Com esta visão de futuro que o ex-metalúrgico, Altair Vilar tornou-se o presidente do Cartão de TODOS, maior cartão de descontos do Brasil
No mundo dos negócios há um termo muito conhecido como o oceano azul. Em que o objetivo dessa estratégia é criar as condições para que uma empresa fomente a inovação pelo melhor custo-benefício. E foi com esta visão de futuro que o ex-metalúrgico, Altair Vilar tornou-se o presidente do maior cartão de descontos do Brasil, o Cartão de TODOS, e do grupo empresarial que tem em seu portfólio: 7 unidades de negócios, 18 milhões de filiados, 20 mil colaboradores, 780 estabelecimentos de atendimentos presenciais espalhados por todo o país (entre franquias e clínicas de atendimento médico e odontológico) e uma lista de parceiros que inclui gigantes do varejo nacional, como a Raia Drogasil e a Ultragaz.
Para entender essa trajetória de sucesso é necessário voltar para 1974, quando aos 16 anos começou a trabalhar como auxiliar de escritório na siderúrgica Usiminas de Ipatinga (MG), empresa na qual permaneceu por 25 anos. Com a privatização da Usiminas, em 1991, Altair assumiu a presidência do Clube de Investimentos da empresa e, depois de dois mandatos, direcionou seus esforços para as atividades sindicais, tornando-se o Diretor-Presidente do Sindipa – Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga – entre 1995 e 2001. A atuação sindical aproximou Vilar de pautas e demandas populares, além de dar a ele a oportunidade de participar de diversos cursos, congressos e estágios em países como Uruguai, Argentina, França e Alemanha.
Em 2001, após o fim de seu mandato no Sindipa, seguido do desligamento da Usiminas, Altair Vilar decidiu colocar em prática um projeto que tinha conhecido em uma viagem à Alemanha, em 1998, no qual através de mensalidades baixas, trabalhadores tinham acesso a descontos em serviços essenciais.
“O modelo de negócios do Cartão de TODOS, colocado em prática no início dos anos 2000 através da criação da Clínica de TODOS, é inspirado no programa sindical alemão de atribuição de benefícios aos trabalhadores através do processo de filiação. Quando dei início ao projeto em Ipatinga, meu foco era conseguir 5 mil famílias filiadas pagando R$ 5 reais ao mês, dentro da própria cidade, para que pudéssemos oferecer benefícios principalmente em saúde. Hoje, nosso Grupo possui cinco milhões de famílias filiadas aproveitando descontos e serviços nos mais diversos setores e presentes em cada estado deste país”, revela Altair.
A empresa obteve bons resultados em diversas cidades de Minas Gerais, o que fez com que a sua atuação extrapolasse os limites estaduais e se expandisse para todos os estados do país, estando presente atualmente em cidades brasileiras com mais de 150 mil habitantes. Além do Brasil, onde sua base de filiados corresponde a 7% da população nacional, o Grupo Cartão de TODOS está presente na Colômbia e tem planos de expansão para o Chile, o México e os Estados Unidos.
“O crescimento do Cartão de TODOS tem sido exponencial desde o primeiro ano, isso porque nosso modelo de negócio é baseado em capilaridade, diversificação de segmentos em que atuamos e respeito aos nossos filiados e à realidade enfrentada por eles”, declara o empresário.
O Grupo Cartão de TODOS é hoje o maior conglomerado empresarial brasileiro a oferecer serviços de desconto em saúde, educação e lazer, atendimento em clínicas populares, soluções financeiras inteligentes voltadas à concessão de créditos, plataformas educacionais com cursos preparatórios, energia solar a preços acessíveis e dezenas de outros serviços voltados ao cuidado e ao empoderamento das classes C e D. Essa diversidade de serviços, segue um modelo de negócio que se baseia em economia de escala de forma justa.
“Através deste princípio, é possível aumentar o número de beneficiados, sem sacrifícios para quem paga. Para nós no Cartão de TODOS, isso é o mais importante, garantir possibilidades para quem normalmente não tem. O lucro é consequência, o foco é contribuir para a melhora da situação social nacional”, enfatiza Vilar.
Para seguir com o foco no desenvolvimento social acima da especulação, Altair Vilar mantém a administração do grupo entre seu círculo familiar, principalmente, em especial os filhos: Tales Vilar, vice-presidente do Cartão de TODOS e CEO da fintech popular Mais TODOS; Ícaro Vilar, CEO da rede de clínicas populares do Grupo, a AmorSaúde; e Aquiles Vilar, vice-presidente global do Cartão de TODOS – as duas unidades de negócios citadas possuem sede aqui em Ribeirão Preto (SP).
Altair Vilar atribui crescimento à priorização do desenvolvimento social acima do lucro
POR ANA PAULA POPOLIN
Com esta visão de futuro que o ex-metalúrgico, Altair Vilar tornou-se o presidente do Cartão de TODOS, maior cartão de descontos do Brasil
No mundo dos negócios há um termo muito conhecido como o oceano azul. Em que o objetivo dessa estratégia é criar as condições para que uma empresa fomente a inovação pelo melhor custo-benefício. E foi com esta visão de futuro que o ex-metalúrgico, Altair Vilar tornou-se o presidente do maior cartão de descontos do Brasil, o Cartão de TODOS, e do grupo empresarial que tem em seu portfólio: 7 unidades de negócios, 18 milhões de filiados, 20 mil colaboradores, 780 estabelecimentos de atendimentos presenciais espalhados por todo o país (entre franquias e clínicas de atendimento médico e odontológico) e uma lista de parceiros que inclui gigantes do varejo nacional, como a Raia Drogasil e a Ultragaz.
Para entender essa trajetória de sucesso é necessário voltar para 1974, quando aos 16 anos começou a trabalhar como auxiliar de escritório na siderúrgica Usiminas de Ipatinga (MG), empresa na qual permaneceu por 25 anos. Com a privatização da Usiminas, em 1991, Altair assumiu a presidência do Clube de Investimentos da empresa e, depois de dois mandatos, direcionou seus esforços para as atividades sindicais, tornando-se o Diretor-Presidente do Sindipa – Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga – entre 1995 e 2001. A atuação sindical aproximou Vilar de pautas e demandas populares, além de dar a ele a oportunidade de participar de diversos cursos, congressos e estágios em países como Uruguai, Argentina, França e Alemanha.
Em 2001, após o fim de seu mandato no Sindipa, seguido do desligamento da Usiminas, Altair Vilar decidiu colocar em prática um projeto que tinha conhecido em uma viagem à Alemanha, em 1998, no qual através de mensalidades baixas, trabalhadores tinham acesso a descontos em serviços essenciais.
“O modelo de negócios do Cartão de TODOS, colocado em prática no início dos anos 2000 através da criação da Clínica de TODOS, é inspirado no programa sindical alemão de atribuição de benefícios aos trabalhadores através do processo de filiação. Quando dei início ao projeto em Ipatinga, meu foco era conseguir 5 mil famílias filiadas pagando R$ 5 reais ao mês, dentro da própria cidade, para que pudéssemos oferecer benefícios principalmente em saúde. Hoje, nosso Grupo possui cinco milhões de famílias filiadas aproveitando descontos e serviços nos mais diversos setores e presentes em cada estado deste país”, revela Altair.
A empresa obteve bons resultados em diversas cidades de Minas Gerais, o que fez com que a sua atuação extrapolasse os limites estaduais e se expandisse para todos os estados do país, estando presente atualmente em cidades brasileiras com mais de 150 mil habitantes. Além do Brasil, onde sua base de filiados corresponde a 7% da população nacional, o Grupo Cartão de TODOS está presente na Colômbia e tem planos de expansão para o Chile, o México e os Estados Unidos.
“O crescimento do Cartão de TODOS tem sido exponencial desde o primeiro ano, isso porque nosso modelo de negócio é baseado em capilaridade, diversificação de segmentos em que atuamos e respeito aos nossos filiados e à realidade enfrentada por eles”, declara o empresário.
O Grupo Cartão de TODOS é hoje o maior conglomerado empresarial brasileiro a oferecer serviços de desconto em saúde, educação e lazer, atendimento em clínicas populares, soluções financeiras inteligentes voltadas à concessão de créditos, plataformas educacionais com cursos preparatórios, energia solar a preços acessíveis e dezenas de outros serviços voltados ao cuidado e ao empoderamento das classes C e D. Essa diversidade de serviços, segue um modelo de negócio que se baseia em economia de escala de forma justa.
“Através deste princípio, é possível aumentar o número de beneficiados, sem sacrifícios para quem paga. Para nós no Cartão de TODOS, isso é o mais importante, garantir possibilidades para quem normalmente não tem. O lucro é consequência, o foco é contribuir para a melhora da situação social nacional”, enfatiza Vilar.
Para seguir com o foco no desenvolvimento social acima da especulação, Altair Vilar mantém a administração do grupo entre seu círculo familiar, principalmente, em especial os filhos: Tales Vilar, vice-presidente do Cartão de TODOS e CEO da fintech popular Mais TODOS; Ícaro Vilar, CEO da rede de clínicas populares do Grupo, a AmorSaúde; e Aquiles Vilar, vice-presidente global do Cartão de TODOS – as duas unidades de negócios citadas possuem sede aqui em Ribeirão Preto (SP).
Leia também
Virazóm celebra 25 anos de história e promete um ano repleto de comemorações
Grupo celebra marca expressiva e se consolida como a maior empresa de …
Grupo CRM, detentor da Kopenhagen, investe no mercado de moda
A marca quer conquistar uma fatia maior do mercado de presentes que …
Em formato híbrido, 3ª edição do e-Summit acontece no dia 9 de junho em Ribeirão
Evento de marketing digital promovido pela Etus terá mais de 10 palestrantes, …
Virazóm investe R$15 mi em estrutura para mais de 600 eventos em 2024
Sócios do tradicional grupo de Ribeirão Preto comentam sobre o novo momento …