
O crescente número de empreendedores 60+ não apenas evidencia uma mudança positiva nas atitudes em relação à idade e ao trabalho, mas também destaca a importância de oportunidades acessíveis para todos os perfis de investidores.
Leia também
Gamificação é estratégia para melhorar o engajamento de equipes
Case em agência de comunicação mostra como essa estratégia pode ser usada …
Em formato híbrido, 3ª edição do e-Summit acontece no dia 9 de junho em Ribeirão
Evento de marketing digital promovido pela Etus terá mais de 10 palestrantes, …
Público masculino impulsiona aumento na venda de perfumes importados no país
Categoria foi a que mais cresceu no primeiro semestre de 2022 Se …
RibeirãoShopping renova seu mix de lojas e gera cerca de 400 vagas de empregos
O empreendimento ganhou quase 100 novas operações durante o ano de 2022, …