• Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Arq&Decor
    • Autos
    • Beleza & Bem-estar
    • Cidade
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Direito
    • Educação
    • Esportes
    • Eventos
    • Gourmet
    • Mercado Imobiliário
    • Moda
    • Negócios
    • Pet
    • Qualidade de Vida
    • Saúde
    • Solidariedade
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Viagens
    • Vida Social
  • Contato
    • Fale conosco
Portal Zumm
Educação

A TikTokização das mídias e a educação: especialistas explicam que interações podem ser positivas

By Redação Zumm on 16 de maio de 2022

Redes sociais podem ser ferramentas de suporte interessantes de apoio às aulas, além de despertarem o interesse para futuros caminhos profissionais

Quase 98% dos brasileiros estão em pelo menos uma rede social. É o que mostra uma pesquisa feita em 2021 pela empresta norte-americana Comscore, especializada em análises de internet. E, entre 2020 e o ano passado, o TikTok virou uma febre no Brasil, contando, hoje, com cerca de 54 milhões de usuários.

Com expansão desta plataforma, os usuários, principalmente os mais jovens, ganharam mais acesso a recursos para produção de conteúdo audiovisual. Além do estímulo à criatividade e até mesmo despertar o interesse para carreiras voltadas à comunicação, esses apps também vêm sendo uma importante ferramenta de aprendizado e utilizado por educadores.

Victor Muniz Ferreira, professor do Ensino Médio Técnico em Multimídia do Senac, considera o fenômeno da TikTokização de conteúdos uma excelente forma de introduzir conteúdos educacionais. “Há diversos professores que usam a rede social como um chamariz para os assuntos principais. Como a ideia do TikTok é o divertimento e pontos mais sucintos, é interessante trabalhar como forma de introdução de algum saber.”

Um exemplo de professora que se utiliza da plataforma para interagir com os jovens é a Thaynan Fumian. “Para dialogar com o público jovem é preciso entender onde eles estão e do que gostam. E as redes sociais são canais para isso, pois estão sempre ao alcance deles. Usar esse caminho é benéfico a eles e aos educadores, pois assim nos atualizemos em relação à abordagem e conteúdo que vai chamar atenção do estudante em aula”, afirma ela, que dá dicas de Inglês na plataforma.

“Muitos alunos ainda consideram o aprendizado do Inglês como algo secundário. Procuro aproveitar esse argumento como oportunidades, por meio da exibição de conteúdos que demonstrem o contrário e propondo trabalhos cujos produtos finais sejam vídeos para alimentação do próprio TikTok”, conclui.

Educaçãoredes sociaisTikTok
Posted in Educação.
Share
PreviousBiblioteca Sinhá Junqueira celebra mês do orgulho nerd com programação especial
NextArena Startup do Inova Ribeirão 2022 abre seleção de startups

Leia também

  • Arte do Museu: as expectativas para o novo ano letivo

    As memórias de volta às aulas costumam ter um sabor agridoce. É …

  • Seu filho ama robôs? Esse livro ensina o ABC da robótica para crianças

    Obra ilustrada reúne curiosidades, significados e explicações sobre o universo da tecnologia …

  • Educação Física da Unaerp é a melhor do estado de São Paulo e 3ª melhor do Brasil, aponta o MEC

    O CPC/ENADE MEC, realizado em 2021, classificou o curso em 3º lugar …

  • Dicas para aprender inglês sozinho | Créditos: Divulgação

    5 maneiras de ensinar inglês para as crianças

    Existem alguns métodos simples e aplicavéis no dia a dia para tornar …

© 2025 Grupo Zumm
  • Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Arq&Decor
    • Autos
    • Beleza & Bem-estar
    • Cidade
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Direito
    • Educação
    • Esportes
    • Eventos
    • Gourmet
    • Mercado Imobiliário
    • Moda
    • Negócios
    • Pet
    • Qualidade de Vida
    • Saúde
    • Solidariedade
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Viagens
    • Vida Social
  • Contato
    • Fale conosco