Em Ribeirão Preto para comemoração de 10 anos do Iguatemi na cidade, Cristina Betts discute a personalidade do grupo durante entrevista ao Mundo Zumm
Quem já visitou mais de um shopping do Grupo Iguatemi, sabe que suas unidades possuem um perfil distintivo; é fácil reconhecer que se está dentro de um, mesmo que muitas pessoas não consigam definir exatamente o que causa esse reconhecimento. Isso acontece porque, segundo Cristina Betts, CEO do grupo, não é uma única característica. “É a arquitetura, o paisagismo, a seleção de serviços, a composição de lojas. Porque queremos ser muito bons naquilo que fazemos, no que oferecemos, como oferecemos. Então, não é algo específico, mas o conjunto da obra que compõe o Iguatemi”, destaca a executiva, à frente das operações desde 2022.
Primeira mulher a assumir a presidência do grupo, depois de atuar como CFO, Cristina esteve em Ribeirão Preto para conversar com executivos locais e participar de um almoço em comemoração aos 10 anos do shopping Iguatemi na cidade. Hoje referência de serviços e entretenimento regional, a unidade conta com aproximadamente 200 operações.
Busca pela excelência
A CEO reconhece que o Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, assim como outras unidades do grupo, é também identificado pela sofisticação do ambiente, mas explica que esse efeito não é o objetivo-fim, e sim a consequência da cultura “muito forte” de excelência perpetuada na rede.
“Temos uma barra muito alta para tudo que fazemos; um olhar do carinho e da excelência que se traduzem nessa sofisticação. São os pequenos detalhes, às vezes, que realmente fazem a diferença. Também somos loucos por planos de contingência. Porque ter excelência significa que quando algo dá errado, nós sabemos o que fazer”.
Ainda sobre essa ideia de um shopping “chique”, Cristina reflete sobre os diferentes significados de sofisticação e luxo, apontando que “não necessariamente, ser sofisticado significa ter valor muito alto. Não precisa ser uma sofisticação que é um luxo. E o luxo, nesse caso, pode ser um chão tão limpo que brilha todos os dias”, esclarece a executiva, que fez questão de manter a cultura que já vinha sendo desenvolvida pelo seu antecessor no cargo, Carlos Jereissati Filho, cuja família fundou a empresa em 1966.
A fim de garantir o que ela define como “Efeito Disney”, em que, quando as portas se abrem, tudo está perfeito, Cristina defende que não há mágica, mas um olhar treinado, que se repete todas as manhãs. “Todos os shoppings têm a mesma rotina: fazemos uma matinal, na qual o gerente geral discute com o time tudo que aconteceu no dia anterior, tudo que vai acontecer hoje e o que pode acontecer amanhã. Depois, eles saem e fazem uma ronda matinal, para ter certeza que tudo vai abrir em ordem. Não vou dizer somos infalíveis, mas é muito boa essa rotina, porque treina o olhar das pessoas para a excelência”.
Sob seu olhar, o Grupo Iguatemi chegou a 14 centros de compras e dois outlets, nos estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de presença em Brasília (DF). Em cada unidade, cerca de 300 colaboradores perseguem a excelência descrita diariamente.
Tudo no mesmo lugar
Juntamente à cultura de excelência, a CEO lembra que o grupo carrega o conceito de “resolver a vida no shopping”, ou seja, espera oferecer aos seus os clientes soluções a muitas de suas necessidades. Para isso, é uma das únicas redes de shopping – senão, a única – que possui uma área exclusivamente dedicada a entender quais são as tendências de consumo, como os lojistas as traduzem e como elas mudam com o tempo.
“É importante a gente conseguir ler isso e adaptar. Mas antes de abrir uma unidade, pensamos sempre como seria o shopping ideal. Se pudéssemos escolher todas as lojas, quais seriam e onde colocaríamos? Para também facilitar como o cliente anda pelo shopping. Então, desenhamos o mix ideal, como fizemos para o Iguatemi Ribeirão Preto. Nem sempre conseguimos, mas eu diria que 90% do que desenhamos acontece”.
Avaliando como esse mix se desenvolveu ao longo dos últimos 10 anos na cidade, ela afirma que muita coisa mudou – mas não os grandes conceitos. “Onde fizemos a grande alameda de moda, ela continua; onde tem as grandes lojas de varejo, elas continuam. O que mudou muito foi o nosso entorno. Acho que a utilização se transformou. Por exemplo, agora a meninada da escola vem para cá depois das aulas. Estamos cada vez mais no dia a dia. Então, percebemos que dá para utilizar melhor nossas áreas externas”.
E é isso que Cristina Betts revela que está no horizonte dos próximos 10 anos do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto: a evolução junto à comunidade e aos usuários, de forma a aumentar a integração. “Para o futuro, temos um plano de adensar em volta do shopping com novas torres e criar boulevard pedestres, onde possamos conectar com uma pegada mais lifestyle. Vocês verão que os próximos 10 anos trarão muitas novidades, exatamente porque já estamos adaptando para uma nova utilização”, projeta.
CEO do Iguatemi avalia “forte cultura de excelência” nas operações do grupo
Em Ribeirão Preto para comemoração de 10 anos do Iguatemi na cidade, Cristina Betts discute a personalidade do grupo durante entrevista ao Mundo Zumm
Quem já visitou mais de um shopping do Grupo Iguatemi, sabe que suas unidades possuem um perfil distintivo; é fácil reconhecer que se está dentro de um, mesmo que muitas pessoas não consigam definir exatamente o que causa esse reconhecimento. Isso acontece porque, segundo Cristina Betts, CEO do grupo, não é uma única característica. “É a arquitetura, o paisagismo, a seleção de serviços, a composição de lojas. Porque queremos ser muito bons naquilo que fazemos, no que oferecemos, como oferecemos. Então, não é algo específico, mas o conjunto da obra que compõe o Iguatemi”, destaca a executiva, à frente das operações desde 2022.
Primeira mulher a assumir a presidência do grupo, depois de atuar como CFO, Cristina esteve em Ribeirão Preto para conversar com executivos locais e participar de um almoço em comemoração aos 10 anos do shopping Iguatemi na cidade. Hoje referência de serviços e entretenimento regional, a unidade conta com aproximadamente 200 operações.
Busca pela excelência
A CEO reconhece que o Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, assim como outras unidades do grupo, é também identificado pela sofisticação do ambiente, mas explica que esse efeito não é o objetivo-fim, e sim a consequência da cultura “muito forte” de excelência perpetuada na rede.
“Temos uma barra muito alta para tudo que fazemos; um olhar do carinho e da excelência que se traduzem nessa sofisticação. São os pequenos detalhes, às vezes, que realmente fazem a diferença. Também somos loucos por planos de contingência. Porque ter excelência significa que quando algo dá errado, nós sabemos o que fazer”.
Ainda sobre essa ideia de um shopping “chique”, Cristina reflete sobre os diferentes significados de sofisticação e luxo, apontando que “não necessariamente, ser sofisticado significa ter valor muito alto. Não precisa ser uma sofisticação que é um luxo. E o luxo, nesse caso, pode ser um chão tão limpo que brilha todos os dias”, esclarece a executiva, que fez questão de manter a cultura que já vinha sendo desenvolvida pelo seu antecessor no cargo, Carlos Jereissati Filho, cuja família fundou a empresa em 1966.
A fim de garantir o que ela define como “Efeito Disney”, em que, quando as portas se abrem, tudo está perfeito, Cristina defende que não há mágica, mas um olhar treinado, que se repete todas as manhãs. “Todos os shoppings têm a mesma rotina: fazemos uma matinal, na qual o gerente geral discute com o time tudo que aconteceu no dia anterior, tudo que vai acontecer hoje e o que pode acontecer amanhã. Depois, eles saem e fazem uma ronda matinal, para ter certeza que tudo vai abrir em ordem. Não vou dizer somos infalíveis, mas é muito boa essa rotina, porque treina o olhar das pessoas para a excelência”.
Sob seu olhar, o Grupo Iguatemi chegou a 14 centros de compras e dois outlets, nos estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de presença em Brasília (DF). Em cada unidade, cerca de 300 colaboradores perseguem a excelência descrita diariamente.
Tudo no mesmo lugar
Juntamente à cultura de excelência, a CEO lembra que o grupo carrega o conceito de “resolver a vida no shopping”, ou seja, espera oferecer aos seus os clientes soluções a muitas de suas necessidades. Para isso, é uma das únicas redes de shopping – senão, a única – que possui uma área exclusivamente dedicada a entender quais são as tendências de consumo, como os lojistas as traduzem e como elas mudam com o tempo.
“É importante a gente conseguir ler isso e adaptar. Mas antes de abrir uma unidade, pensamos sempre como seria o shopping ideal. Se pudéssemos escolher todas as lojas, quais seriam e onde colocaríamos? Para também facilitar como o cliente anda pelo shopping. Então, desenhamos o mix ideal, como fizemos para o Iguatemi Ribeirão Preto. Nem sempre conseguimos, mas eu diria que 90% do que desenhamos acontece”.
Avaliando como esse mix se desenvolveu ao longo dos últimos 10 anos na cidade, ela afirma que muita coisa mudou – mas não os grandes conceitos. “Onde fizemos a grande alameda de moda, ela continua; onde tem as grandes lojas de varejo, elas continuam. O que mudou muito foi o nosso entorno. Acho que a utilização se transformou. Por exemplo, agora a meninada da escola vem para cá depois das aulas. Estamos cada vez mais no dia a dia. Então, percebemos que dá para utilizar melhor nossas áreas externas”.
E é isso que Cristina Betts revela que está no horizonte dos próximos 10 anos do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto: a evolução junto à comunidade e aos usuários, de forma a aumentar a integração. “Para o futuro, temos um plano de adensar em volta do shopping com novas torres e criar boulevard pedestres, onde possamos conectar com uma pegada mais lifestyle. Vocês verão que os próximos 10 anos trarão muitas novidades, exatamente porque já estamos adaptando para uma nova utilização”, projeta.
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