Documentário “Neymar: O Caos Perfeito” expõe a importância de ter especialistas de todas as áreas na gestão da carreira do jogador
A vida de um jogador de futebol é, para muitos, perfeita. Dinheiro, fama e sucesso fazem parte do combo. Mas este combo se completa com adversidades, como a pressão de uma torcida – ou de todo um país -, e a responsabilidade de carregar suas equipes aos títulos, agradar milhões de torcedores e, muitas vezes, sustentar centenas de pessoas em sua volta.
E com o futebol cada vez mais próximo do entretenimento, muitos jogadores se tornaram, também, celebridades. Considerado o maior jogador brasileiro da década, Neymar Jr. acumula 170mi seguidores no Instagram. Santos, Barcelona e Paris Saint-Germain – seus três clubes na carreira -, juntos, somam 162,7mi.
E o documentário “Neymar: O Caos Perfeito”, um original Netflix, retrata o lado humano do jogador. Além disso, mostra como o “Menino Ney” se tornou esse fenômeno, que dita moda – basta se lembrar da época do moicano -, condutas e hábitos.
“O fato de alguns atletas se tornarem celebridades é resultado da compreensão do mercado como um todo, explorando as diversas oportunidades que surgem por meio do esporte”, explica Leonardo Biscaro, advogado Mestre em Direito Desportivo Internacional e especialista em Direito Desportivo & Entretenimento.
Biscaro destaca que os atletas, fora das quatro linhas, se tornam referências na indústria da moda, no setor audiovisual e na criação de conteúdo digital. “É importante que eles construam uma marca e explorem as diversas oportunidades existentes no mercado do entretenimento.”
A equipe por trás do humano, do atleta e da celebridade
Para ajudar no gerenciamento de sua carreira e marca, Neymar tem cerca de 200 funcionários. Seja no marketing, na saúde mental ou na fisiologia, o jogador tem uma equipe por trás, que o auxilia nas principais questões extracampo. Assim, o atacante pode se concentrar exclusivamente no que faz de melhor: jogar futebol.
“Uma assessoria profissional é indispensável para qualquer atleta, seja ela jurídica, financeira, administrativa e do marketing. Isso proporcionará segurança dele, tanto em suas atividades profissionais quanto pessoais”, destaca Biscaro.
E o sucesso da marca Neymar é fruto da assessoria profissional que o cerca e soube explorar as oportunidades de mercado. “Estamos falando de um jogador que teve seu nome estampado na Torre Eiffel em sua apresentação”, relembra Biscaro.
Ter uma equipe para gerenciar a carreira e acompanhar os passos do atleta é o conselho que Biscaro daria a todos os jovens jogadores. “Há inúmeros casos de jogadores que eram fenômenos e pela falta de assessoria não se tornaram aquilo que todos esperavam”, diz. “Uma equipe qualificada auxiliará na blindagem do jogador, desenvolvendo o atleta tanto na esfera profissional, como pessoal.”
Entre o atleta e a celebridade: a importância de uma equipe especializada por trás do jogador
Documentário “Neymar: O Caos Perfeito” expõe a importância de ter especialistas de todas as áreas na gestão da carreira do jogador
A vida de um jogador de futebol é, para muitos, perfeita. Dinheiro, fama e sucesso fazem parte do combo. Mas este combo se completa com adversidades, como a pressão de uma torcida – ou de todo um país -, e a responsabilidade de carregar suas equipes aos títulos, agradar milhões de torcedores e, muitas vezes, sustentar centenas de pessoas em sua volta.
E com o futebol cada vez mais próximo do entretenimento, muitos jogadores se tornaram, também, celebridades. Considerado o maior jogador brasileiro da década, Neymar Jr. acumula 170mi seguidores no Instagram. Santos, Barcelona e Paris Saint-Germain – seus três clubes na carreira -, juntos, somam 162,7mi.
E o documentário “Neymar: O Caos Perfeito”, um original Netflix, retrata o lado humano do jogador. Além disso, mostra como o “Menino Ney” se tornou esse fenômeno, que dita moda – basta se lembrar da época do moicano -, condutas e hábitos.
“O fato de alguns atletas se tornarem celebridades é resultado da compreensão do mercado como um todo, explorando as diversas oportunidades que surgem por meio do esporte”, explica Leonardo Biscaro, advogado Mestre em Direito Desportivo Internacional e especialista em Direito Desportivo & Entretenimento.
Biscaro destaca que os atletas, fora das quatro linhas, se tornam referências na indústria da moda, no setor audiovisual e na criação de conteúdo digital. “É importante que eles construam uma marca e explorem as diversas oportunidades existentes no mercado do entretenimento.”
A equipe por trás do humano, do atleta e da celebridade
Para ajudar no gerenciamento de sua carreira e marca, Neymar tem cerca de 200 funcionários. Seja no marketing, na saúde mental ou na fisiologia, o jogador tem uma equipe por trás, que o auxilia nas principais questões extracampo. Assim, o atacante pode se concentrar exclusivamente no que faz de melhor: jogar futebol.
“Uma assessoria profissional é indispensável para qualquer atleta, seja ela jurídica, financeira, administrativa e do marketing. Isso proporcionará segurança dele, tanto em suas atividades profissionais quanto pessoais”, destaca Biscaro.
E o sucesso da marca Neymar é fruto da assessoria profissional que o cerca e soube explorar as oportunidades de mercado. “Estamos falando de um jogador que teve seu nome estampado na Torre Eiffel em sua apresentação”, relembra Biscaro.
Ter uma equipe para gerenciar a carreira e acompanhar os passos do atleta é o conselho que Biscaro daria a todos os jovens jogadores. “Há inúmeros casos de jogadores que eram fenômenos e pela falta de assessoria não se tornaram aquilo que todos esperavam”, diz. “Uma equipe qualificada auxiliará na blindagem do jogador, desenvolvendo o atleta tanto na esfera profissional, como pessoal.”
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