As IAs já estão entre nós. Elas não andam, não são visíveis, mas pensam e argumentam. Às vezes, melhor que a maioria dos humanos
Por Ricardo Amorim*
Recentemente, um grupo de pesquisadores suíços fez um experimento que parece saído de um filme de espionagem. Eles invadiram um fórum do Reddit – famoso por discussões intensas e desafiadoras – com contas automatizadas de inteligência artificial. O objetivo? Descobrir se essas IAs seriam capazes de passar despercebidas e convencer pessoas reais a mudarem de opinião.
O resultado foi impactante, para não dizer alarmante: não só ninguém desconfiou que estava discutindo com bots, mas eles foram 6 vezes mais eficazes que humanos em fazer outros humanos mudarem de opinião.
No experimento, foram testados três tipos de bots:
Genéricos, que respondiam com base apenas no conteúdo do post;
Personalizados, que sabiam localização, tendências políticas e estilo do autor original;
Alinhados com a comunidade, que imitavam o “jeito de falar” mais aceito pelo grupo.
Os resultados foram impressionantes. Esses bots ficaram 4 meses no ar e ninguém percebeu. Todos foram bem mais convincentes do que os humanos. O menos convincentes entre eles foi o que “imitava” o jeito dos humanos. Confira:
Os bots genéricos convenceram 17% das pessoas a mudarem de ideia;
Os personalizados, 18%;
Os que imitavam a comunidade, 9%.
Teve até bot que até chegou ao top 1% dos usuários mais influentes do Reddit. Enquanto, em média, humanos concenceram só 3% a mudarem de ideia.
O que nos espera
Se um grupo de pós-graduandos, com orçamento limitado, conseguiu esse nível de influência usando IA… imagine o que empresas, governos e organizações com milhões, bilhões e, em alguns casos, até trilhões de orçamento já estão fazendo ou podem fazer nas redes sociais para influenciar suas decisões políticas ou de consumo, por exemplo.
Com eleições se aproximando em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, é mais importante do que nunca estarmos atentos para possíveis manipulações.
Mas nisso vem um ponto chave: esses bots não usaram nenhuma fake news para convencer ninguém. Não houve nenhuma mentira, nem apelo emocional barato. Eles convenceram com lógica, dados e argumentos melhores. A vitória da razão.
Se bots conseguiram tanto sucesso com bons argumentos, se a IA for bem usada, ela tem o potencial de melhorar a qualidade da discussão, ao contrário do que muitos temem.
* Ricardo Amorim, economista mais influente do Brasil segundo a Forbes e Influenciador nº 1 no LinkedIn
O poder (real) de argumentação dos bots
As IAs já estão entre nós. Elas não andam, não são visíveis, mas pensam e argumentam. Às vezes, melhor que a maioria dos humanos
Por Ricardo Amorim*
Recentemente, um grupo de pesquisadores suíços fez um experimento que parece saído de um filme de espionagem. Eles invadiram um fórum do Reddit – famoso por discussões intensas e desafiadoras – com contas automatizadas de inteligência artificial. O objetivo? Descobrir se essas IAs seriam capazes de passar despercebidas e convencer pessoas reais a mudarem de opinião.
O resultado foi impactante, para não dizer alarmante: não só ninguém desconfiou que estava discutindo com bots, mas eles foram 6 vezes mais eficazes que humanos em fazer outros humanos mudarem de opinião.
No experimento, foram testados três tipos de bots:
Os resultados foram impressionantes. Esses bots ficaram 4 meses no ar e ninguém percebeu. Todos foram bem mais convincentes do que os humanos. O menos convincentes entre eles foi o que “imitava” o jeito dos humanos. Confira:
Teve até bot que até chegou ao top 1% dos usuários mais influentes do Reddit. Enquanto, em média, humanos concenceram só 3% a mudarem de ideia.
O que nos espera
Se um grupo de pós-graduandos, com orçamento limitado, conseguiu esse nível de influência usando IA… imagine o que empresas, governos e organizações com milhões, bilhões e, em alguns casos, até trilhões de orçamento já estão fazendo ou podem fazer nas redes sociais para influenciar suas decisões políticas ou de consumo, por exemplo.
Mas nisso vem um ponto chave: esses bots não usaram nenhuma fake news para convencer ninguém. Não houve nenhuma mentira, nem apelo emocional barato. Eles convenceram com lógica, dados e argumentos melhores. A vitória da razão.
Aí é que está a grande oportunidade. É hora de aliar, de forma ética:
Se bots conseguiram tanto sucesso com bons argumentos, se a IA for bem usada, ela tem o potencial de melhorar a qualidade da discussão, ao contrário do que muitos temem.
* Ricardo Amorim, economista mais influente do Brasil segundo a Forbes e Influenciador nº 1 no LinkedIn
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