Fernanda Defendi fala que os últimos anos foram intensos e estratégicos para a construtora e que agora é a hora de consolidar projetos
Em entrevista exclusiva para o Mundo Zumm Fernanda falou sobre os novos desafios impostos pelo mercado após a pandemia e a presença da mulher no setor imobiliário. Confira!
Como o ano de 2022 iniciou para a Pafil e quais os planos?
2022 para nós é o ano de consolidação de vários projetos nos quais trabalhamos há bastante tempo. Quando a gente lança um produto novo, como o Parc das Artes que acabamos de anunciar, esse trabalho começou muito antes. E os últimos anos foram muito intensos para nós. Investimos em processos de qualidade, compliance, treinamento e contratações. Enquanto investimos nessa organização interna, que é estratégica, seguimos com lançamentos em Ribeirão Preto e na região. Isso foi possível graças aos processos internos aos quais nos dedicamos para que a Pafil chegasse à maioridade da forma como a gente planejou: madura, sólida e pronta para dar um novo salto, de crescimento e qualidade.
A construtora integra o ranking das 100 maiores do país. A que atribui essa conquista?
A esses processos que falei anteriormente. O ranking INTEC reflete essa fase, uma vez que a avaliação que é feita para definir o ranking se baseia no volume de obra reportado para o ano. Significa que todos os nossos setores têm trabalhado em harmonia com os desafios aos quais nos propusemos: conquistar mercado com responsabilidade e qualidade.
Em meio à pandemia, o mercado imobiliário apresentou uma crescente. Como foi para a Pafil?
Esse período foi estratégico para nós. Implantamos mudanças de processos internos, organizacionais e comerciais, lançamos e entregamos empreendimentos e planejamos os próximos anos. Foi rico do ponto de vista de quebra de paradigmas. Por exemplo, a venda digital, do atendimento à assinatura do contrato. Também adotamos um modelo de vistoria que cumpre essa importante etapa da entrega do imóvel e ao mesmo tempo atende à expectativa de quem está entrando em sua casa própria pela primeira vez, que é a celebração e a festa – nós estendemos um tapete vermelho, recepcionamos o cliente com um brunch e registramos a visita em um vídeo que é editado e entregue a ele depois de alguns dias. Com o Parc das Artes iniciamos os lançamentos de 2022, que será um ano de muitas novidades para nós. Nos próximos anos, nossa expectativa é a de lançar mais 15 mil unidades.
Aproveitando que estamos no mês da Mulher, como vê a presença feminina nesse segmento?
No mercado consumidor, as mulheres são estratégicas. Em uma família, normalmente é a mulher que toma a frente para definir o investimento em um imóvel e é ela também que dá a última palavra na escolha. No segmento single, cada vez mais mulheres optam por construir sua vida com independência, começando em sua casa própria. Quer dizer, comercialmente falando, as mulheres estão no centro da decisão.
Do ponto de vista do trabalho, acho que tenho certo conforto para falar, porque a Pafil tem aumentado consideravelmente o número de mulheres contratadas, inclusive em posições de liderança. Tanto no setor administrativo quanto na área de Engenharia, que a gente sabe que é majoritariamente masculina.
Nós mulheres temos um longo caminho ainda a percorrer e o que fazemos hoje é conquistar espaços para a próxima geração também abrir caminhos para quem vier depois. Foi o que fizeram por nós e é o que nós devemos deixar de herança para as próximas gerações.
Você tem vasta experiência com imóveis de alto e médio padrão. Como está sendo sua atuação atendendo o público MCMV?
Nosso norte na Pafil é o de realizar sonhos. E sonho não tem tamanho, não é mesmo? Até este momento, nossos empreendimentos têm sempre unidades aderentes ao programa Casa Verde e Amarela. A partir do lançamento do Parc das Artes, inauguramos uma nova linha de negócios, a Pafil Premium, que atende ao segmento de médio e alto padrão. Pessoalmente, sou como a Pafil. Para mim, sonho não tem tamanho. E a gente trabalha para explicar isso para as pessoas e ensinar que todos podem sim ter sua casa própria.
Diretora de Incorporação da Pafil fala sobre as perspectivas para 2022
Fernanda Defendi fala que os últimos anos foram intensos e estratégicos para a construtora e que agora é a hora de consolidar projetos
Em entrevista exclusiva para o Mundo Zumm Fernanda falou sobre os novos desafios impostos pelo mercado após a pandemia e a presença da mulher no setor imobiliário. Confira!
Como o ano de 2022 iniciou para a Pafil e quais os planos?
2022 para nós é o ano de consolidação de vários projetos nos quais trabalhamos há bastante tempo. Quando a gente lança um produto novo, como o Parc das Artes que acabamos de anunciar, esse trabalho começou muito antes. E os últimos anos foram muito intensos para nós. Investimos em processos de qualidade, compliance, treinamento e contratações. Enquanto investimos nessa organização interna, que é estratégica, seguimos com lançamentos em Ribeirão Preto e na região. Isso foi possível graças aos processos internos aos quais nos dedicamos para que a Pafil chegasse à maioridade da forma como a gente planejou: madura, sólida e pronta para dar um novo salto, de crescimento e qualidade.
A construtora integra o ranking das 100 maiores do país. A que atribui essa conquista?
A esses processos que falei anteriormente. O ranking INTEC reflete essa fase, uma vez que a avaliação que é feita para definir o ranking se baseia no volume de obra reportado para o ano. Significa que todos os nossos setores têm trabalhado em harmonia com os desafios aos quais nos propusemos: conquistar mercado com responsabilidade e qualidade.
Em meio à pandemia, o mercado imobiliário apresentou uma crescente. Como foi para a Pafil?
Esse período foi estratégico para nós. Implantamos mudanças de processos internos, organizacionais e comerciais, lançamos e entregamos empreendimentos e planejamos os próximos anos. Foi rico do ponto de vista de quebra de paradigmas. Por exemplo, a venda digital, do atendimento à assinatura do contrato. Também adotamos um modelo de vistoria que cumpre essa importante etapa da entrega do imóvel e ao mesmo tempo atende à expectativa de quem está entrando em sua casa própria pela primeira vez, que é a celebração e a festa – nós estendemos um tapete vermelho, recepcionamos o cliente com um brunch e registramos a visita em um vídeo que é editado e entregue a ele depois de alguns dias. Com o Parc das Artes iniciamos os lançamentos de 2022, que será um ano de muitas novidades para nós. Nos próximos anos, nossa expectativa é a de lançar mais 15 mil unidades.
Aproveitando que estamos no mês da Mulher, como vê a presença feminina nesse segmento?
No mercado consumidor, as mulheres são estratégicas. Em uma família, normalmente é a mulher que toma a frente para definir o investimento em um imóvel e é ela também que dá a última palavra na escolha. No segmento single, cada vez mais mulheres optam por construir sua vida com independência, começando em sua casa própria. Quer dizer, comercialmente falando, as mulheres estão no centro da decisão.
Do ponto de vista do trabalho, acho que tenho certo conforto para falar, porque a Pafil tem aumentado consideravelmente o número de mulheres contratadas, inclusive em posições de liderança. Tanto no setor administrativo quanto na área de Engenharia, que a gente sabe que é majoritariamente masculina.
Nós mulheres temos um longo caminho ainda a percorrer e o que fazemos hoje é conquistar espaços para a próxima geração também abrir caminhos para quem vier depois. Foi o que fizeram por nós e é o que nós devemos deixar de herança para as próximas gerações.
Você tem vasta experiência com imóveis de alto e médio padrão. Como está sendo sua atuação atendendo o público MCMV?
Nosso norte na Pafil é o de realizar sonhos. E sonho não tem tamanho, não é mesmo? Até este momento, nossos empreendimentos têm sempre unidades aderentes ao programa Casa Verde e Amarela. A partir do lançamento do Parc das Artes, inauguramos uma nova linha de negócios, a Pafil Premium, que atende ao segmento de médio e alto padrão. Pessoalmente, sou como a Pafil. Para mim, sonho não tem tamanho. E a gente trabalha para explicar isso para as pessoas e ensinar que todos podem sim ter sua casa própria.
Leia mais: Pafil Empreendimentos lança o Parc das Artes, na zona Sul de Ribeirão Preto
Leia também
LIDE Futuro Ribeirão Preto e Camilo Barros promovem bate-papo sobre as tendências discutidas no SXSW23
Evento reuniu jovens líderes de relevantes empresas da cidade na tarde da …
Público masculino impulsiona aumento na venda de perfumes importados no país
Categoria foi a que mais cresceu no primeiro semestre de 2022 Se …
LinkedIn lança selo gratuito de verificação de identidade no Brasil
A partir de agora, membros do LinkedIn podem solicitar seus selos de …
Grupo First promove mais um encontro para fortalecer o setor empresarial
Na noite desta terça-feira, 30 de julho, o grupo First realizou seu …