Cada vez menos brasileiros leem, o que impacta o desempenho acadêmico dos alunos e o futuro do país
A leitura na 1ª infância tem um papel essencial no desenvolvimento cognitivo e na imaginação dos pequenos e, na opinião de especialistas na área da educação, sua importância vai muito além do processo de alfabetização: o hábito contribui para o desenvolvimento da criatividade, do pensamento crítico e da empatia, bem como melhora o vocabulário e a concentração. A leitura pode ser, ainda, um antídoto para o uso excessivo de telas por crianças.
Hábito de leitura no Brasil
Mas, infelizmente, os desafios são grandes quando o assunto é leitura no Brasil. De acordo com a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, nos últimos quatro anos, perdemos 6,7 milhões de leitores, e, em 2024, 53% da população não leu nenhum livro – nem mesmo parcialmente.
Dados do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) revelam que quase 40% das crianças do 4º ano do Ensino Fundamental não dominam habilidades básicas de leitura. E a falta de incentivo à leitura acaba impactando no futuro: levantamento do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) apontou que 50% dos alunos brasileiros de 15 anos apresentam baixo desempenho em leitura.
Como incentivar uma criança a ler
Para reverter esse cenário, é essencial incentivar a leitura desde a infância, garantindo que crianças e jovens tenham acesso a obras que despertem seu interesse e ampliem seus horizontes. Segundo a bibliotecária Aline Souza Silva Santos, os pais devem transformar a leitura em um momento especial, criando um ambiente prazeroso.
“Ler para a criança desde cedo faz toda a diferença, em momentos de aconchego e conexão, fortalecendo o vínculo afetivo e despertando o interesse pelos livros”, afirma.
A bibliotecária ainda elenca quatro pontos essenciais para incentivar uma criança a ler:
Estabeleça uma rotina de leitura: leia todos os dias com a criança, como parte da rotina, por exemplo antes de dormir;
Deixe os livros acessíveis: crie um cantinho com livros ao alcance dos pequenos, para que possam explorar sozinhos;
Leia de forma envolvente: use vozes, sons e expressões para tornar a leitura divertida e atrativa;
Dê o exemplo: mostre que ler é prazeroso lendo na frente da criança com frequência.
O segredo para criar leitores adultos, segundo a coordenadora pedagógica do segmento Infantil Beatriz Martins, é apresentar às crianças os livros antes mesmo delas serem alfabetizadas. “Para essa faixa etária, é indicado que os livros possuam ilustrações vibrantes, textos rimados e interatividade, que façam da leitura um momento de diversão e encantamento”, afirma a educadora.
O tipo de livro ideal para cada fase
De 0 a 1 ano: livros de pano ou plástico, com imagens simples, cores contrastantes e elementos sensoriais;
De 1 a 2 anos: histórias curtas, ilustrações grandes, livros interativos com abas e temas do cotidiano;
De 2 a 3 anos: narrativas simples com repetição, rimas e personagens conhecidos do universo infantil;
De 3 a 5 anos: histórias com começo, meio e fim, contos de fantasia, temas emocionais e valores sociais.
Como incentivar uma criança a ler e largar as telas
Cada vez menos brasileiros leem, o que impacta o desempenho acadêmico dos alunos e o futuro do país
A leitura na 1ª infância tem um papel essencial no desenvolvimento cognitivo e na imaginação dos pequenos e, na opinião de especialistas na área da educação, sua importância vai muito além do processo de alfabetização: o hábito contribui para o desenvolvimento da criatividade, do pensamento crítico e da empatia, bem como melhora o vocabulário e a concentração. A leitura pode ser, ainda, um antídoto para o uso excessivo de telas por crianças.
Hábito de leitura no Brasil
Mas, infelizmente, os desafios são grandes quando o assunto é leitura no Brasil. De acordo com a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, nos últimos quatro anos, perdemos 6,7 milhões de leitores, e, em 2024, 53% da população não leu nenhum livro – nem mesmo parcialmente.
Dados do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) revelam que quase 40% das crianças do 4º ano do Ensino Fundamental não dominam habilidades básicas de leitura. E a falta de incentivo à leitura acaba impactando no futuro: levantamento do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) apontou que 50% dos alunos brasileiros de 15 anos apresentam baixo desempenho em leitura.
Como incentivar uma criança a ler
Para reverter esse cenário, é essencial incentivar a leitura desde a infância, garantindo que crianças e jovens tenham acesso a obras que despertem seu interesse e ampliem seus horizontes. Segundo a bibliotecária Aline Souza Silva Santos, os pais devem transformar a leitura em um momento especial, criando um ambiente prazeroso.
A bibliotecária ainda elenca quatro pontos essenciais para incentivar uma criança a ler:
O segredo para criar leitores adultos, segundo a coordenadora pedagógica do segmento Infantil Beatriz Martins, é apresentar às crianças os livros antes mesmo delas serem alfabetizadas. “Para essa faixa etária, é indicado que os livros possuam ilustrações vibrantes, textos rimados e interatividade, que façam da leitura um momento de diversão e encantamento”, afirma a educadora.
O tipo de livro ideal para cada fase
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