À frente da Escola Arte do Museu, as educadoras Maria Cecília Migliorini e Cleonice Peçanha Bastos explicam a importância desse trabalho perante os pais, professores e alunos
Mundo Zumm: Além dos protocolos de higienização, é preciso oferecer acolhimento socioemocional para a criança e a família nesse momento. Como o colégio está se estruturando em relação a isso?
Cleonice: Na verdade, nossa retomada se deu em outubro do ano passado, com a capacidade reduzida de alunos. Logo, nosso apoio socioemocional vem se dando desde então. Iniciamos com livespor turmas no Fundamental, antes deles voltarem como preparação para o retorno, e depois continuamos com o acompanhamento individualizado quando necessário, pois o atendimento bem de perto das famílias já é estruturado em nossa escola. Ou seja, uma parceria com bastante proximidade no cotidiano escolar. Tivemos, inclusive, casos de famílias, que periodicamente, ao longo do ano passado, necessitaram de acolhimento presencial devido a questões especificas vividas, precisando de maior apoio da equipe pedagógica.
Mundo Zumm:Quais os principais desafios dos professores nessa retomada?
Maria Cecília: Nossa retomada se deu em outubro de 2020. Na ocasião, não atendíamos 100%, dos alunos, mas trabalhamos, progressivamente, com 30%, 35% e 50%, através de revezamento de turmas, e 100% de atendimento só na escola infantil. Agora em agosto estamos com 100% em todos os segmentos. Os desafios foram da ordem da socialização: os alunos estiveram isolados e, portanto, sedentos pelo contato físico que, naquele momento não era possível. Depois, os professores tiveram que adaptar-se a dar aulas simultâneas, pois tinham alunos em sala e em casa, no caso do Ensino Fundamental I e II. Nesse ponto, nossos professores foram muito bem preparados para lidar com esses desafios pois, um ano antes de ser deflagrada a pandemia, eles já vinham se capacitando com cursos na Plataforma Google For Education, justamente para introdução de ferramentas virtuais na sala de aula. Esse aspecto facilitou o enfrentamento dessa nova realidade. Quanto aos protocolos de saúde, também a escola trouxe 2 profissionais da área para nos informar, mas também, nos acolher nesse momento tão inédito para todos
Mundo Zumm: Muitos pais não estão dispostos a deixar seus filhos voltarem às aulas presenciais. Como atender a esta demanda sem prejudicar o ensino do aluno?
Maria Cecília: Em nossa realidade, a maioria dos pais optou pela volta presencial à escola. Temos uma pequena porcentagem ainda online. Atendemos a esse grupo fornecendo bastante orientação. Toda a equipe pedagógica, coordenação e professores mantêm um contato estreito e diário com os pais. Eles fazem a ponte entre as diversas aprendizagens, organização e roteiro dos estudos e projetos, que também ficam disponíveis na plataforma para que os responsáveis acompanhem a vida escolar do seu(ua) filho/a, deem feedback e alinhem condutas para o bom desenvolvimento do aluno.
Mundo Zumm:Como estão sendo feitos os processos de adaptação das crianças menores (que estão iniciando a vida escolar) nessa nova realidade?
Cleonice: Sempre fazemos um acolhimento dos pais e filhos em adaptação. Nesse contexto específico, estivemos preocupados em garantir aos pais que seus pequenos também estariam seguros do ponto de vista sanitário, respeitando o distanciamento social de 1 metro. Conversamos muito com os pais sobre a importância da presença deles no ambiente escolar até que seus filhos criem vínculo afetivo com as professoras, e então possam separar-se e ficarem na escola aos cuidados delas e prontas para a aprendizagem. Acreditamos que esse é um processo pelo qual não só os pequenos possam, mas também seus pais, que devem confiar seus filhos a nós. Nosso papel é tranquilizá-los e afirmarmos nossa experiência de longa data com a Educação Infantil.
Apoio socioemocional é uma das prioridades na retomada das aulas presenciais
À frente da Escola Arte do Museu, as educadoras Maria Cecília Migliorini e Cleonice Peçanha Bastos explicam a importância desse trabalho perante os pais, professores e alunos
Mundo Zumm: Além dos protocolos de higienização, é preciso oferecer acolhimento socioemocional para a criança e a família nesse momento. Como o colégio está se estruturando em relação a isso?
Cleonice: Na verdade, nossa retomada se deu em outubro do ano passado, com a capacidade reduzida de alunos. Logo, nosso apoio socioemocional vem se dando desde então. Iniciamos com lives por turmas no Fundamental, antes deles voltarem como preparação para o retorno, e depois continuamos com o acompanhamento individualizado quando necessário, pois o atendimento bem de perto das famílias já é estruturado em nossa escola. Ou seja, uma parceria com bastante proximidade no cotidiano escolar. Tivemos, inclusive, casos de famílias, que periodicamente, ao longo do ano passado, necessitaram de acolhimento presencial devido a questões especificas vividas, precisando de maior apoio da equipe pedagógica.
Mundo Zumm: Quais os principais desafios dos professores nessa retomada?
Maria Cecília: Nossa retomada se deu em outubro de 2020. Na ocasião, não atendíamos 100%, dos alunos, mas trabalhamos, progressivamente, com 30%, 35% e 50%, através de revezamento de turmas, e 100% de atendimento só na escola infantil. Agora em agosto estamos com 100% em todos os segmentos. Os desafios foram da ordem da socialização: os alunos estiveram isolados e, portanto, sedentos pelo contato físico que, naquele momento não era possível. Depois, os professores tiveram que adaptar-se a dar aulas simultâneas, pois tinham alunos em sala e em casa, no caso do Ensino Fundamental I e II. Nesse ponto, nossos professores foram muito bem preparados para lidar com esses desafios pois, um ano antes de ser deflagrada a pandemia, eles já vinham se capacitando com cursos na Plataforma Google For Education, justamente para introdução de ferramentas virtuais na sala de aula. Esse aspecto facilitou o enfrentamento dessa nova realidade. Quanto aos protocolos de saúde, também a escola trouxe 2 profissionais da área para nos informar, mas também, nos acolher nesse momento tão inédito para todos
Mundo Zumm: Muitos pais não estão dispostos a deixar seus filhos voltarem às aulas presenciais. Como atender a esta demanda sem prejudicar o ensino do aluno?
Maria Cecília: Em nossa realidade, a maioria dos pais optou pela volta presencial à escola. Temos uma pequena porcentagem ainda online. Atendemos a esse grupo fornecendo bastante orientação. Toda a equipe pedagógica, coordenação e professores mantêm um contato estreito e diário com os pais. Eles fazem a ponte entre as diversas aprendizagens, organização e roteiro dos estudos e projetos, que também ficam disponíveis na plataforma para que os responsáveis acompanhem a vida escolar do seu(ua) filho/a, deem feedback e alinhem condutas para o bom desenvolvimento do aluno.
Mundo Zumm: Como estão sendo feitos os processos de adaptação das crianças menores (que estão iniciando a vida escolar) nessa nova realidade?
Cleonice: Sempre fazemos um acolhimento dos pais e filhos em adaptação. Nesse contexto específico, estivemos preocupados em garantir aos pais que seus pequenos também estariam seguros do ponto de vista sanitário, respeitando o distanciamento social de 1 metro. Conversamos muito com os pais sobre a importância da presença deles no ambiente escolar até que seus filhos criem vínculo afetivo com as professoras, e então possam separar-se e ficarem na escola aos cuidados delas e prontas para a aprendizagem. Acreditamos que esse é um processo pelo qual não só os pequenos possam, mas também seus pais, que devem confiar seus filhos a nós. Nosso papel é tranquilizá-los e afirmarmos nossa experiência de longa data com a Educação Infantil.
Leia mais: Indo além da festa, Escola Arte do Museu celebra tradição junina
Leia também
Veja o que muda no Ensino Médio com a nova reforma aprovada
Texto atualizado do novo currículo da Educação foi aprovado no Congresso e …
O aluno no centro de tudo; a Arte em todos os cantos
POR MARIA CECÍLIA MIGLIORINI, DIRETORA PEDAGÓGICA DA ESCOLA ARTE DO MUSEU Muito …
Educação Física da Unaerp é a melhor do estado de São Paulo e 3ª melhor do Brasil, aponta o MEC
O CPC/ENADE MEC, realizado em 2021, classificou o curso em 3º lugar …
Unaerp conquista 2 ouros e 1 bronze no FestDigital 2021
Festival premiou os melhores trabalhos universitários na área de propaganda e publicidade; …