• Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Vida Social
    • Cultura
    • Eventos
    • Saúde
    • Esportes
    • Cidade
    • Gourmet
    • Viagens
    • Mercado Imobiliário
  • Contato
    • Fale conosco
Portal Zumm
Economia

Comércio de Ribeirão Preto projeta alta de 16% no Natal

By Redação Zumm on 9 de novembro de 2022

Além disso, a Black Friday, que acontece no próximo dia 25, deve impulsionar as vendas de novembro em até 7%

O SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região, e a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, projetam crescimento de 13% a 16% nas vendas de Natal desse ano, na comparação com o mesmo período de 2021 quando a alta foi de 11,4%. É o que aponta o levantamento realizado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelas duas entidades. O ticket médio deve variar entre R$ 150 e R$ 200.

Segundo Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV, alguns fatores importantes justificam esse otimismo. “Além do bom desempenho do Varejo local e regional, ao longo desse ano, a inflação e o desemprego estão em queda, e o Auxílio-Brasil injetou grande volume de recursos na economia, no segundo semestre. Desta forma o consumidor teve alguma recuperação do seu poder de compra e tudo isso reforça a tendência de que as vendas de Natal serão melhores em 2022”, analisa.

Ainda de acordo com o pesquisador, as vendas do Varejo de Ribeirão Preto tendem a ficar acima da média nacional, pelo fato de a cidade ser um grande polo regional de consumo. “Milhares de moradores de cidades da macrorregião fazem suas compras aqui, em busca de uma maior variedade de produtos e promoções, e ainda aproveitam para fazer um passeio em família”, explica.

Black Friday

Em Ribeirão Preto e região, a Black Friday, realizada sempre na última sexta-feira de novembro (nesse ano será no dia 26), deve impulsionar o crescimento das vendas na ordem de 5% a 7%, acima da alta de 3,3% registrada em novembro de 2021.

“A Black Friday coincide com o período de pagamento da primeira parcela do 13o salário e hoje é considerada a ‘primeira onda’ das compras de fim de ano. O consumidor costuma aproveitar as promoções para garantir parte dos presentes de Natal, pagando menos. Também é preciso lembrar que a Copa do Mundo, que vai de novembro e até perto do Natal, também será um estímulo ao consumo”, finaliza Diego Galli Alberto.

ComércioNatalRibeirão Preto
Posted in Economia.
Share
PreviousApp desenvolvido na USP em Ribeirão Preto otimiza terapia com ultrassom
NextMK Soccer Camp chega em sua 2ª edição com estrutura ainda maior

Leia também

  • Copa do Mundo do Catar deve injetar mais de R$ 20 bi na economia brasileira, aponta pesquisa

    Comércio e setor de serviços brasileiros serão beneficiados durante a disputa do …

  • Comércio exterior de Ribeirão Preto fecha 2023 com saldo positivo

    No ranking nacional, a cidade subiu duas posições nas importações e uma, …

  • Agrishow 2024 deve injetar mais de R$500 milhões na região

    Rede hoteleira, restaurantes e atrações turísticas da região também se beneficiam do …

  • LIDE Ribeirão Preto recebe Henrique Meirelles no primeiro encontro de 2023

    O encontro reuniu cerca de 100 empresários de Ribeirão Preto e região …

© 2025 Grupo Zumm
  • Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Vida Social
    • Cultura
    • Eventos
    • Saúde
    • Esportes
    • Cidade
    • Gourmet
    • Viagens
    • Mercado Imobiliário
  • Contato
    • Fale conosco